Eleições fictícias ensinam cidadania e consciência ambiental
Enquanto adultos elegem seus representantes e
debatem em quem vão votar no segundo turno, "Eleições na Floresta" e
"Eleições no Fundo do Mar" acontecem em escolas públicas de
municípios espalhados pelo país
Créditos: divulgação/Aprende Brasil
Teo Tirico e Lourival do Céu, do Partido
das Folhas, terão uma missão complicada em 2022: derrotar nas urnas as chapas de
oposição, compostas por Olívia Cordeiro e Draque Lara (Partido dos Rios) e
Grazi Lazuli e Luna Ximin (Partido das Sementes), nas Eleições na Floresta.
Cada uma das chapas precisa desenvolver propostas e montar uma plataforma de
governo para disputar os votos dos eleitores, assim como acontece nas eleições
presidenciais. A diferença é que a eleição é realizada em escolas públicas de
Ensino Fundamental, uma forma de ensinar cidadania às crianças.
Realizada em municípios brasileiros de
todas as regiões do país, a disputa fictícia é parte do projeto “Eleições na
Floresta”, do Sistema de Ensino Aprende Brasil. O objetivo é falar sobre
educação política nas escolas e preparar as crianças para um futuro como
cidadãos conscientes e autônomos. E, se o município for litorâneo, a ação vira
“Eleições no Fundo do Mar”, como forma de engajar crianças que estão habituadas
a conviver com o oceano.
Para a gerente de marketing e produto do
Sistema de Ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, o objetivo é falar sobre
cidadania, democracia e, como o tema é a floresta, também consciência
ambiental. “Pensamos em todo o projeto para que as crianças se envolvam em
todas as etapas do processo eleitoral, do período da campanha, passando pela
fase de debate das propostas entre os candidatos até a apuração dos votos na
urna”, detalha.
Dia de votação
Assim como acontece em uma eleição no
mundo real, os candidatos têm partidos, vice-presidentes, números para votação
e propostas eleitorais. Com o título de eleitor fictício em mãos, cada estudante
vota em uma urna eletrônica que segue o padrão daquelas utilizadas pelo
Tribunal Superior Eleitoral. Por meio de um aplicativo, a urna tem programados
os candidatos ao governo da Floresta ou do Fundo do Mar. Os estudantes que
representam esses candidatos precisam elaborar suas propostas de governo e
fazer campanha entre os colegas da escola. Enquanto isso, os demais alunos se
dividem entre mesários, voluntários e eleitores, cada um com um título de
eleitor fictício. A urna fica em uma cabine eleitoral. Assim que o estudante
aperta o botão “confirma”, ela emite o mesmo som característico da urna
eletrônica verdadeira. Na saída, todos recebem um comprovante de votação. A
iniciativa, que está sendo levada para escolas de todo o país, é um projeto do
Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende à rede pública municipal de ensino
de municípios de todas as regiões do país. Os enxovais de material para a
campanha fictícia já foram baixados por mais de 1,1 mil pessoas.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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