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Longevidade Expo+Fórum encerra 4ª edição com 80 horas de conteúdo para uma audiência de mais de 815 mil pessoas

Edição 2022 consolida evento como o mais importante para o setor longevo, levando debates, novidades, tendências e entretenimento para o público maduro, que mais cresce no país

Walter Feldman e Alexandre Kalache
Créditos: Fábio H. Mendes / E6 Imagens

A cada 28 segundos “nasce” uma pessoa idosa no Brasil. Talvez esse seja o maior despertar para a importância de se falar e se pensar a longevidade. E é assim que a Longevidade Expo+Fórum encerra sua 4ª edição, reunindo mais de 200 palestrantes, 70 marcas expositoras, mais de 5 mil visitantes e audiência digital de mais de 800 mil pessoas para debater sobre o mais importante acontecimento do último século: envelhecer bem.

Mais de 700 pessoas trabalharam para esse evento acontecer e vejo o mesmo sentimento em todas: felicidade por fazer parte desse movimento. Como novo presidente do evento, minha missão é levar a Longevidade Expo+Fórum a todo país, não só pelo digital, mas por rodadas presenciais nos Estados também, em um processo constante de propor melhorias para a sociedade”, declara Walter Feldman.

A programação que ocupou os três dias de evento (29/09 a 01/10) trouxe painéis sobre como os maduros querem ser percebidos e atendidos, quais seus anseios e aspirações, além de inovações que estão surgindo para melhorar o envelhecimento dos brasileiros, em áreas como mobilidade urbana, medicina, consumo, tecnologia e educação. Só na cidade de São Paulo já são cerca de 2 milhões de idosos, e em 2025 essa população deve superar o número de jovens pela primeira vez, chegando a um terço dos paulistanos até 2050. Segundo dados do IBGE, a média da expectativa de vida dos brasileiros é de 76,8 anos e a tendência é um aumento gradativo com o avanço da medicina. Do ponto de vista econômico, o consumidor 50+ deve movimentar 2 trilhões de reais no país neste ano de 2022.

Nesse sentido, a Longevidade é um momento muito relevante, pois coloca a questão do envelhecimento na pauta da agenda pública e política”, pontua o coordenador de políticas públicas para a pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Renato Cintra. Assim como ele, personalidades dos setores público, social e privado como Gilberto Natalini, Cid Torquato, Joaquim Levy, Cida Portela, Raul Cutait, Jean Gorinchteyn, Alexandre Kalache, Eva Bettine, Luiza Helena Trajano, Michelle Queiroz, Luiz Felipe Pondé, Mona Rikumbi, Caco Barcellos e Heródoto Barbeiro também participaram dos debates, reforçando que é possível iniciativas públicas e privadas andarem lado a lado na busca por melhorias e direitos desse grande contingente populacional. A exemplo disso, a feira viabilizou o cadastro dos visitantes no Programa Contrata SP 50+, realizado pela Prefeitura de São Paulo que visa a inclusão de profissionais seniores no mercado de trabalho; e programas sociais como o Programa Trabalho Social com Idosos (TSI), do SESC, que há quase 60 anos oferece atividades de inclusão digital e cultural para os longevos.

Outro cenário levantado pelo evento foi a necessidade de as marcas estabelecerem uma melhor comunicação com esses consumidores, hoje cerca de 13% do PIB nacional. Especialistas em marketing e comunicação focados no setor, como Rita Almeida (da AlmapBBDO) e Martin Henkel (SeniorLab mercado & consumo 60+) comentaram que os longevos querem sentir-se, antes de tudo, úteis, ativos e ouvidos, e que as marcas devem rever as representações desses consumidores em suas campanhas.

