Últimas

Livros incríveis com mulheres protagonistas - por Clara Fagundes

Clara FagundesJéssica Liar

Clara Fagundes, pesquisadora e ativista, selecionou seis livros que tem figuras femininas como papéis principais. Veja a lista a seguir:

1. Um lugar bem longe daqui - Delia Owens.

Kya é uma forasteira em sua cidade. Abandonada ainda menina, ela aprende a se virar muito cedo e se torna "a menina do brejo", uma figura quase folclórica de menina e depois mulher que vive sozinha numa casa no meio do pântano. A reviravolta acontece quando o herdeiro Chase aparece morto e a polícia rapidamente acusa a "excêntrica" Kya de ter cometido o crime. Esse livro é um best-seller por um motivo.

 

2. Sombra e Ossos - Leigh Bardugo.

Para todas as órfãs de Harry Potter e apaixonadas pelo gênero de fantasia. A trilogia Grisha, de Leigh Bardugo, é uma das melhores sagas que li na última década. Acompanhe Alina, a Conjuradora do Sol, na guerra contra a escuridão, em um mundo dividido entre pessoas que dominam a Pequena Ciência os Grishas) e os humanos. A construção de mundo de Bardugo é extraordinária, assim como os personagens, que farão rir, chorar e cair de amores. Impossível não se perguntar: "por que as pessoas na vida real não podem ser como as das histórias?".

 

3. Mulherzinhas - Louisa May Alcott.

Um clássico da literatura mundial que captou desejos e obstáculos das mulheres que seguem reais até hoje, mais de um século após a sua primeira edição. "Mulherzinhas" traz a dualidade entre o "dever" e a liberdade para mulheres. Jo March, a protagonista, é uma escritora corajosa e sonhadora que parece ter nascido 3 séculos antes do seu tempo. E você vai amá-la por isso.

 

4. As Meninas - Lygia Fagundes Teles.

Lorena, Ana Clara e Lia. Três jovens, três histórias entrelaçadas em um contexto de ditadura militar. O início pode ser um pouco confuso para algumas leitoras. Isso porque Lygia segue o fluxo de pensamento das personagens. Mas, assim que você se familiariza com cada uma das protagonistas, é fascinante navegar na história por diferentes pontos de vista e vozes. Um livro corajoso e político que só poderia mesmo ter sido escrito por uma das escritoras mais aclamadas do seu tempo.

 

5. A menina que roubava livros - Markus Zusak.

Há duas protagonistas intrigantes nesse livro extremamente sensível de Zusak: Liesel e a Morte. Na Alemanha N*zista, a narradora e a menina que roubava livros se encontram três vezes. É um daqueles livros que vão deixar uma marca permanente na sua memória e no seu coração - como todos os bons livros devem fazer, aliás.

 

6. Melancia - Marian Keyes.

Claire é abandonada por seu marido "perfeito" momentos depois de a sua primeira filha nascer. Ela decide, então, sair de Londres e voltar para Dublin, onde a sua família mora. A narração em primeira pessoa dá o tom do livro, já que acessamos sentimentos, ironias, angústias e até certas ideias "irritantes" da protagonista. É um livro gostosinho para ler após um dia corrido. Inclusive, li Melancia porque sempre que falava em livros, dezenas de seguidoras indicavam na categoria "tem que ler".

 

Para mais dicas, acesse www.instagram.com/clarafagundes/ 

Nenhum comentário