Longevidade Expo+Fórum encerra 4ª edição com 80 horas de conteúdo para uma audiência de mais de 815 mil pessoas
Edição 2022 consolida evento como o mais
importante para o setor longevo, levando debates, novidades, tendências e
entretenimento para o público maduro, que mais cresce no país
Walter Feldman e Alexandre Kalache
Créditos: Fábio H. Mendes / E6 Imagens
A cada 28 segundos “nasce” uma pessoa
idosa no Brasil. Talvez esse seja o maior despertar para a importância de se
falar e se pensar a longevidade. E é assim que a Longevidade Expo+Fórum encerra
sua 4ª edição, reunindo mais de 200 palestrantes, 70 marcas expositoras, mais
de 5 mil visitantes e audiência digital de mais de 800 mil pessoas para debater
sobre o mais importante
acontecimento do último século: envelhecer bem.
“Mais
de 700 pessoas trabalharam para esse evento acontecer e vejo o mesmo sentimento
em todas: felicidade por fazer parte desse movimento. Como novo presidente do
evento, minha missão é levar a Longevidade Expo+Fórum a todo país, não só pelo
digital, mas por rodadas presenciais nos Estados também, em um processo
constante de propor melhorias para a sociedade”, declara Walter
Feldman.
A programação que ocupou os três dias de
evento (29/09 a 01/10) trouxe painéis sobre como os maduros querem ser
percebidos e atendidos, quais seus anseios e aspirações, além de inovações que
estão surgindo para melhorar o envelhecimento dos brasileiros, em áreas como
mobilidade urbana, medicina, consumo, tecnologia e educação. Só na cidade de
São Paulo já são cerca de 2
milhões de idosos, e em 2025 essa população deve superar o
número de jovens pela primeira vez, chegando a um terço dos paulistanos até
2050. Segundo dados do IBGE, a média da expectativa de vida dos brasileiros é
de 76,8 anos e a tendência é um aumento gradativo com o avanço da medicina. Do
ponto de vista econômico, o consumidor 50+ deve movimentar 2 trilhões de reais no
país neste ano de 2022.
“Nesse
sentido, a Longevidade é um momento muito relevante, pois coloca a questão do
envelhecimento na pauta
da agenda pública e política”, pontua o coordenador de
políticas públicas para a pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos
Humanos e Cidadania de São Paulo, Renato Cintra. Assim como ele, personalidades
dos setores público, social e privado como Gilberto Natalini, Cid Torquato,
Joaquim Levy, Cida Portela, Raul Cutait, Jean Gorinchteyn, Alexandre Kalache,
Eva Bettine, Luiza Helena Trajano, Michelle Queiroz, Luiz Felipe Pondé, Mona
Rikumbi, Caco Barcellos e Heródoto Barbeiro também participaram dos debates,
reforçando que é possível iniciativas públicas e privadas andarem lado a lado
na busca por melhorias e direitos desse grande contingente populacional. A
exemplo disso, a feira viabilizou o cadastro dos visitantes no Programa Contrata SP 50+,
realizado pela Prefeitura de São Paulo que visa a inclusão de profissionais
seniores no mercado de trabalho; e programas sociais como o Programa Trabalho Social com Idosos
(TSI), do SESC, que há quase 60 anos oferece atividades de inclusão digital e
cultural para os longevos.
Outro cenário levantado pelo evento foi
a necessidade de as marcas estabelecerem uma melhor comunicação com esses
consumidores, hoje cerca de 13%
do PIB nacional. Especialistas em marketing e comunicação
focados no setor, como Rita Almeida (da AlmapBBDO) e Martin Henkel (SeniorLab
mercado & consumo 60+) comentaram que os longevos querem sentir-se, antes
de tudo, úteis, ativos e ouvidos, e que as marcas devem rever as representações
desses consumidores em suas campanhas.
Entre os setores econômicos que
rapidamente perceberam e se adaptaram a essas demandas está o segmento de viagens e turismo, sendo
hoje as agências especializadas nesse target
as que mantém o mercado ativo na baixa temporada. Para a agência de turismo
2GO, especializada em viagens 50+, a edição 2022 da Longevidade Expo+Fórum
mostrou-se muito positiva, tanto que já confirmou participação para 2023.
