Grupo São José Agro, do Maranhão, cresce e projeta investimento em armazenagem, logística de transporte e fazendas
CEO Roberto Altenburger, com o DNA ligado a Sipal/CentroSul/Usimat, quer
aproveitar o emergente potencial agrícola do Matopibapa e integrá-lo ao Porto
de Itaqui.
O grupo maranhense São José Agro, liderado pelo CEO Roberto Altenburger,
planeja integrar a produção agrícola do Matopibapa – fronteira agrícola que
engloba partes do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará – e do Vale do
Araguaia, no Mato Grosso, ao Porto de Itaqui, em São Luís. Por meio de dois
terminais de escoamento para grãos e recepção de fertilizantes, com capacidade
conjunta de aproximadamente 250 mil toneladas, e uma transportadora, a
companhia projeta se consolidar como um hub logístico ligando o Nordeste a
mercados estrangeiros.
O São José Agro já conta com duas fazendas – uma de seis mil hectares no
município de Fernando Falcão, no Centro Maranhense, e outra de dois mil hectares
em Caxias, Leste do estado. Serão mais de 4,5 mil hectares destinados ao
plantio de grãos, como soja, milho, feijão e gergelim, além da agropecuária com
o confinamento de bovinos. As primeiras safras estão previstas para o início de
2023.
De acordo com Altenburger, o grupo irá instalar, nas imediações da
propriedade de Caxias, um terminal de escoamento para receber a safra de outros
produtores. Ainda segundo ele, o transporte até o porto de Itaqui será
realizado concomitantemente pelos modais rodoviário e ferroviário. “Já há uma
frota de caminhões pronta para operação e um convênio sendo estruturado com a
Ferrovia Transnordestina Logística (FTL)”, ressalta o executivo. O grupo ainda
define aspectos estruturais e ambientais para a aquisição da área do terminal
em São Luís, finalizando assim a integração logística entre produtor e porto.
Todo o planejamento, diz Altenburger, está relacionado a algumas
vantagens competitivas do estado. “Destaco a boa gestão do Porto do Itaqui, o
ótimo calado e a questão geográfica, que diminui em uma semana o tempo de
navegação na comparação com portos do Sul e Sudeste”, ressalta. Somente em
setembro, Itaqui movimentou 3,5 milhões de toneladas, com alta na exportação de
granéis sólidos, soja e milho, além do ferro-gusa.
Além do porto, os investimentos do grupo vêm sendo sustentados pela
consolidação do Maranhão como protagonista no Matopibapa, a nova fronteira
agrícola brasileira. O CEO reforça, ainda, que o estado contou com melhorias
recentes em infraestrutura, capacitação rural e investimentos em tecnologia que
garantiram um solo fértil para diferentes culturas.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o estado tem hoje
a 14.ª produção agropecuária do Brasil com um VPB (Valor Bruto da Produção) na
casa dos R$ 18,5 bilhões. Em 2013, o VPB do estado era R$ 10,567 bilhões, um
crescimento de 75%. No mesmo período, a agropecuária do Nordeste cresceu 49% e
o total da produção brasileira 31%. ““Os números falam por si. O crescimento é
real e estruturado. O Maranhão é a nova aposta do agrobusiness brasileiro”, diz
Altenburger.
Outras Culturas
Além dos grãos, onde o Brasil é tradicionalmente um campeão de produção e
grande fornecedor para o mercado externo, o São José Agro tem planos para a
produção de limão e do gergelim e a criação de aves, suínos e peixes. Para
Roberto, o limão é a terceira fruta mais exportada do Brasil, que tem a União
Europeia como o principal comprador, mas que países do Oriente Médio, como os
Emirados Árabes, têm aumentado o ritmo de compras. “Hoje São Paulo é o maior
produtor do Brasil, mas acredito que aqui no Maranhão poderemos ter enorme
projeção para esta cultura”, afirma.
Ainda segundo o CEO, há potencial também para o gergelim. “Na segunda
safra, o gergelim se aplica muito bem ao solo e às condições climáticas do
estado”, diz. Atualmente, 52% se transformam em óleo, produto muito utilizado
na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. A abertura do mercado
indiano, maior consumidor de gergelim no mundo, tem aumentado o cultivo em todo
Brasil, embora o estado do Mato Grosso ainda responda por quase 60% da produção
no país.
Mercado Externo
O executivo salienta, que olhar para o mercado externo será uma
constante. “Tenho mantido uma forte relação na África, especialmente no Malawi;
conheci a agricultura do Moçambique, com o grupo Intelec; e nos Emirados Árabes
estou investindo em uma Kizad – um hub para negócios de empresas internacionais
em todo o Oriente Médio e Norte da África. O objetivo é unir o Nordeste
brasileiro a esta zona de livre comércio para que seja facilitado o trânsito de
mercadorias da Ásia (Paquistão, China, Índia) e dos Emirados Árabes para o
Brasil, tanto na exportação quanto na importação”, planeja.
Nesse sentido, o terminal de commodities pensado pelo grupo também armazenaria fertilizantes, já que o Brasil ainda precisa comprar de fora 80% do seu consumo. “Temos um ótimo relacionamento com a potência saudita que já fornece diferentes matérias-primas de fertilização para mercados na África e deseja atuar com um parceiro brasileiro”, finaliza.
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