O que considerar na hora de fechar negócio para vender uma empresa
Por Fabiana Zani e Rodrigo Salerno, escritório SAZ Advogados
O
objetivo da maioria dos empreendedores é que seu negócio alcance sucesso,
expandindo-se sempre mais ao longo dos anos. Já para outros, a meta é crescer o
suficiente para conquistar condições de atrair o olhar de grandes corporações.
Independentemente dos motivos que levaram alguém abrir uma empresa, a sua venda
é um processo que precisa considerar certos aspectos para ser vantajosa.
Vender
a empresa pode ser muito difícil para quem passou anos dedicando-se ao negócio,
assumiu compromissos com outras pessoas, fornecedores, clientes, empregados, a
própria família e comunidade. Esse é o principal projeto de muitos
empreendedores mais jovens. Para ambos, definir o momento certo é o maior
desafio.
À
parte situações pessoais que estão envolvidas neste processo, o ideal é que uma
empresa seja vendida no momento em que está saudável e ativa no mercado.
Formalmente,
a venda é caracterizada como alienação do estabelecimento empresarial, feito
por meio do contrato de trespasse: transferência da titularidade de uma pessoa
a outra. Essa dinâmica é diferente de simplesmente passar um ponto comercial,
que é só imobiliária. Na venda de uma empresa, o comprador pode levar a
estrutura, os bens corpóreos e os incorpóreos - desde que os mesmos sejam
considerados indispensáveis para a continuidade da atividade empresarial.
É
importante destacar que a venda de uma empresa pode não ser um processo rápido.
Além da negociação, formulação de contrato e atualização junto aos órgãos públicos
e fiscalizadores, ainda é possível que haja a necessidade de um acompanhamento
administrativo, para que a transferência seja feita sem nenhum prejuízo ao
negócio.
Uma
empresa é um complexo de bens materiais e imateriais. O cálculo de quanto ela
vale, portanto, deve considerar essas duas áreas, que passam por faturamento,
de acordo com um período, quais são seus bens ativos, passivos e o mercado.
Além disso, como está a gerência e a equipe, se ela será considerada durante a
sucessão, se existe uma marca sólida, maquinário, estrutura, serviços,
produtos, know-how, diferenciais competitivos, entre outros.
O
valor da empresa, portanto, depende da sua consistência no mercado e de uma
prospecção positiva. Com todas essas informações chega-se a um preço que poderá
ser negociado. Como este cálculo não é tão simples, vale a pena ter um
consultor financeiro nesta hora. Do mesmo modo, recomendamos uma assessoria
jurídica para ajudar em contratos e na confidencialidade das informações da
empresa que serão abertas aos interessados.
Nos
casos em que os dados da empresa não estejam tão claros, organizar a situação é
o primeiro passo. Isso significa debruçar-se sobre as contas e todos os
contratos, de fornecedores ao aluguel. O mesmo vale para quem descobre alguma
situação que pode prejudicar o negócio. Esses problemas quase nunca passam
despercebidos por bons compradores.
Também
é fundamental preparar o inventário e fazer um planejamento detalhado daquilo
que faz parte da venda. Além de uma análise do mercado, é fundamental
compreender a hora certa de vender a empresa para fazer um bom negócio.
*Fabiana Zani é
sócia do escritório SAZ Advogados e atua nas áreas do Direito do Trabalho,
Contratual, Compliance e LGPD, com experiência no Gerenciamento de Riscos
Jurídicos e em Governança Corporativa. É graduada em Direito pela UNIFMU
(Faculdades Metropolitanas Unidas). Também possui Especialização Lato Sensu em
Direito Penal, Processual Penal e Tutela Penal dos Interesses Difusos e
Coletivos, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo;
Curso de Prática e Negociação Contratual, certificado pelo IICS (Instituto
Internacional de Ciências Sociais); MBA e o curso de Direito para Startups,
ambos pela FGV/SP (Fundação Getúlio Vargas); Compliance, pelo Insper Educação
Executiva e Aspectos Práticos da LGPD, pelo Instituto New Law.
**Rodrigo Salerno é
sócio do escritório SAZ Advogados e atua nas áreas de Direito Privado e
Arbitragem. É graduado em Direito pelas Universidade de Araraquara; LLM em
Direito Empresarial e especialista em Direito da Construção e Infraestrutura,
pela CEU/IICS. Também possui especialização em Direito Contratual e MBA em
Administração Legal, ambos pela EPD (Escola Paulista de Direito); além de
Certificado em Direito Civil Contemporâneo, pela Universidade de Coimbra; e
Extensão em Relações de Trabalho e Planejamento Tributário, pela FVG/SP
(Fundação Getúlio Vargas).
SERVIÇO:
SAZ
ADVOGADOS
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