Moradias flexíveis são tendência para 82% dos jovens brasileiros
Conceito de moradia passa por uma
ressignificação que impulsiona o crescente mercado em Curitiba
Helbor Stay Batel, de Curitiba
Celso Pilati
Um levantamento realizado pelo Instituto
de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em 2020 revelou que 70%
dos entrevistados não têm preferência por um imóvel fixo. O estudo também
mostrou que 82% dos jovens brasileiros, entre 16 e 24 anos, querem experimentar
a moradia flexível, contra apenas 26% que pensam em financiar a casa própria em
30 anos.
Na outra ponta, o mercado de locações
está em ascensão em Curitiba, uma vez que, segundo o dados do Instituto
Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial
(Inpespar), o primeiro semestre de 2022, fechou em alta de mais de 26% nos
imóveis residenciais, 9,1% pontos percentuais acima do registrado no
período do ano passado.
Esses números reforçam as mudanças
significativas nos hábitos relativos ao morar e à forma de trabalhar, é o que
aponta o CEO da Yogha, Avelino Neto. “O trabalho remoto trouxe uma
verdadeira revolução em vários aspectos, colocando muitas pessoas em contato
com lugares que não são a base da empresa onde trabalham. Isso trouxe um novo
olhar no setor de empreendimentos, que passou a investir em unidades prontas
para o uso, e um crescimento na busca por moradias flexíveis, onde o inquilino
pode ficar por um tempo, conhecer a cidade, trabalhar e depois partir para
outra localidade”.
Para acompanhar esse comportamento, o
próprio conceito de moradia passou por uma ressignificação, o que impulsionou o
crescente mercado de moradias flexíveis, favorecendo o crescimento de
plataformas como a Yogha, que atua em Curitiba desde 2016, sendo a primeira e a
maior empresa de moradias por assinatura 100% digital do estado do Paraná.
“Morar de aluguel com um contrato flexível possibilita às pessoas uma liberdade
nunca vista anteriormente e, o melhor, tudo com muita segurança e agilidade.
Hoje a pessoa pode mudar de casa, de cidade e até mesmo de país, quando quiser
e sem se preocupar com burocracias, multas rescisórias e demais processos de
locações tradicionais”, reforça o CEO.
Avelino conta que nesse panorama, a
moradia é vista cada vez mais como um serviço e não necessariamente um bem,
pois as pessoas estão mais preocupadas em “usar” e não em “ter”, o que provoca
a necessidade de se pensar em outras demandas, como a experiência dos clientes
e soluções inovadoras e competitivas. “Nossa essência é 100% digital e sempre
buscamos oferecer as melhores soluções, seja para os nossos parceiros, que
podem contar com uma gestão completa da Yogha para os seus imóveis, seja para
os locatários, que podem ter a agilidade da nossa plataforma durante todo o
processo de locação”, conta Avelino.
Outro ponto fundamental é que essa nova
forma de morar oferece facilidades que ajudam a agilizar e facilitar o dia a
dia, como, por exemplo, a oferta de serviços de lazer, alimentação e lavanderia
sob demanda. “Para atender de forma completa, a Yogha prioriza também a oferta
de serviços sob demanda em seu portfólio, como lavagem de roupas, alimentação
de qualidade e locais que tenham área de lazer, como, por exemplo o Oxygen,
empreendimento com lançamento previsto para 2025, que conta com localização
privilegiada no coração de Curitiba e estrutura completa para atender serviços
como: como SPA, lavanderia OMO, marketplace, bike rental, espaço kids e um café
com opções rápidas de alimentação”, reforça o CEO.
Tendo em vista o aquecimento do mercado
no ramo de moradias flexíveis, a Yogha investe forte em Curitiba, gerenciando
mais de 200 imóveis por meio de parcerias de peso com empreendimentos de
grandes incorporadoras da capital paranaense, como GT Building, Helbor,
Invescon, Bassoli, Gp Arquitetura, Martelli e Gadens - todos disponibilizados e
geridos de forma 100% digital, por meio da plataforma da empresa. Além disso, a
Yogha deve quadruplicar o seu portfólio até 2025, considerando apenas os
contratos já firmados para novos empreendimentos, como é o caso da parceria com
o empreendimento Oxygen, da O3 Empreendimentos. “A parceria com a O3
possibilitará ainda mais opções ao público consumidor e aos investidores do
ramo, oferecendo um alto padrão de qualidade, o que favorece ainda mais a
cultura do anywhere office”, finaliza.
Sobre a Yogha - Fundada em 2016, a Yogha é uma startup de moradias por assinatura que atua em Curitiba, administrando mais de 200 imóveis. Em seu portfólio, a empresa conta com mais de 38000 clientes e 183 parceiros investidores que por meio da Yogha têm uma gestão integral de seus imóveis de forma 100% digital e inovadora. Para conhecer mais, acesse: www.yogha.com.br
Nenhum comentário