Super Mix Talks teve a participação de especialistas nacionais
Palestras aconteceram durante programação da feira, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco
O Super Mix Talks proporcionou
debates de cases de sucesso do setor de varejo com a participação de
especialistas nacionais, durante a programação da 16ª edição da feira Super
Mix, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
O executivo de negócios
especialista dos padrões GS1 Brasil Nilson Gasconi apresentou o tema “CÓDIGO
BIDIMENSIONAL - 2D”, trazendo o conceito da evolução do código de barras, que
surgiu 50 anos atrás e hoje começa a sofrer a transição para essa nova
simbologia do 2D. Com o objetivo de dar mais identidade ao produto, além de
colocar todas as informações necessárias acerca dele, com o código 2D, as lojas
do varejo poderão executar um gerenciamento de estoque, entregando mais
segurança para o consumidor e dando uma maior facilidade e velocidade na
leitura do produto.
As indústrias podem adicionar
informações fixas ou variáveis no código, entregando informações como o tempo
que aquele produto passou na loja, data de validade, indústria de fabricação,
se é ou não necessário que o mercado invista em outro produto, evitando o
desperdício e entendendo qual o caminho mais viável para o lucro. Em seguida,
compondo a rodada de debates, participou o diretor executivo da RGB Consultoria
Empresarial, Renato Machado, e o proprietário da BM Informática, primeira
empresa a ler o código 2D, Benjamin Machado.
Com o tema “EFICIÊNCIA
OPERACIONAL”, o presidente da ABRAPPE, Carlos Eduardo, destacou a importância
da prevenção de perdas através de pilares estratégicos do conselho de
administração dos supermercados, com uma gestão de riscos, baseada em gestão de
estoque e saber identificar as perdas e suas causas. “Todos que trabalham no
supermercado são responsáveis pela prevenção de perda, não só os que trabalham
no setor”, afirma Carlos.
O supermercadista Gilson Lopes
e o sócio fundador da APS tecnologia, Dirceu Cordeiro, completaram o bate papo
para exemplificar, na prática, como funciona a prevenção de perdas e a
rentabilidade da empresa, através de uma boa gestão alinhada ao uso de uma
tecnologia focada no negócio.
No terceiro e último dia, a
empreendedora Dani Lacerda apresentou a sua visão jovem e inovadora de
supermercadista que a fez se destacar e crescer no ramo, no painel “ESG e
Varejo”. Daniela Lacerda, conhecida como Baianinha nas mídias sociais onde
acumula mais de 76 mil seguidores, é fundadora e CEO da Rede Corujão 24h,
localizada em Feira de Santana, Bahia. A empresária expõe sua visão jovem e
inovadora de supermercadista, como o investimento em capital humano e na
representatividade do colaborador. A empresa que começou como distribuidora de
bebidas hoje é referência no setor de varejo e supermercados e conquistou um
faturamento de R$ 285 milhões em 2020.
Daniela é apontada como a
mulher mais jovem do setor varejista alimentício, segundo a Associação Baiana
de Supermercados (ABASE). “Para mim é uma honra estar presente nesse evento,
onde a feira representa muito a região Norte e Nordeste, ter a oportunidade de
palestrar e levar conhecimento para o nosso setor, que carece de informações.
Desejo transmitir para essas pessoas a importância do crescimento e a
representatividade, como uma forma de exemplo que pode ser seguido”, ressaltou
a empresária.
O painel da Super Mix Talks
também contou com a presença da debatedora Simone Maria Lima, representante do
supermercado Santana, que já conta com lojas em Gravatá, Bezerros e uma
delicatessen na Panini em Caruaru.
Lima afirma que ao longo das edições a feira se torna cada vez mais fundamental para os negócios da empresa. “Venho para a feira atrás de conhecimento, no começo do Supermercado Santana a Super Mix foi muito importante e hoje, que estamos comemorando 18 anos é ainda mais importante para adquirirmos conhecimento”, conclui.
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