Com produtos veganos, sustentáveis e tecnologia 100% brasileira, exportações do setor pet brasileiro cresceram 32%
Segundo os dados divulgados pelo Projeto Setorial Pet Brasil, o setor pet arrecadou R$ 412,5 milhões com exportações no ano passado
De acordo
com o Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil é o terceiro país em número de
animais domésticos. São 149,6 milhões de pets, ou seja, 70% da população tem um
cachorro ou gato em casa. Hoje, os tutores estão cada vez mais cuidadosos, seja
na parte estética ou da saúde de seus pets. Tanto que, no ano passado, o
faturamento do mercado de animais de estimação do país cresceu 27% no
comparativo com 2020. No total, o setor faturou R$ 51,7 bilhões, e a
expectativa é encerrar o ano com crescimento de 14,7% e faturamento de R$59, 2
bilhões.
A paixão dos brasileiros pelos pets fez
com que as marcas nacionais passassem a investir massivamente em produtos de
qualidade que acabaram se tornando referência também fora do país. Segundo os
dados divulgados pelo Projeto Setorial Pet Brasil, o setor pet brasileiro
arrecadou R$ 412,5 milhões com exportações no ano passado. Em 2020, o total foi
de R$310,5 milhões, ou seja, crescimento de 32,8% no comparativo entre os dois
anos. Dez anos atrás, o faturamento com exportações era de R$ 267,7 milhões.
“O
Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, o que possibilita a utilização
de matérias-primas exclusivas na produção de cosméticos e similares. Um
diferencial que, certamente, nos dá uma vantagem competitiva no mercado
internacional”,
explica Carol Vaz,
criadora da Dog´s Care.
A marca, fundada em 2006, foi pioneira no setor de fraldas descartáveis
exclusivas para cães.
A ideia de criar esse produto surgiu
quando Jully, a Lhasa apso da Carol, estava com um problema de saúde e
enfrentava um cio prolongado. Sendo assim, a empreendedora saiu em busca de uma
fralda para cães, mas acabou se frustrando. “Não
achei em lugar algum, então acabei comprando uma fralda para humanos e fiz
várias adaptações até chegar ao tamanho ideal. Depois disso, fiquei pensando na
possibilidade de investir essa ideia, já que era algo inexistente no mercado.
Para isso, decidi abrir mão da minha carreira no Direito e me dedicar
integralmente ao universo dos pets”, pontua Carol.
Após o sucesso da concretização de sua
ideia, ela decidiu ampliar o portfólio da empresa e apostar em produtos que
fossem novidades no setor. Um deles é o ecotapete higiênico e lavável, que foi
pensando para evitar doenças decorrentes do uso contínuo do jornal, que pode
ser tóxico. O produto, que imita fielmente um jornal, pode ser reutilizado mais
de 240 vezes. Outro destaque da marca é um tapete higiênico feito com carvão
ativado: tecnologia 100% brasileira e 100% vegana. Ele é feito à base de
matéria prima vegetal (fruto do descarte da agricultura).
“Hoje o consumidor está mais consciente
quanto à composição dos produtos, dando preferência àqueles com menor impacto
na natureza, tanto no modo como são fabricados como nos resultados ecológicos
do seu descarte. Esse tipo de comportamento do novo consumidor tem sido um
direcional para focarmos em produtos não apenas sustentáveis,
mas que atendam às necessidades de ambos pets e tutores”, diz
Carol. Os cosméticos para pets como o limpa lágrimas e o limpa patas são feitos
com aveia, óleo de abacate e nano camomila.
Atualmente, as exportações da Dog´s Care
representam 5% do faturamento total da marca. Os produtos são exportados para a
Bolívia, Uruguai, Panamá, Paraguai e Chile. “Estamos
quase
finalizando uma parceria para exportamos para o Equador também. Nossa
expectativa é aumentar o nosso percentual de exportação para 10% até o final
deste ano”, finaliza
Carol. A empresa faturou, no ano passado, R$20 milhões e a expectativa é fechar
este ano com faturamento de R$30 milhões.
Sobre a Dog´s Care
Pioneira e inovadora, a empresa trouxe
ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis
para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa
e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a
vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre
pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios
para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no
adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets,
com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.
Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br
Nenhum comentário