Últimas

Dia da Inovação: performance dos principais fundos do segmento apresentam forte queda em 2022

Outubro de 2022 -  Em um ano marcado pelo aumento das taxas de juros no mundo inteiro, os principais nomes de inovação foram bastante penalizados, com investidores vendendo seus ativos de risco e dando preferência a nomes de qualidade, com modelos de negócios já testados e comprovados ao longo dos anos.

Para Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, tal desempenho se deve frente ao atual momento econômico mundial e deve se manter nos próximos meses. “Investidores em todo o mundo estão optando por ativos de investimento cada vez mais consolidados no mercado, com modelos de negócios já testados e comprovados pelo tempo, que não gerem preocupações sobre a viabilidade de seus projetos, como ocorre com companhias investidas por fundos de inovação”, explica.

Uma das maiores baixas neste período foi a dos fundos da Ark Invest, gestora especializada em fundos de inovação. O ARKK, principal fundo da empresa, gerido ativamente por Cathie Wood, acumulou, até o início de 2022, rendimentos superiores a +400% desde sua fundação em 2014. Entretanto, ao longo deste ano, o fundo acumula perdas de -61,64%, fazendo com que suas cotas sejam negociadas a valores próximos aos de janeiro de 2018.

Confira a performance dos fundos da Ark Invest em 2022:

Performance no ano (dados de 17/10/2022):

ARKK - ARK Innovation ETF: -61,64%

ARKG - ARK Genomic Revolution ETF: -47,83%

ARKW - ARK Next Generation Internet ETF: -62,23%

ARKQ - ARK Autonomous Technology & Robotics ETF: -43,15%

ARKF - ARK Fintech Innovation ETF: -62,01%

ARKX - ARK Space Exploration & Innovation ETF: -33,58%

IZRL - ARK Israel Innovative Technology ETF: -39,78%

 

Sobre a Stake
Fundada em 2017 na Austrália, a Stake é uma plataforma que conecta pessoas que estão fora dos EUA ao mercado de ações americano, levando a todos as oportunidades de Wall Street de forma rápida e descomplicada. Com mais de 350 mil clientes na Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia, a plataforma chegou à América Latina em 2020 oferecendo atendimento em português, taxa zero de corretagem, sem investimento mínimo e acesso a mais de 6 mil ações e ETFs listados nas bolsas americanas, além da possibilidade de investir de forma fracionada, ou seja, comprar qualquer quantia em dólar de qualquer ação.

Em maio, a empresa anunciou uma bem-sucedida rodada de investimentos Serie A. Liderada pela Tiger Global e sócios da DST Global - que investiram juntos R$ 165 milhões - além de incluir investidores Family and Friends, a empresa captou R$ 210 milhões para impulsionar a expansão de seu produto, bem como a sua presença global. No Brasil, a fintech se prepara para aumentar sua presença no mercado e crescer sua base de clientes locais.

Nenhum comentário