Empresas brasileiras participantes da ColombiaPlast projetam US$19,67 milhões em futuros negócios
Companhias totalizaram US$6,67 milhões em novos
negócios por meio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS)
A participação das 17
empresas brasileiras expositoras da ColombiaPlast, feira que aconteceu entre 26
e 30 de setembro em Bogotá, na Colômbia, produziu resultados positivos para o
Brasil. Ao longo do evento, as companhias atingiram US$6,67 milhões em novos
negócios, e para o próximo ano, as estimativas em movimentações são de US$19,67
milhões.
As organizações
brasileiras participaram da feira para a indústria de plásticos, petroquímica,
borracha e embalagens e recipientes por meio do Programa Brazil Machinery Solutions
(BMS), fruto da parceria entre ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de
Máquinas e Equipamentos) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos).
Sobre a ação, o gerente
de Relações Internacionais e Promoção Comercial da ABIMAQ, Paulo Guerra, traz
avaliações positivas. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos,
superamos nossas expectativas e um reflexo disso é que aumentamos em 32,1% as
cifras obtidas em 2018”, relata.
Devido ao saldo
positivo após o evento, Paulo Guerra afirma que “a localização estratégica que
tivemos na feira nos proporcionou uma visibilidade única. Os empresários que
participaram conosco dessa edição estão muito contentes com os resultados e
confiam no mercado colombiano. Neste ano, participamos de outras três grandes
feiras do setor plástico no continente: Argentina, México e Peru, sendo a
ColombiaPlast a de melhor resultado”.
PANORAMA INTERNACIONAL
Em 2021, a Colômbia
importou US$311,5 milhões em maquinários brasileiros, 37,4% a mais em relação a
2020.
O segmento de máquinas
e equipamentos gráficos foi um dos mais importados pelo país em 2021, atingindo
US$2,4 milhões. Já as máquinas e acessórios para indústria do plástico
movimentaram US$1,7 milhões no ano passado.
Em relação às
exportações de maquinários para a indústria do plástico e da indústria gráfica,
por produto, a Colômbia importou do Brasil, principalmente, máquinas auxiliares
para impressão, atingindo US$1,3 milhão em 2021, uma participação total de
31,7% do mercado.
Outros produtos mais
negociados pelo país no ano passado foram as partes de máquinas e aparelhos
tanto para trabalhar borracha ou plásticos como para fabricação de produtos
dessas matérias, movimentando US$804 mil, um aumento de 518% comparado a 2020.
O principal destino das
exportações brasileiras de máquinas e equipamentos é os Estados Unidos, que em
2021 importou US$2,7 bilhões, uma participação total de 27,1% do mercado
brasileiro. Entre os maiores importadores encontra-se também a Argentina,
que movimentou US$899,1 milhões em 2021, percentual 29,3% superior a
2020. Outro importante comprador de maquinários brasileiro é o Chile, que
em 2021 importou US$570,9 milhões, um aumento de 82,1% em relação ao mesmo
período. Entre os destaques está também a China, que movimentou US$543 milhões
no ano passado, 404,9% a mais do que em 2020.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto
da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de
máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O
Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de
diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens,
entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS
registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas,
estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para
aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos
humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário