Inovar não é um dom, mas um exercício que necessita de estímulo
Por Cristiano Fontes*
A inovação é para todos e toda
iniciativa que a envolver tem valor. Por meio dela, é possível melhorar um
produto, reduzir um custo de operação, otimizar um processo interno, gerir
pessoas de perfis e necessidades diversos. Você não precisa, necessariamente,
investir dinheiro para inovar, mas precisa investir tempo e, muitas vezes, ter
uma equipe dedicada para isto, além de uma cultura forte que sempre incentive a
empresa a pensar fora da caixa.
Parte desta cultura é ensinar as equipes
a buscar novos conhecimentos e visões de forma proativa. Inovação não é
voltar-se para dentro, contar com as mesmas equipes e perspectivas – e precisar
ir além da visão pessoal ou do seu gestor. Deve-se buscar apoio em publicações,
feiras, literatura especializada, participar de fóruns de inovação e novidades
do setor de atuação, além de falar com novos potenciais fornecedores que possam
trazer soluções inéditas. Empresas precisam não apenas estimular seus
funcionários a “pensar fora da caixa”, mas também ensiná-los onde podem buscar
inspirações para inovar.
É preciso incentivar e premiar aqueles
que constantemente estão pensando em melhorias para a empresa. É fundamental
criar um ambiente em que as pessoas se sintam ouvidas e confortáveis o
suficiente para experimentar, ousar, serem inovadoras. Isso só acontece com uma
cultura que estimula a inovação. Aqui na Ticket, uma marca Edenred, incentivar
este tipo de postura faz parte do dia a dia. Os colaboradores podem participar
do Se Vira nos 5, desafio que oferece mentoria de três meses para maturação e
aperfeiçoamento dos projetos inscritos e que, no final, premia as melhores
ideias de intraempreendedoríssimo. Desde o lançamento, foram cerca de 200
ideias inscritas.
A principal necessidade de inovar é a
velocidade com que as coisas acontecem atualmente no mercado. É preciso fugir
da obsolescência programada em tempos de constantes mudanças tecnológicas. Você
precisa se adaptar para sobreviver.
Além de estar no páreo, é necessário se
destacar. E isso é possível por meio de novas apostas na forma de realizar os
processos, de pensar nos produtos e de atender ao público. O resultado são
soluções mais eficientes e clientes mais satisfeitos.
A inovação também está totalmente
atrelada ao uso de tecnologia. Com ela, é possível realizar atividades mais
rapidamente e mitigar erros. Se o fluxo de caixa é realizado manualmente em uma
planilha no computador, a chance de cadastrar informações erradas é muito alta,
além de não ser escalável ou capaz de acompanhar o crescimento do
negócio. Já com um programa que seja capaz de automatizar essa atividade,
os erros diminuem e os profissionais antes responsáveis por ela podem ser
realocados para tarefas mais estratégicas.
Seja utilizando tecnologia ou
simplesmente apostando em formas alternativas de realizar determinadas tarefas,
o importante é que a iniciativa tenha resultados positivos. Alguns dos mais
comuns são maior produtividade em menor período de tempo, e baratear a produção
sem precisar mexer no preço dos produtos finais.
Um exemplo do aumento de eficiência é o
controle de estoque. Manualmente é preciso contar os números de produtos
disponíveis, assim como atualizá-los sempre as entradas e saídas, além de
observar o momento de encomendar mais matéria-prima. Erros como quantidade de
produtos em estoque que não condiz com a realidade ou atraso para encomendar no
fornecedor são comuns, por exemplo. No entanto, se a empresa apostar em
inovação e contratar um aplicativo para gestão de estoque, ela poderá fazer o
controle dos produtos e, se estiver com números baixos, poderá enviar um pedido
com as peças necessárias automaticamente para o fornecedor.
Inovação não é um processo que tem
começo, meio e fim. Inovar é um ciclo constante e uma mudança de hábito, em que
o olhar clínico para fazer novos diagnósticos precisa estar sempre afiado.
Trace sempre novos planos, atualize estratégias, se mantenha no páreo e se
aproxime de pessoas com olhares diferentes do seu. Se a inovação não se tornar
parte da rotina da sua empresa, não é possível dizer que ela foi implementada
com sucesso.
*Cristiano Fontes é Diretor de
Estratégia e Desenvolvimento da Ticket.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de
alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação
digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação
vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de
alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas,
antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem
mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455
mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente
nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e
investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus
públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que
oferece descontos com cashbacks
para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred,
plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como
companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes.
Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de
estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.
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