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Conectar o time ao propósito de marca é fator essencial para o desenvolvimento da empresa


Por Leandro Bazello*

Minha vivência profissional e visão de carreira têm mostrado que além de uma gestão atenta ao relacionamento com colaboradores, estratégias de negócios, estabilidade financeira e desenvolvimento sustentável, as empresas devem atuar, ativamente, para transmitir seu propósito de marca a cada funcionário. 

Uma tarefa desafiadora como essa deve ser o exercício diário de qualquer corporação, independentemente de seu segmento e porte. Por trabalhar em uma marca global de puericultura leve, ou seja, uma companhia que valoriza o acompanhamento periódico e próximo de seus clientes, acredito que a conexão dos colaboradores ao propósito de marca é primordial, até mesmo pelo fato dessas pessoas serem o principal canal de acesso aos consumidores e, também, os responsáveis por manter, nas relações e nas entregas,  as metas estabelecidas pela empresa. 

Para que o time acredite que trabalha para um propósito e para que isso se reflita em sua jornada na empresa e no atendimento ao cliente, é necessário um engajamento constante. Pensando nisso, compartilho algumas práticas que colaboram para a efetividade dessas ações.

Atuação próxima da liderança

Evidenciar a relevância do trabalho da equipe e seu impacto para a sociedade está entre as responsabilidades dos líderes nas empresas. Além disso, a liderança deve manter uma atuação próxima aos colaboradores e promover diálogo, troca de ideias, experiências e fóruns periódicos para a discussão de estratégias, desafios, dificuldades e planejamentos. Ações desse tipo fortalecem o senso de pertencimento do colaborador e, consequentemente, seu engajamento. 

Escuta ativa

Ouvir os colaboradores é primordial para conectá-los ao propósito da marca. Fazer dessa escuta um hábito no ambiente corporativo também colabora para a maior conexão entre a liderança e suas equipes e para a antecipação de possíveis necessidades e anseios dos times. Na empresa em que atuo, esse trabalho dos líderes acontece em parceria com a área de Pessoas e Cultura. 

Programas de reconhecimento

A valorização do trabalho, qualidade e competências dos colaboradores não deve estar presente somente na teoria, mas demonstrada constantemente, por meio de programas sólidos de reconhecimento e incentivo para que torne-se um hábito em todas as esferas corporativas e, também, um exercício entre os próprios colegas de trabalho. 

Juntamente com os exemplos compartilhados, acredito que conectar as pessoas aos propósitos da marca é um trabalho que deve ter início no processo de seleção e recrutamento e ser mantido durante todo o ciclo dos colaboradores na empresa. É necessário, no entanto, considerar que cada pessoa tem seus valores individuais e maneiras diferentes de conectá-los aos propósitos de uma corporação. 

Por isso, é essencial que cada um tenha liberdade para ser quem é no ambiente de trabalho e seja estimulado a refletir sobre como é possível conectar seus valores individuais com os da empresa. 

Colhemos importantes conquistas como fruto desse exercício diário na empresa em que atuo, como um bom convívio, diálogo e desenvolvimento dos colaboradores,  que se comprovam em pesquisas como a Great Place to Work (GPTW), que, este ano, apontou que 100% dos respondentes acreditam que trabalham para um propósito. 

Consequentemente, isso se reflete na relação com os nossos clientes e fomentam características como qualidade, inovação e cuidado. Dessa maneira, acredito que atuar para que o time se mantenha alinhado aos propósitos da marca gera resultados duradouros e reconhecimento da marca a médio e longo prazo. 

*Leandro Bazello é diretor-geral da MAM Baby Brasil.

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