Festival Plano de Menina está de volta com programação no Masp
Após dois anos de pausa no evento presencial devido à pandemia, o Festival retornará abordando o futuro do trabalho para meninas
O Instituto Plano de Menina, criado pela jornalista e comunicadora social Viviane Duarte em 2016, já impactou positivamente a vida de mais de 3 mil meninas em cursos presenciais e, atualmente, atua em 10 Estados do Brasil, com uma metodologia que promove a autoestima, confiança e protagonismo de meninas pelo Brasil. Após a formação, as meninas são conectadas com oportunidades de emprego e estudos.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, as jornadas passaram a acontecer de forma virtual, com mais de 2 milhões de meninas impactadas e mais de 115 contratadas em empresas globais, como Ambev, The Body Shop, Unilever e outras.E para celebrar a retomada aos encontros presenciais, no dia 29 de outubro, o Instituto realizará a quinta edição do FESTIVAL PLANO DE MENINA. Pelo segundo ano, o evento acontecerá no MASP, um dos museus mais importantes da América do Sul, e terá como tema um assunto latente dos últimos anos: “Meninas e mercado de trabalho: o futuro é agora!”.
A programação é feita por e para meninas, com painéis e talks das alunas que fazem parte do projeto contando suas jornadas de realização de planos que transformaram suas realidades e também de suas famílias, ao hackearem o sistema e conquistarem novos espaços.Os painéis abordarão temas como carreira e autoestima e também contarão com a participação de personalidades como Raquel Virgínia, CEO da Nhaí, a escritora Ryane Leão, Samantha Almeida, Diretora de Criação na Globo, Tatiana Vasconcellos, jornalista da CBN, e Kenia Miranda, Gerente de Operações da Share Student Living. Além de música com Bia Doxum, Amanda Lyra e Abloom - participante do Instituto que, hoje, segue a carreira artística - e poesia com o grupo Slam das Minas.
Em parceria com a consultoria Wiz&Watcher, será divulgada a pesquisa “Meninas e o futuro do trabalho”. Por meio de uma ferramenta de Big Data proprietária que monitora as mudanças das temáticas da sociedade através de uma tagueamento de mais de 1200 temas, a Wiz&Watcher trouxe insights sobre a relação com o mercado de trabalho, com um aprofundamento no universo feminino, que representa a maior dimensão analisada - 17,25% (mais de 87 mil dados em um mês). Também foram ouvidas jovens, de 18 a 25 anos, que fazem parte do programa Plano de Menina, e uma análise de dados da pesquisa “Carreira dos Sonhos 2022”, realizada pela Cia de Talentos (recorte de jovens entre 20 e 25 anos, classe C, Brasil).
Para elas, a questão do pertencimento é chave. Sentirem-se incluídas e parte da empresa é decisivo para seus próximos passos profissionais. Os dados da Cia de Talentos corroboram mostrando que 30% valorizam as experiências que apoiam o crescimento e as fazem sentir parte da empresa. No entanto, 43% concordam que a empresa pode fazer mais para ser inclusiva e diversa.
Ao pensar em uma líder do futuro, as meninas anseiam por alguém com um olhar holístico, que veja além do trabalho, sejam mulheres fortes, que influenciam e defendam seus pontos de vista. Foram citados nomes como Michelle Obama, Gabriela Priori e Boca Rosa.lém disso, durante o evento, o Instituto Plano de Menina lançará o seu Banco de Talentos. Uma plataforma de conexão entre meninas e empresas para oportunidades de vagas de emprego, além de jornadas de capacitação, conhecimento e muito mais.
“Os últimos dois anos foram muito desafiadores para todos nós, mas especialmente para mulheres e meninas periféricas. Ainda assim, mantivemos nossas ações ativas, auxiliando e capacitando nossas meninas. Como resultado, temos contratações incríveis em empresas globais, que mudaram a vida das meninas e das famílias. Por isso, o Festival esse ano vem com uma motivação especial de reencontro e resiliência. Mostrar o quanto seguimos superando barreiras e fazendo acontecer, e também, como será o futuro dessas meninas no mercado de trabalho daqui pra frente”, conta Vivi Duarte.
O evento tem patrocínio das marcas madrinhas Hershey’s, que trará a história das mulheres da campanha HERSHE, Banco Pan, realizando um workshop de marca pessoal, e The Body Shop, com um case de contração de meninas do Instituto. Alpargatas, Amaro, Ben&Jerrys, Share Student Living, Eudora e BETC também marcam presença como apoiadoras.
Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis até 29 de outubro ou atingir a capacidade de lotação.
SERVIÇO
Festival Plano de Menina
Data: 29 de outubro de 2022
Horário: 13h30 às 19h
Local: MASP - Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Ingressos: gratuitos e limitados
SOBRE O INSTITUTO PLANO DE MENINA
Fundado em 2016 pela jornalista Viviane Duarte, o Instituto Plano de Menina atua com a missão de capacitar e conectar meninas de periferia, de 14 a 24 anos, a grandes oportunidades que as tornem protagonistas de suas histórias. Por meio de jornadas digitais e presenciais, empregabilidade, bolsas de estudo e outras iniciativas, o projeto social prepara e impulsiona o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para que realizem seus planos. Atualmente, o Plano de Menina atua em 10 Estados e já impactou 3 mil meninas em projetos presenciais e 2 milhões online.
Nenhum comentário