Conectar o time ao propósito de marca é fator essencial para o desenvolvimento da empresa
Por Leandro Bazello*
Minha vivência profissional e visão de
carreira têm mostrado que além de uma gestão atenta ao relacionamento com
colaboradores, estratégias de negócios, estabilidade financeira e
desenvolvimento sustentável, as empresas devem atuar, ativamente, para
transmitir seu propósito
de marca a cada funcionário.
Uma tarefa desafiadora como essa deve
ser o exercício diário de qualquer corporação, independentemente de seu
segmento e porte. Por trabalhar em uma marca global de puericultura leve, ou
seja, uma companhia que valoriza o acompanhamento periódico e próximo de seus
clientes, acredito que a conexão dos colaboradores ao propósito de marca é
primordial, até mesmo pelo fato dessas pessoas serem o principal canal de
acesso aos consumidores e, também, os responsáveis por manter, nas relações e
nas entregas, as metas estabelecidas pela empresa.
Para que o time acredite que trabalha
para um propósito e para que isso se reflita em sua jornada na empresa e no
atendimento ao cliente, é necessário um engajamento
constante. Pensando nisso, compartilho algumas práticas que colaboram para a
efetividade dessas ações.
Atuação próxima da liderança
Evidenciar a relevância do trabalho da
equipe e seu impacto para a sociedade está entre as responsabilidades dos
líderes nas empresas. Além disso, a liderança deve manter uma atuação próxima
aos colaboradores e promover diálogo, troca de ideias, experiências e fóruns
periódicos para a discussão de estratégias, desafios, dificuldades e
planejamentos. Ações desse tipo fortalecem o senso de pertencimento do colaborador
e, consequentemente, seu engajamento.
Escuta ativa
Ouvir os colaboradores é primordial para
conectá-los ao propósito da marca. Fazer dessa escuta um hábito no ambiente
corporativo também colabora para a maior conexão entre a liderança e suas
equipes e para a antecipação de possíveis necessidades e anseios dos times. Na
empresa em que atuo, esse trabalho dos líderes acontece em parceria com a área
de Pessoas e Cultura.
Programas de reconhecimento
A valorização do trabalho, qualidade e
competências dos colaboradores não deve estar presente somente na teoria, mas
demonstrada constantemente, por meio de programas sólidos de reconhecimento e
incentivo para que torne-se um hábito em todas as esferas corporativas e,
também, um exercício entre os próprios colegas de trabalho.
Juntamente com os exemplos
compartilhados, acredito que conectar as pessoas aos propósitos da marca é um
trabalho que deve ter início no processo de seleção e recrutamento e ser
mantido durante todo o ciclo dos colaboradores na empresa. É necessário, no
entanto, considerar que cada pessoa tem seus valores individuais e maneiras
diferentes de conectá-los aos propósitos de uma corporação.
Por isso, é essencial que cada um tenha
liberdade para ser quem é no ambiente de trabalho e seja estimulado a refletir
sobre como é possível conectar seus valores individuais com os da
empresa.
Colhemos importantes conquistas como
fruto desse exercício diário na empresa em que atuo, como um bom convívio,
diálogo e desenvolvimento dos colaboradores, que se comprovam em
pesquisas como a Great
Place to Work (GPTW), que, este ano, apontou que 100% dos
respondentes acreditam que trabalham para um propósito.
Consequentemente, isso se reflete na
relação com os nossos clientes e fomentam características como qualidade,
inovação e cuidado. Dessa maneira, acredito que atuar para que o time se
mantenha alinhado aos propósitos da marca gera resultados duradouros e
reconhecimento da marca a médio e longo prazo.
*Leandro Bazello é diretor-geral da MAM Baby Brasil.
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