Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso de inteligência artificial
63% das empresas brasileiras que têm soluções
de dados e analytics utilizam IA, aponta pesquisa inédita encomendada pelo SAS
São Paulo, 27 de outubro de 2022 - O SAS, líder em analytics, lança a
pesquisa inédita “Avanços
na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”,
feita pelo IDC a pedido do SAS, para mapear a adoção de soluções data-driven no
mercado latino-americano. Entre as descobertas, destaque para o estágio
avançado do Brasil na adoção de Inteligência Artificial (IA), onde 63% das
companhias que utilizam dados e analytics também usam IA, ante uma média de 47%
da região.
A pesquisa indica também que o objetivo
de sete entre dez companhias nacionais com o uso de IA é melhorar a habilidade
de análise de dados históricos para ter insights preditivos. Segundo o country
manager do SAS no Brasil, André Novo, os dados revelam uma maturidade das
empresas brasileiras em relação à transformação digital como meio de se
tornarem mais competitivas, prevendo os próximos cenários e gerando novas
oportunidades de negócios.
Além disso, das empresas brasileiras
entrevistadas pelo estudo, 90% investem em dados e analytics com o objetivo
principal de identificar tendências e padrões de consumo, percentual superior à
média da América Latina, de 60%. “A pesquisa mostra que grande parte do mercado
nacional já sabe que só conseguirá conhecer melhor seus consumidores por meio
de soluções robustas de análise de dados”, analisa Novo.
Em termos técnicos, o principal driver apontado para a
adoção de dados e analytics é a confiabilidade e segurança, apontada por 84%
dos brasileiros, enquanto na América Latina como um todo, o percentual é menor
(73%). E, na hora de escolher uma solução, o principal fator levado em conta é
um forte sistema de suporte técnico, apontado por 56% dos entrevistados.
O IDC, empresa líder de pesquisa e
consultoria global de TI, entrevistou 333 companhias de diversos segmentos e
portes em oito países da América Latina, entre eles México, Chile, Argentina e
Brasil, para a realização do relatório. “86% das empresas entrevistadas na
região já utilizam solução de dados e analytics. Porém, para algumas análises,
38% ainda utilizam apenas planilhas, o que mostra que há muito espaço para
crescimento”, aponta Fabio Martinelli, Analyst Enterprise, Data & Analytics
do IDC.
Na nuvem
Platform as a Service (PaaS) é o modelo
preferido para implantar soluções de dados e analytics: 46% das empresas da
América Latina estão planejando usar uma nuvem pública nos próximos 12/24 meses.
Conectado a esta tendência, o SAS anunciou, em setembro, que a plataforma
analítica SAS® Viya® já está disponível no Azure Marketplace, da Microsoft, com
o clique de um botão e pagando de acordo com o uso.
A plataforma completa SAS Viya no
Microsoft Azure dá a clientes acesso à exploração de dados essenciais, machine
learning e análise de implementação de modelos na nuvem. Esse movimento
estratégico facilita o acesso aos recursos analíticos do SAS, dentro do modelo
preferido pelo mercado.
“Disponível para uso e implementação
imediata no Azure Marketplace, a plataforma SAS Viya pode ajudar o mercado
latino-americano a continuar ampliando a adoção de analytics”, conclui Novo.
Sobre o SAS
O SAS é líder em
analytics. Por meio de software e serviços inovadores, o SAS capacita e inspira
clientes em todo o mundo a transformar dados em inteligência. SAS te dá "THE
POWER TO KNOW ® ️". Confira o site: www.sas.com/br.
Nenhum comentário