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Como o fim dos cookies vai impactar o marketing?

Por Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob*

Em 2020, o Google anunciou a intenção de tirar cookies de terceiros do Chrome e, desde então, muito tem se falado sobre quais os impactos no marketing. Isso porque, essa rastreabilidade é que tem norteado as ações de comunicação nos últimos anos. Por meio dessas pegadas, as marcas têm conseguido identificar mais detalhes sobre o comportamento dos seus consumidores e, durante muito tempo, essa foi a melhor maneira de se conectar com o público.

Ou seja, com o fim dos cookies cada vez mais próximo, fica claro que vai ser no mínimo desafiador encontrar novas formas de criar uma conexão real com o consumidor, entregando exatamente aquilo que o engaja de forma genuína sem perder a essência da marca. 

Entretanto, se por um lado estamos diante do fim de uma prática, do outro temos um novo caminho cheio de possibilidades a ser percorrido. O que temos presenciado é o surgimento de novas ferramentas capazes de colher e analisar outros tipos de dados, até mais relevantes, com o objetivo de ajudar as marcas a  criarem ações cada vez mais assertivas. Estou falando de inteligência artificial e machine learning. Com as informações captadas por meio dessas tecnologias, é possível ter uma visão mais completa do que está por trás do sucesso no desempenho dos anúncios.

Neste ponto é preciso reforçar que, mesmo com tanta inovação, a atuação do criativo segue indispensável. O que a tecnologia tem feito e ainda vai fazer pelas marcas é reunir o máximo de dados e cruzá-los para que os profissionais de marketing tenham uma visão 360° do que é realmente importante para o seu público. 

O fato é que existem tecnologias capazes de mensurar o impacto de cada pequeno detalhe de uma campanha. Como por exemplo, identificar que o ato de tirar um chopp ao invés de abrir uma latinha ou garrafa, é o momento que mais engaja em um comercial de cerveja ou até entender as diferenças entre o que funciona na tevê e no online. E é a partir dessas informações que vai ser possível criar campanhas imbatíveis.

A verdade é que o marketing segue em constante transformação. Se antes propaganda na tevê era o único caminho, hoje, por outro lado, muitos fatores podem e devem ser analisados antes de decidir qual o melhor canal para se conectar com o seu consumidor e mais do que isso, encantá-lo verdadeiramente. 

Esse novo momento em que os usuários estão pedindo por mais privacidade e temos à nossa disposição plataformas e ferramentas de altíssima qualidade e precisão, propicia um novo caminho, cheio de desafios é claro, mas também repleto de novas possibilidades para que as empresas criem estratégias que impactem o seu público.

*Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing

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