Últimas

Dia do Médico: Dr. Thiago Marra mostra que é capaz de trazer pluralidade para a área da saúde e bem-estar.

O Brasil possui mais de meio milhão de médicos, uma média de 2,4 profissionais para cada mil habitantes. Uma média nacional superior à do Japão e próxima dos EUA e do Canadá.

Brasil, outubro de 2022: A medicina com toda certeza é uma profissão que exige extremo cuidado, disciplina, comprometimento e responsabilidade. 

O Brasil tem hoje mais do que o dobro de médicos que tinha no início do século. Em 2000, eram 230.110 médicos. Em 2020, eles somam 502.475 profissionais. Nesse período, a relação de médico por mil habitantes também aumentou significativamente, na média nacional. Passou de 1,41 para 2,4. É o que mostra o estudo Demografia Médica no Brasil 2020, resultado de uma colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP).

Os dados apontam que a proporção de médicos por habitantes no Brasil é superior à do Japão e se aproxima dos índices dos Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7) e Reino Unido (2,8)

A perspectiva é que a proporção de médicos por grupos de 1.000 continue crescendo, já que os médicos trabalham em média 40 anos e anualmente cresce o número de novos formandos. Estima-se que, em 2024, 31.849 novos médicos entrem no mercado de trabalho. A projeção feita pelo professor Milton de Arruda Martins, da USP, é que daqui a 45 anos o Brasil tenha cerca de 1,5 milhão de médicos para aproximadamente 250 milhões de habitantes. 

Dr. Thiago Marra, médico e cirurgião plástico, é um exemplo de profissional de honra que o Brasil possui. Ele veio de família médica e viu nesse caminho, a oportunidade de melhorar a vida de inúmeras pessoas. "Meu avô foi professor da UFMG, tenho uma tia cardiologista e outra neuropediatra. Então nasci em um meio com muitos médicos e com certeza isso influenciou muito. Desde pequeno sabia que queria fazer medicina, ainda não sabia a especialidade, mas fui descobrindo durante a faculdade. Durante a faculdade pensei que pudesse me especializar em psiquiatria, mas conheci alguns cirurgiões fantásticos, que me identifiquei muito e isso me levou para a cirurgia geral. Quando terminei a cirurgia geral, foquei na cirurgia plástica, área que eu me encantei muito e decidi que seria aquilo que queria fazer." Conta Marra.

 

Hoje, como médico com foco total em cirurgias plásticas, principalmente quando o quesito é a estética, o Dr. Marra se viu em um meio que precisava de atenção e investimento profissional. "Exatamente, essa é a nossa grande luta! Tive o privilégio de ter uma das melhores formações possíveis para um cirurgião. Fiz 2 anos de cirurgia geral em um serviço altamente qualificado. Fiz 3 anos de cirurgia plástica em um dos melhores serviços da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. São 12 mil horas de pós-graduação e trabalho nas mais diversas áreas do corpo e da face. Então o que busco e tenho como foco é que todos os profissionais que realizam todos os tipos de procedimentos tenham: acesso ao conhecimento! São pontos como esse que prezo e venho investindo, pós-graduações de alto nível e de alta qualidade." Explica o Dr. que hoje já possui cursos focados em cirurgias estéticas da face, como a rinoplastia e outros cursos focados na face, além da pós-graduação que está em andamento e logo será lançada.

 

Hoje em dia sabemos que os profissionais que trabalham com cirurgias estéticas da face, ainda precisam de pós-graduações focadas nessa área, e apesar de já existir literatura ampla e vasta dentro do buco-maxilo-facial sobre a realização desses procedimentos, a parte do aprendizado da estética ainda está começando. Existe uma curva de aprendizado e sempre tem um início, sempre tem um começo. "O importante é o profissional ter um suporte de um outro profissional mais experiente para que possa dentro da sua curva de aprendizado, realizar os procedimentos com o máximo de segurança possível, trazendo a satisfação dos pacientes e com baixos índices de complicações." Explica o Dr. Marra.

Apesar de inúmeros desafios e grandes esforços, que os profissionais vêm enfrentando ao longo dos anos, a medicina é um ramo que merece todo reconhecimento pela sua excelente atuação em prol da saúde e bem-estar da população.

Nesse Dia do Médico, Dr. Thiago Marra é lembrado como um representante da saúde.  Isso se dá, principalmente, através de inúmeras iniciativas, como a criação da ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde) que representa todos os profissionais da área da saúde; às vitórias na justiça em relação ao direito dos cirurgiões-dentistas de realizarem cirurgias estéticas da face; ao evento organizado no senado federal em prol do turismo médico para fomentar investimentos estrangeiros no Brasil e o desenvolvimento econômico do país; pelo trabalho e atendimento dos pacientes transexuais; a defesa contra a transfobia e discriminação desses pacientes que sofrem, inclusive, nas filas do SUS.

Dr. Thiago Marra é mais que médico, mas presidente e fundador da Abrapros, militante na causa da modernização de leis para a equiparação de funções e qualificação através das especializações e pós-graduação a todos os profissionais de saúde, fisioterapeuta, enfermeiro, médico, dentista, biomédico, qualificação em especialidade estética estendida para as todas as profissões, sem manter uma reserva mínima de mercado, assim promovendo o Turismo Internacional da Estética. Marra também é militante na ampliação de igualdades sociais através do apoio e referência do público LGBTQI+ que contribui na adequação corporal de pessoas transgênero.



Sobre a ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde): Associação civil sem fins lucrativos, que oferece suporte e auxílio jurídico a todos profissionais de saúde que lutam contra a reserva de mercado.

 

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra

Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde - ABRAPROS e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração, harmonização facial e cirurgias estéticas pós redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais, que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia, para a realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.

Nenhum comentário