Divulgação industrial democratiza acesso à inovação
Helena Carnieri*
A indústria é responsável por 22,2% do
PIB no Brasil, importância que se reflete em empregos qualificados, exportações
e muita inovação. No constante desafio de manter a competitividade e relevância
no mercado, a divulgação se mostra essencial para esse setor – mas muitas
marcas ainda engatinham nesse quesito.
Quando falamos de um bem de consumo, a
comunicação já faz parte do processo de vendas, e o marketing é sempre muito
presente. Mas muitos dos produtos de outros segmentos escapam à compreensão do
público em geral. A comunicação é ainda mais rarefeita no segmento B2B, que são
aquelas indústrias que vendem para outros negócios, e não diretamente ao
consumidor final.
Com exceção de temas sigilosos ou de
segredo industrial, existe uma gama de informações dentro das indústrias que
pode – e deve – vir a público. Ela precisa ser traduzida, decodificada. Muitas
vezes, são conteúdos de utilidade pública e até mesmo novidades sobre inovação
– mas somente um profissional de comunicação experiente poderá ajudar a
identificar esses temas e tratá-los da melhor forma.
Na indústria 4.0, isso é ainda mais
premente – e precisamos mesmo mostrar que o brasileiro é produtivo e criativo.
Escolhidos os temas, entra o relacionamento com os jornalistas de veículos de
comunicação setorizados, tarefa que exige bastante investimento de tempo,
visitas a feiras setoriais em diferentes estados e mesmo outros países.
Se pensarmos na comunicação digital,
será que as redes sociais são lugar para a indústria? Sim! E esse é um trabalho
que deve ser próximo da assessoria de imprensa, pois os próprios veículos
setorizados pedem apoio na divulgação de suas publicações via online.
Outro apoio importante é preparar os porta-vozes
da indústria para serem mais assertivos ao falar com a mídia ou se posicionarem
em redes sociais, evitando deslizes e utilizando uma linguagem mais acessível.
Diversas outras estratégias permitem que
a indústria se comunique com outras empresas, como o envio de newsletters a
mailings personalizados, a realização de webinars com público selecionado e a
visita a eventos de interesse.
Muitas vezes, a divulgação de um case de
parceria ou do desenvolvimento de uma solução em conjunto com outras marcas é
uma excelente maneira de demonstrar a relevância daquele negócio para a
economia nacional. Outro fator determinante hoje é o engajamento aos quesitos
ESG, algo levado muito em conta por investidores, e mesmo por parte de bancas
de avaliação em rankings e prêmios.
Sabemos que uma marca envolve mais do
que produtos à venda: trata-se de uma cadeia completa, com inúmeras pessoas
envolvidas, que criam soluções diariamente e isso merece vir a público. A
divulgação de conquistas industriais é um excelente reforço de credibilidade
junto ao público interno, que deseja valorizar a empresa onde trabalha e
coopera para o fortalecimento da marca empregadora.
Quando falamos em inovação, quanto mais
se divulgar, melhor para a democracia. Essa também é uma ação inovadora dentro
do mercado de comunicação que poucos têm qualificação e experiência para
gerenciar.
*Helena Carnieri é jornalista, mestre em
Estudos Literários, especialista em Jornalismo Econômico e assessora de
imprensa da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência focada na comunicação
BtoB.
Sobre a Smartcom - Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, São Paulo e Argentina, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business, que envolvem newsletters, revistas institucionais internas e externas, informativos, bem como ações de relacionamento individualizado com influenciadores digitais e da mídia. O portfólio de clientes é composto por companhias das áreas de Papel e Celulose, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Cultural, Terceiro Setor, Alimentação, Automotivo, Comércio e Indústria, Trânsito & Transporte e Direito.
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