Entre os setores econômicos que rapidamente perceberam e se adaptaram a essas demandas está o segmento de viagens e turismo, sendo hoje as agências especializadas nesse target as que mantém o mercado ativo na baixa temporada. Para a agência de turismo 2GO, especializada em viagens 50+, a edição 2022 da Longevidade Expo+Fórum mostrou-se muito positiva, tanto que já confirmou participação para 2023. Marcus Matta, diretor da agência, conta que o evento é uma oportunidade para ampliar sua base de cadastros para a estratégia de CRM baseada em uma rede de divulgação de notícias e pacotes.

A inclusão e retenção dos longevos nas corporações também se mostrou assunto relevante em meio a um cenário de exclusão dos profissionais com mais de 50 ou 60 anos das empresas, ao mesmo tempo em que a pirâmide etária está se invertendo. Avaliação comum entre os palestrantes do tema, como os professores da FGV/EAESP Fábio Gallo e Wesley Mendes, é de que profissionais das gerações anteriores à Z, por exemplo, têm se mostrado mais produtivos e ricos em repertório, hard e soft skills, fazendo deles boas aquisições em quaisquer áreas. Além disso, o tema precisa ser visto pela perspectiva das práticas de ESG.

A 4ª edição marcou o lançamento dois grandes projetos: o Orgulho Gray e o Movimento E.L.U.S. O primeiro foi idealizado pela Longevidade Expo+Fórum, em parceria com André Almada, co-fundador do Grupo The Week, para criar uma rede de apoio e inclusão para a comunidade LGBTQIAP+. O diretor da Longevidade e representante da iniciativa, Junior Santos, aponta que a expectativa de vida de uma pessoa da comunidade LGBTQIAP+ é de apenas 35 anos. Esse dado reforça a urgência de se criar uma rede de proteção para essas pessoas, que muitas vezes acabam saindo cedo de casa e não constituem família. Assim, o cuidado com a saúde mental e os laços sociais são ainda mais importantes ao longo de seu envelhecimento.

Já o movimento E.L.U.S. foi lançado pela Rede Longevidade para difundir a causa da longevidade e da diversidade pela sociedade e organizações. Na ocasião, além de André Almada, nomes como Michelle Queiroz, Mariza Tavares, Mona Rikumbi, Vera Ronzella, Alexandre Kalache e Luiza Helena Trajano falaram sobre a união intergeracional pela representatividade de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência. Mona Rikumbi ressaltou que “quando se é minoria, envelhecer num país como Brasil é ainda mais desafiador”, citando como exemplo a discrepância entre a expectativa de vida de uma mulher moradora de um bairro nobre de São Paulo (cerca de 77,7 anos) e a de uma mulher negra e periférica (50 anos em média).

Outra novidade da Longevidade Expo+Fórum é edição conceito da Silver Week – programa de promoções e descontos especiais para os longevos em shoppings em todo o Brasil, que segue até dia 11 de outubro, em parceria com a ABRASCE e a ALSHOP. O lançamento contou com a participação de 52 shoppings, número que deve aumentar a cada ano. No encerramento, 1º de outubro, dia Mundial do Idoso estabelecido pela ONU, foi apresentada a carta-manifesto à sociedade, propondo um trabalho constante e conjunto entre iniciativas privadas e o poder público para estruturar dinâmicas sociais inclusivas, livres do etarismo, e promover mecanismos de segurança e autonomia para os indivíduos 50+, construindo uma Nação Amiga do Idoso.

Sobre o Longevidade Expo + Fórum
Criada em 2019, a Longevidade Expo + Fórum é um evento de negócios, experimentação e conteúdo voltado para o público 50+. Com edições anuais, reúne produtos, tecnologia, serviços e soluções dos setores de saúde, bem-estar, turismo, mercado de trabalho, finanças, cultura, tecnologia e lifestyle, entre outros. Tem realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, organização com 49 anos de experiência e referência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais. Seus eventos incluem a Couromoda - maior feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina; a Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética Profissional; a São Paulo Prêt-à-Porter - destinada ao varejo de moda; e a Hospitalar - Evento Internacional para a Cadeia da Saúde adquirida em 2015 pela UBM plc e parte da Informa Markets.

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