Marcus Matta, diretor da agência, conta que o evento é uma oportunidade para
ampliar sua base de cadastros para a estratégia de CRM baseada em uma rede de
divulgação de notícias e pacotes.
A inclusão e retenção dos longevos nas corporações também
se mostrou assunto relevante em meio a um cenário de exclusão dos profissionais
com mais de 50 ou 60 anos das empresas, ao mesmo tempo em que a pirâmide etária
está se invertendo. Avaliação comum entre os palestrantes do tema, como os
professores da FGV/EAESP Fábio Gallo e Wesley Mendes, é de que profissionais
das gerações anteriores à Z, por exemplo, têm se mostrado mais produtivos e
ricos em repertório, hard e
soft skills,
fazendo deles boas aquisições em quaisquer áreas. Além disso, o tema precisa
ser visto pela perspectiva das práticas de ESG.
A 4ª edição marcou o lançamento dois
grandes projetos: o Orgulho
Gray e o Movimento
E.L.U.S. O primeiro foi idealizado pela Longevidade
Expo+Fórum, em parceria com André Almada, co-fundador do Grupo The Week, para
criar uma rede de apoio e inclusão para a comunidade LGBTQIAP+. O diretor da
Longevidade e representante da iniciativa, Junior Santos, aponta que a
expectativa de vida de uma pessoa da comunidade LGBTQIAP+ é de apenas 35 anos.
Esse dado reforça a urgência de se criar uma rede de proteção para essas
pessoas, que muitas vezes acabam saindo cedo de casa e não constituem família.
Assim, o cuidado com a saúde mental e os laços sociais são ainda mais
importantes ao longo de seu envelhecimento.
Já o movimento E.L.U.S. foi lançado pela Rede
Longevidade para difundir a causa da longevidade e da diversidade pela
sociedade e organizações. Na ocasião, além de André Almada, nomes como Michelle
Queiroz, Mariza Tavares, Mona Rikumbi, Vera Ronzella, Alexandre Kalache e
Luiza Helena Trajano falaram sobre a união intergeracional pela representatividade
de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência. Mona Rikumbi
ressaltou que “quando se é
minoria, envelhecer num país como Brasil é ainda mais desafiador”,
citando como exemplo a discrepância entre a expectativa de vida de uma mulher
moradora de um bairro nobre de São Paulo (cerca de 77,7 anos) e a de uma mulher
negra e periférica (50 anos em média).
Outra novidade da Longevidade Expo+Fórum
é edição conceito da Silver
Week – programa de promoções e descontos especiais para os longevos
em shoppings em todo o Brasil, que segue até dia 11 de outubro, em
parceria com a ABRASCE e a ALSHOP. O lançamento contou com a participação de 52
shoppings, número que deve aumentar a cada ano. No encerramento, 1º de outubro, dia Mundial do Idoso
estabelecido pela ONU, foi apresentada a carta-manifesto à
sociedade, propondo um trabalho constante e conjunto entre iniciativas privadas
e o poder público para estruturar dinâmicas sociais inclusivas, livres do
etarismo, e promover mecanismos de segurança e autonomia para os indivíduos
50+, construindo uma Nação
Amiga do Idoso.
Sobre o Longevidade Expo + Fórum
Criada em 2019,
a Longevidade
Expo + Fórum
é um evento de negócios, experimentação e conteúdo voltado para o público 50+.
Com edições anuais, reúne produtos, tecnologia, serviços e soluções dos setores
de saúde, bem-estar, turismo, mercado de trabalho, finanças, cultura,
tecnologia e lifestyle, entre outros. Tem realização e gestão da São Paulo
Feiras Comerciais, organização com 49 anos de experiência e referência no setor
de feiras de negócios e congressos profissionais. Seus eventos incluem a
Couromoda - maior feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da
América Latina; a Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e
Estética Profissional; a São Paulo Prêt-à-Porter - destinada ao varejo de moda;
e a Hospitalar - Evento Internacional para a Cadeia da Saúde adquirida em 2015
pela UBM plc e parte da Informa Markets.
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