Ótica Center lança novo modelo de negócio mais enxuto e barato
Franquia de óculos populares oferece modelo Easy com investimento
de R$ 110 mil, para estrutura de apenas 50 m2
A franquia Ótica Center – rede referência no ramo ótico com preços populares e mais de 40 anos de
atuação no mercado - acaba de lançar um novo modelo de negócio, o Easy a partir
de R$ 110 mil, ideal para regiões acima de 50
mil habitantes.
Laerte Yoshio, diretor de expansão da
franquia Ótica Center, explica que a nova estratégia é para alcançar investidores que disponham de um capital menor. Inclusive, esse movimento de
franquias mais enxutas ganhou maior adesão após a pandemia do Covid-19, na qual
as empresas enxergaram a necessidade de criar novos formatos de negócio.
“Entendemos
que nosso novo modelo abrirá mais oportunidade de novos franqueados que não
dispõe de uma verba de investimento inicial mais alta. Será um modelo mais
econômico, porém, com os mesmos serviços e qualidade de sempre”, explica o
empresário.
Modelo mais barato
O modelo Easy solicita investimento inicial de R$ 110
mil, já incluso a taxa de franquia, capital de giro, e gastos com instalação,
equipamentos e estoque inicial. O faturamento é outro atrativo do negócio e
pode chegar a R$ 180 mil, conforme o desempenho do franqueado, e
lucro líquido médio mensal de 20%. O retorno do investimento é estimado em até
18 meses. Para esse formato, a área da loja é bem menor, de 50 m2,
por isso a equipe de trabalho acaba sendo reduzida, entre 4 a 5 funcionários por
unidade.
Laerte enfatiza que para
empreender nesse segmento é necessário ter visão comercial e de gestão; gostar
de trabalhar com o varejo, além de disponibilidade parcial para dedicação ao
negócio. O franqueado será responsável pela gestão geral da
loja e equipe; contratação de novos colaboradores; serviços administrativos da
loja, e acompanhamento comercial de toda loja.
O modelo Easy não possui laboratório, o que
consequentemente reduz os custos de implantação do negócio com estrutura e
maquinário. Porém, caso ele seja aberto próxima a uma outra loja da rede, os
custos de laboratório serão divididos entre as duas empresas.
A Ótica Center ainda oferece mais dois modelos de
negócio, o Turn, ideal para quem busca trocar de
bandeira no negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os
serviços da Ótica Center. Nesse caso, por não haver gastos com obras o
investimento é de R$ 362 mil. Há ainda o
modelo Smart, ideal para áreas de 80 m2, com investimento de R$ 462
mil.
Expansão
As unidades são lojas físicas cautelosamente
arquitetadas para serem funcionais, proporcionando uma ótima experiência de
compra. Das 13 lojas em operação,
recentemente foi inaugurada a primeira unidade do modelo Easy, no Shopping
Grand Plaza, na cidade de Santo André (SP). Para 2022, a marca
projeta inaugurar ainda mais seis unidades, e para o próximo ano, 24 operações,
sendo 25% delas nesse novo formato, o Easy.
A Ótica Center conta com um mix de
produtos com marca própria e exclusiva, posicionadas para público-alvo
específico; crediário próprio; atendimento humanizado com profissionais
capacitados pelo centro de treinamento exclusivo (CTUC - Universidade Center);
suporte para franqueados com reuniões semanais; maior presença digital de
marketing no ramo ótico; laboratório digital próprio em todas as lojas; markup
superior às demais redes do mercado (por trabalhar com marcas próprias
exclusivas); parceria com artistas reconhecidos para alavancar visibilidade da
marca; suporte na prospecção de ponto comercial; suporte da equipe na
implantação da unidade.
A marca trabalha com peças de óculos de grau e de sol
a partir de R$ 49,90, destinadas a homens, mulheres e crianças, sendo que a venda de óculos de grau representa 90% das
vendas em toda a rede. Há ainda peças mais robustas, como as marcas Ticiane
Pinheiro Collection (garota propaganda e embaixadora da rede), Vero, Yves,
Swell, Bergman, Frans, M. Parker, College, que podem chegar a R$ 470, conforme
o modelo. Em média, 300 novos modelos chegam às prateleiras da Ótica Center
todo mês.
Sobre a Ótica Center
Com uma expertise de mais de 40 anos de mercado, em 2021 a Ótica Center expandiu para o franchising oferecendo peças de qualidade com preços populares. A marca possui laboratório próprio, que possibilita a entrega dos óculos de grau em até 1 hora. São três modelos de negócio loja física com investimento a partir de R$ 110 mil, faturamento médio de até R$ 300 mil e prazo de retorno estimado em até 18 meses. www.franquiasoticacenter.com.br
Nenhum comentário