HFN foi oportunidade para empreendedores de alimentação e panificação se reciclarem e fecharem negócios
A 4ª edição da Hotel & Food Nordeste (HFN), que aconteceu até a última sexta-feira (7) no Centro de Convenções de Pernambuco, foi uma oportunidade para empresários e profissionais dos setores de alimentação fora do lar se reciclarem e também terem contato com novidades do mercado – seja em equipamentos, ou em estratégias de gestão, vendas e produção.
Na programação, diversas palestras, aulas e workshops
movimentaram a feira, que começou na última quarta (5) e é promovida pela
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), pela Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) com organização da Insight Feiras e
Negócios. Para os expositores foi também uma oportunidade de posicionar suas
marcas no mercado nordestino e também vender produtos e soluções de tecnologia.
Luana Araújo, diretora de Marketing da JR Distribuição e da
marca Chef Confeiteiro, ficou animada com a terceira participação da empresa na
HFN. “Trouxemos uma programação de workshops e montamos uma grade com chefs
renomados que vão ensinar novas técnicas de confeitaria para o público
visitante”, explicou.
Um dos workshops do estande Chef Confeiteiro foi com Vânia
Elihimas – confeiteira renomada de Pernambuco, que ensinou para uma plateia
animada uma técnica de confeitaria com ganache de chocolate branco. A JR
Distribuidora conta com um centro de distribuição no Distrito Industrial de
Abreu e Lima e realiza entregas nas regiões metropolitanas do Recife e João
Pessoa. Já a loja Chef Confeiteiro funciona com três unidades: uma em Olinda e
duas no Ceasa-PE.
A Dispan Distribuidora de Alimentos estreou na HFN com o pé
direito. Com quatro lojas em três grandes cidades pernambucanas – Recife,
Caruaru e Petrolina, a empresa fortaleceu a marca e as parcerias durante os
três dias de evento. “Temos um catálogo de produtos com cinco mil itens.
Trabalhamos com lojas e com delivery e estamos bastante otimistas com os
resultados da nossa participação na HFN.”
A Bralyx produz máquinas para coxinhas, salgados, massas
frescas, doces e confeitaria. A empresa trouxe para a feira um lançamento: uma
máquina modeladora de salgados totalmente digital e desenvolvida desde o
projeto pela Bralyx. “É um equipamento de fácil operação e trabalha com mais de
um tipo de recheio e também com produtos típicos da região, como a massa de
macaxeira”, explica Vanessa Souza, gerente de vendas da empresa. A Bralyx tem
uma indústria em São Paulo, vende para todo o Brasil e também tem presença nos
Estados Unidos, em Portugal e na Inglaterra.
Com o turismo em franca recuperação no Nordeste e a
expectativa de manutenção do crescimento do segmento nos próximos anos,
empresas da região Sul do Brasil fizeram questão de estar na HFN em busca de
fortalecer laços com os clientes da região e conquistar novas vendas. Foi o
caso da Metvisa – que atua com tecnologias em equipamentos para a área de
gastronomia; e da Skymsen – do segmento de equipamentos para bares,
restaurantes, padarias e outros empreendimentos do setor de alimentação.
“A gente não vende para o consumidor final, mas para outras
empresas do setor de food service. Temos clientes bastante fortes no Nordeste,
especialmente nas cidades de Salvador, Recife, Fortaleza e São Luís. Nossa
presença na HFN é também para posicionar a marca e reencontrar os clientes
pessoalmente”, explica Fabrício Brockveld, responsável pelo marketing da
empresa.
A aposta do Padeirão foi mostrar ao mercado o diferencial de
produtos que são oferecidos exclusivamente pela marca, que também lançou-se no
segmento de gastronomia com o selo “Mundo do Chef” – que conta com produtos
exclusivos para quem trabalha com gastronomia.
“A gente também quer ressaltar que o Padeirão não é focado
apenas na panificação e conta com todos os produtos utilizados na gastronomia e
na confeitaria, com marcas exclusivas. Aqui na HFN também estamos com uma
parceria com a Padaria do Amanhã”, explicou a sócia da empresa, Daniela Rocha.
O Padeirão também firmou parceria com a Levain – Escola de
Panificação e Confeitaria, do chef e mestre padeiro Rogério Shimura – que
ministrou workshops durante a programação da HFN. Shimura ensinou, por exemplo,
a fazer os famosos muffins de banana e chocolate com a massa previamente
congelada – uma forma de se planejar e economizar na produção.
A chamada Cozinha de Antecipação também foi o tema das
palestras do estande Cozinha Empreendedora, com diversas conferências e
minicursos sobre a possibilidade de antecipar processos culinários em bares e
restaurantes em busca de uma maior economia e otimização do tempo e dos
recursos.
Levain Escola de
Panificação e Confeitaria foi destaque na HFN - Hotel & Food Nordeste 2022
Com uma arena de
conhecimento centrada na panificação e confeitaria, o maior nome da panificação
nacional Rogério Shimura apresentou noções de gestão e destacou que “Além de
desmistificar toda a parte da alquimia da mistura dos ingredientes, a gente vem
fermentar a ideia da panificação e confeitaria, já que está muito em evidência
o setor”, afirma. Segundo Shimura, dos dez mil alunos que já passaram na Levain
Escola, 45% são do Nordeste, o que destaca o potencial da região.
A missão da Levain
Escola de Panificação e Confeitaria é passar conhecimento para os profissionais
que queiram ingressar na área. Durante os seis workshops/dia realizados na HFN
- Hotel & Food Nordeste, foram repassadas as noções básicas, deixando um
“gostinho” do que a escola tem para oferecer. “Muitas pessoas visitando atrás
de conhecimento do setor. Com certeza em 2023 a Levain Escola de Panificação
vai estar presente com uma arena de conhecimento ainda melhor do que 2022”,
destacou Rogério Shimura.
Conceito europeu e foco no projeto arquitetônico, Padaria do
Amanhã foi destaque na HFN 2022
A Padaria do Amanhã apresentou propostas de mercado, com
foco nas experiências únicas para os empresários da panificação, na HFN – Hotel
& Food Nordeste e na Feira Super Mix 2022, mostrando as capacidades do
projeto arquitetônico, através da personalização e escolha de temática, de
maneira a destacar o ponto comercial.
O projeto trouxe uma ambientação inspirada na cultura
francesa, desde a arquitetura ao ambiente, com vitrines e mesas de exposição,
focando no carro chefe de toda panificadora: o pão.
“Trouxemos a inovação e a tecnologia, com a valorização do
produto em si e comigo a caráter, de francesa, o que foi bem interessante para
feira porque virou um atrativo, onde todos quiseram tirar fotos", destacou
a idealizadora do projeto e arquiteta especialista em panificação, Dani
Figueirôa.
A Padaria do Amanhã mostrou como as potencialidades da arquitetura
trazem o diferencial e a importância de uma identidade visual como inspiração
para perpetuar o nome da marca e ser lembrada como referência pelos clientes.
A HFN - Hotel & Food Nordeste está em sua quarta edição e é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), com a Abrasel em Pernambuco, e a Insight Feiras & Negócios, com patrocínio da CNC, do Banco do Nordeste, da Prefeitura do Recife e apoio do Sebrae/PE. O evento foi pensado para atender as demandas do mercado e potencializar o retorno sobre os investimentos para os expositores e compradores.
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