Como o fim dos cookies vai impactar o marketing?
Por Camilo Barros - Head of Sales and
Partnerships Latam da VidMob*
Em 2020, o Google
anunciou a intenção de tirar cookies
de terceiros do Chrome e, desde então, muito tem se
falado sobre quais os impactos no marketing. Isso porque, essa rastreabilidade
é que tem norteado as ações de comunicação nos últimos
anos. Por meio dessas pegadas, as marcas têm conseguido identificar mais
detalhes sobre o comportamento dos
seus consumidores e, durante muito tempo, essa foi a melhor maneira de se
conectar com o público.
Ou seja, com o fim dos cookies
cada vez mais próximo, fica claro que vai ser no mínimo desafiador encontrar
novas formas de criar uma conexão real com o consumidor, entregando exatamente aquilo que o
engaja de forma genuína sem perder a essência da marca.
Entretanto, se por um lado estamos
diante do fim de uma prática, do outro temos um novo
caminho cheio de possibilidades a ser percorrido. O que
temos presenciado é o surgimento de novas ferramentas
capazes de colher e analisar outros tipos de dados, até mais relevantes, com o objetivo de ajudar as marcas a criarem ações cada vez
mais assertivas. Estou falando de inteligência artificial e machine learning.
Com as informações captadas por meio dessas tecnologias, é possível ter uma
visão mais completa do que está por trás do sucesso no
desempenho dos anúncios.
Neste ponto é preciso reforçar que,
mesmo com tanta inovação, a atuação
do criativo segue indispensável. O que a tecnologia tem
feito e ainda vai fazer pelas marcas é reunir o máximo de
dados e cruzá-los para que os profissionais de marketing tenham uma visão 360° do que é realmente importante para o
seu público.
O fato é que existem tecnologias capazes de mensurar o impacto de cada pequeno detalhe de uma campanha. Como por exemplo, identificar que o ato
de tirar um chopp ao invés de abrir uma latinha ou garrafa, é o
momento que mais engaja em um comercial de cerveja ou até entender as
diferenças entre o que funciona na tevê e no online. E é
a partir dessas informações que vai ser possível criar campanhas imbatíveis.
A verdade é que o
marketing segue em constante transformação. Se antes
propaganda na tevê era o único caminho, hoje, por outro
lado, muitos fatores podem e devem ser analisados antes de decidir qual o melhor canal para se conectar com o seu
consumidor e mais do que isso, encantá-lo verdadeiramente.
Esse novo momento em que os usuários
estão pedindo por mais privacidade e temos à nossa
disposição plataformas e ferramentas de altíssima
qualidade e precisão, propicia um novo caminho, cheio de
desafios é claro, mas também repleto de novas possibilidades para que as
empresas criem estratégias que impactem o seu público.
*Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing
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