Empreendedor não é só dono de startup; no mês em que se celebra a Micro e Pequena Empresa, especialista traz dicas de como fomentar pequenos negócios
Candice
Pascoal destaca a importância dos micro e pequenos empreendedores para
assegurar a economia, promover
a criação de empregos e fomentar o comércio local;
A
especialista aponta ainda o crowdfunding, já utilizado em ações de caridade e
apoio
a projetos variados, como
estratégia inovadora e segura de apoio a novos negócios
São Paulo, outubro de 2022 – O mês de outubro celebra a Micro e
Pequena Empresa, com o principal objetivo de conscientizar a sociedade sobre a
importância das MPE para a economia. Candice Pascoal, fundadora e CEO da Você.Expert, edtech que tem como
objetivo formar especialistas em negócios digitais e desgourmetizar o
empreendedorismo no Brasil, aponta que é importante ressaltar que empreendedor
não é só dono de startups tecnológicas e que pequenos empreendimentos são
essenciais para a economia nacional.
De acordo com levantamento feito pelo
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 2021 bateu
recorde em abertura de pequenos negócios, com mais de 3,9 milhões de
empreendedores que formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram
como microempreendedores individuais (MEIs).
Neste cenário, Candice destaca que
alguns fatores foram essenciais para o aumento tão expressivo no número de MPEs
e MEIs, como as altas taxas de desempregos registradas no último ano e a busca
por complemento de renda. “Muitos desses negócios foram iniciados como
alternativa ao cenário pandêmico pessimista. Hoje, no entanto, alguns desses
empreendimentos permanecem de pé e carecem de investimentos para crescer”, diz.
Segundo a especialista, muitos
acreditam, equivocadamente, que empreendedores são apenas os criadores de
startups e empresas de tecnologia. E por esse motivo, os investimentos são
massivamente direcionados a este perfil de empresa, deixando fora do radar de
investidores os pequenos negócios de outros segmentos.
“A padaria do bairro, o artista, a
livraria, a loja de calçados, o mecânico e outra e uma infinidade de
empreendimentos são responsáveis, muitas vezes, por assegurar a economia,
promovendo a criação de empregos e o desenvolvimento do comércio local”,
ressalta.
Crowdfunding como estratégia de apoio a
novos negócios
Uma vez que grandes fundos e
investidores estão focados em startups e empresas de tecnologia, Candice
destaca que o crowdfunding, também conhecido como vaquinha online ou
financiamento coletivo, pode ser uma alternativa para apoiar novos
empreendedores. “O financiamento baseado em doações, já usado para ações
solidárias e ajudar artistas a tirarem projetos da gaveta, também pode promover
grandes transformações para as MPE”, destaca.
Também fundadora da Kickante,
principal e mais completo marketplace para financiamento e arrecadação de
doações financeiras, a especialista afirma que o crowdfunding vai muito além da
arrecadação de recursos em si e que a modalidade pode ser uma estratégia
inovadora de apoio a novos negócios.
Nesta modalidade, os doadores que
optarem por apoiar determinado projeto, podem fazê-lo por uma recompensa ou sem
receber nada em troca. Trata-se também da maneira mais transparente de
participar de um projeto, visto que o histórico de compras fica mantido por lei
na plataforma.
De acordo com Candice, o modelo de economia coletiva deve ficar ainda mais popular ao redor do mundo, com expectativa de arrecadação de US$ 300 bilhões até 2025; cenário este promissor que pode e deve ajudar também a fomentar os negócios de micro e pequenas empresas.
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