No mês em comemoração a Nossa Senhora Aparecida, franquia conta como é trabalhar com um dos nichos que mais cresce no país, o da religiosidade
Público fiel e engajado, além de consumidores fortes em torno das marcas, desde crianças a idosos, rede Santo Santo Santo conta sobre as características dos consumidores de artigos religiosos
Nos últimos anos, o mercado de produtos religiosos
ganhou ainda mais espaço e movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano. Há
inúmeras possibilidades de negócios para os empreendedores com este segmento,
desde a venda de bíblias (livro mais lido e vendido no mundo), imagens, até o
turismo religioso.
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem população
majoritariamente cristã, representando 87% da sociedade. Em pesquisa do
Datafolha, em 2021, apontou que o país tinha 50% de católicos, 31% de
evangélicos, e 10% que declararam não ter religião.
A pandemia refletiu a busca pelo
fortalecimento da fé e acolhimento em forma de presentes religiosos, colocando
o amor a Deus à frente de todos os obstáculos. Os clientes encontram nos
acessórios uma forma de ter sua devoção junto deles. Pesquisa de 2019 constatou
que o Brasil é o terceiro país do mundo onde mais se acredita na existência de
Deus. O que ajuda a explicar o motivo pelo qual o mercado de artigos religiosos
vem crescendo significativamente no país nos últimos anos.
“O público é fiel. É assim que podemos
definir os consumidores de artigos religiosos. Por serem negócios de nicho, os
empreendimentos religiosos tendem a ter públicos engajados e comunidades em
torno das marcas. E com a digitalização no contexto da pandemia, este setor se
manteve ativo, inclusive por seu caráter de bem-estar por meio da fé”, avalia
Ana Paula Ribeiro Cury, fundadora e sócia da franquia Santo Santo Santo.
Devoção
O mês de outubro reúne alguns dos santos
mais populares entre os fiéis católicos, entre eles, a padroeira do Brasil,
Nossa Senhora Aparecida.
Ana Paula conta que produtos ligados à imagem de Nossa Senhora
Aparecida representam entre 20% a 30% das
vendas mensais na sua franquia. Hoje o fiel
encontra diversos tipos de imagens que vão
desde o tradicional gesso, a também madeira, ferro, entre outros materiais.
Na Santo Santo Santo, por exemplo,
produtos relacionados a padroeira são encontrados em pulseiras de silicone e também em couro (ambas
unissex); braceletes de metal com pingentes; chaveiros em couro e metal;
adornos para retrovisor; terços e dezenas em madeira, hematita e também em
cristal. Além, é claro, das imagens de diversos tamanhos.
“Se tratando de Nossa Senhora Aparecida, fica difícil
escolher o produto mais vendido, pois tudo é sucesso! Mas posso destacar uma
que é queridinha na loja, que é a imagem em gesso com pintura bicolor nos tons
de azul e dourado. É uma peça lindíssima que chama a atenção de boa parte dos
clientes que entram na loja”, revela a empresária.
Entre as
peças mais "diferentes", Ana Paula destaca a imagem em madeira de
reflorestamento com marchetaria em acrílico e espelho. É uma peça que custa em
torno de R$ 529,00, e segundo quem compra, vale muito a pena o investimento,
não somente pela beleza, mas o que ela representa para quem é devoto a santa.
Além de Nossa Senhora Aparecida, este mês
ainda é celebrado Santa Terezinha do Menino Jesus (01/10), padroeira das
Missões e protetora dos missionários; São Francisco de Assis (04/10), protetor
dos animais; São Benedito (05/10), protetor dos cozinheiros; Santa Edwiges
(16/10), protetora dos endividados; São Lucas (18/10), padroeiro dos médicos;
Frei Galvão (25/10), padroeiro dos engenheiros, construtores e arquitetos; e
São Judas Tadeu (28/10), santo dos casos desesperados.
Perfil do consumidor de artigos religiosos
Para Ana Paula, hoje os consumidores de
artigos religiosos são pessoas que procuram produtos para si e também como
forma de presentear alguém, pois acredita que o acessório transmitirá fé, paz,
tranquilidade, e a proximidade com o seu santo de devoção. “Costumo afirmar que
nossas peças trazem um sentido especial,
um significado e isso é muito importante para facilitar e também atender as
expectativas do cliente”, diz.
A religião é um elemento sociocultural muito
importante. Falar de fé é entender os aspectos que compõem determinada
população, com suas crenças, comportamento, dogmas e cultura. Estudo Valores
dos Brasileiros mostrou que 96% da população citou a fé e a esperança como
princípios essenciais.
Empreendedorismo religioso
Devido a pandemia e o isolamento, além do luto de
várias famílias, houve uma busca intensa das pessoas por produtos e artigos
religiosos, que viessem auxiliá-los neste período difícil, trazendo conforto e
paz espiritual, ao mesmo tempo em que espalhasse entre todos, mensagens de
amor, positividade e espiritualidade, e por fim, a esperança para superar estes
tempos.
Com isso, diversos lojistas do setor de artigos
religiosos registraram alta significativa nas vendas durante o período, ao
mesmo tempo em que puderam contribuir com a sua missão de levar a boa nova às
pessoas necessitadas, mantendo as mesmas conectadas a sua espiritualidade.
Foi exatamente na pandemia que a Santo
Santo Santo cresceu em um ritmo que surpreendeu até mesmo os gestores do
negócio, inclusive no e-commerce, via
canais como WhatsApp, Instagram e o próprio site da marca com vendas para todo
o Brasil. Somente no ano passado, 20% das vendas vieram oriundas deste canal.
Em dezembro de 2020, o faturamento duplicou, saltando
de R$ 118 mil para R$ 265 mil, índices que continuam até os dias de hoje. “Foi
quando veio a ideia de transformar a Santo Santo Santo numa franquia”, relembra
Ana Paula. A marca faturou no ano passado mais de R$ 1,6 milhão. Com a expansão
por meio do franchising, a expectativa é ampliar em 10% o faturamento para este
ano.
Em menos de dois meses de entrada no franchising
inaugurou sua primeira unidade franqueada. Hoje a marca busca expandir para
outras regiões e alcançar 10 unidades até 2023.
“Além de promover um propósito espiritual
a nós empreendedores, a religiosidade é um terreno fértil e abundante para quem
busca empreender. É um nicho no mercado que fomenta o respeito à diversidade religiosa,
assim como também trás a possibilidade de juntar o útil ao agradável”, conclui
a fundadora da Santo Santo Santo.
Sobre a Santo Santo Santo
Criada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Santo Santo Santo possui um mix de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Em 2022 iniciou a expansão por meio do franchising com modelo de negócio loja física que solicita investimento a partir de R$ 198.400, e prazo de retorno estimado entre 14 a 18 meses.
Nenhum comentário