Caminhoneiros fecham rodovias em 11 Estados e no DF
Especialista alerta para os riscos das
manifestações para o mercado interno e para as exportações
Rodovias por todo o país começaram a ser
fechadas por caminhoneiros desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
anunciou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. De
acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), são 47 bloqueios
distribuídos em 11 Estados, além do Distrito Federal. Especialistas apontam
que, as manifestações, devem gerar reflexos no abastecimento do mercado interno
e nas exportações.
Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no
comércio exterior, o Brasil é muito dependente da sua malha rodoviária e, por
este motivo, o problema é ainda mais grave. “Com os bloqueios, o fluxo normal
de caminhões é interrompido. As cargas que deveriam chegar aos seus destinos
deixam de ser entregues. É um problema em cadeia, que impacta diretamente o
consumidor final. Com o desabastecimento dos produtos no mercado, a tendência é
de que os preços comecem a subir”, explica o executivo.
Os Estados com registro de bloqueio são
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Goiás e Distrito Federal. No
início da manhã, o número de pontos de interdição chegou a 70, mas vêm caindo
gradativamente. Em alguns locais, pneus chegaram a ser queimados.
Para Pizzamiglio, outro problema é com
relação aos produtos perecíveis, que tendem a estragar na estrada.
“Infelizmente, esse é um desdobramento muito comum. Vimos com bastante
frequência em outras manifestações promovidas pelos caminhoneiros. Se as
estradas permanecerem paradas, isso significa perdas para o agronegócio
brasileiro e para o fornecimento nos mercados”, afirma.
Pizzamiglio alerta ainda que os
bloqueios também podem afetar o comércio exterior, uma vez que os produtos não
conseguem chegar às suas rotas de escoamento. “Para qualquer mercadoria chegar
no território nacional e ser entregue ao seu destino ou, para qualquer
mercadoria ser encaminhada para a exportação, somos dependentes das nossas
estradas. Isso porque cerca de 65% do transporte de cargas do Brasil passa por
essas estradas”, afirma o diretor.
Além disso, o Brasil já vive um problema
grave de inflação dos alimentos e, com isso, uma paralisação dessa magnitude
pode impactar ainda mais esse cenário. Os alimentos e bebidas acumulam inflação
de 9,54% nos primeiros nove meses do ano, é a maior alta no segmento desde a
criação do Plano Real, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo).
“Esse impacto dependerá do tempo que
essas paralisações permaneçam e, também, em quais estradas estão sendo realizadas.
Temos que analisar quais mercadorias estão sendo transportadas nessas regiões
para entendermos o real impacto desse movimento”, completa Pizzamiglio.
Sobre a Efficienza
A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional. A empresa é detentora de 4% do market share de Drawback e isenção no Brasil.
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