Feira do Empreendedor: Conta Azul explica como conquistar e fidelizar clientes
“Tão importante quanto a venda, é manter
o cliente com você. Isso depende muito da experiência que você está dando a
ele, porque se a gente fizer com que ele tenha sucesso, isso também vem
para nós”, disse a Sandrina Grubba, Chief Experience Officer da Conta Azul,
plataforma de gestão financeira voltada a empreendedores e contadores, durante
Feira do Empreendedor Sebrae 2022.
Com o tema “Como conquistar e fidelizar
clientes”, a especialista destacou as principais dicas para que os
empreendedores possam, além de trazer novos, também manter quem já faz parte de
sua base, e com isso, garantir benefícios como e separou algumas dicas
para o empreendedor, como:
1- Entender quem é o seu cliente.
Não dá para considerar todos os clientes
iguais. “Temos que entender verdadeiramente quem é o cliente. Saber a
identidade, os grupos, o segmento, as dores, as necessidades. Não adianta
entregar algo padrão para todos, não tem como funcionar. As empresas são
diferentes. Personalizar o seu cliente vai facilitar toda a estratégia e execução
da sua empresa”, explica Sandrina.
2- Manter o cliente sempre por
perto.
“Depois da atração, tem que manter o
contato, fazendo perguntas e identificando se as dores estão sendo atendidas. É
fundamental manter o encantamento após a atração. É importante criar uma
comunidade, ser humano”, completa a executiva. De acordo com a Conta Azul, é
nove vezes mais caro conquistar um cliente novo. Por isso, o segredo está em
manter perto quem já faz parte de sua base.
3- Coletar feedbacks e entender as
necessidades do cliente
“Não é porque o cliente adquiriu o
produto que tá tudo certo. Você tem coragem de ler se o teu cliente
indica o seu produto? Tem coisas que são difíceis de ler, mas é aí que a gente
evolui. A gente cresce ouvindo o feedback que dói”, afirma a especialista.
4- Oferecer informações relevantes para
o cliente
Mais do que oferecer um produto,
oferecer uma experiência, compartilhe informações que brilhem os olhos do
cliente. Esteja sempre um passo a frente e entregue aquilo que nem ele mesmo
pensou que precisaria
5- Proporcione um atendimento UAU
Personalize a comunicação, gere
experiência positiva ao cliente e o encante. “Hoje, o cliente está extremamente
exigente. O grande diferencial da sua decisão, para que o cliente continue ou
não fiel a sua marca, é a experiência que você está proporcionando para ele.
Para que a sua empresa se perpetue no mercado e tenha um diferencial
competitivo real, é a experiência que você oferece ao consumidor que funciona”,
finaliza Sandrina, especialista da Conta Azul, que atualmente possui uma base
com mais de 90 mil clientes.
Sobre a Conta Azul
A Conta Azul é uma empresa brasileira, fundada em 2012, que oferece um inovador ERP em nuvem para micro e pequenas empresas brasileiras e uma plataforma de contabilidade para Contadores. A fintech deu origem à nova geração ERPs no Mercado Brasileiro, quebrando paradigmas e criando um ecossistema completo e simples de usar.
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