Outubro Rosa: expressar vulnerabilidade é um ato de coragem
Projeto Mulherar, da Duomo Aprendizagem
Corporativa, conscientiza sobre a importância de compartilhar situações
preocupantes para fortalecer o coletivo
O
movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta
contra o câncer de mama. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema
para alertar a sociedade sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce e
incentivar mulheres a realizarem os exames.
É
importante olhar com atenção para a saúde e lutar por direitos, como
atendimento médico e tratamento de qualidade. O câncer de mama é o tipo de
tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo e o segundo no Brasil,
corresponde a 28% dos novos casos e é a primeira causa de mortalidade por
câncer nas mulheres.
Durante
esse mês, a Duomo Aprendizagem
Corporativa, com o projeto Inteiras para Mulherar o Mundo, ressalta a
importância de reconhecer as limitações individuais e como saber a hora de
pedir ajuda pode fortalecer o grupo. Demonstrar-se vulnerável significa
mostrar-se de forma genuína, assim é possível aprender a olhar de outra maneira
para as situações do dia a dia. Querer se proteger da vulnerabilidade faz com
que as pessoas deixam de buscar auxílio e podem ter dificuldade de enxergar
seus próprios limites de bem-estar e saúde mental. Esse é um dos temas
abordados durante a mentoria do programa Mulherar.
Mari
Martins, diretora Administrativa Financeira da Duomo Aprendizagem Corporativa e
executive coach à frente do projeto Mulherar, cita um exemplo do livro “A
coragem de ser imperfeito”, de Brene Brown, para exemplificar. “Certa vez, uma
equipe de gerentes disse: sabíamos que o nosso diretor estava passando por um
problema grave. Ele se isolou, demorou para envolver a equipe e quando isso
aconteceu, pudemos apoiá-lo e dividir a carga com ele. Assim, conseguimos
chegar na solução mais rápido. Compartilhar a vulnerabilidade encorajou uma
reação que forneceu uma proteção genuína, fortalecendo o vínculo entre as
pessoas. Também gerou soluções mais criativas. O grupo ganhou em afeto e
eficiência”, aponta.
Algumas
atitudes podem ajudar a fortalecer este comportamento e a trabalhar a
autoconfiança:
•
Identificar
os gatilhos da ansiedade;
•
Interpretar
a ameaça de maneira mais realista;
•
Desafiar
os pensamentos catastróficos e generalizados;
•
Verificar
o que fazer para enfrentar a situação;
•
Usar
o método de enfrentamento passo a passo;
•
Pedir
ajuda;
•
Respirar
e dar uma resposta de cima para baixo;
•
Mindfulness.
Sobre
a prevenção de doenças físicas ou para restabelecer a saúde mental, Mari
Martins comenta: “sempre é importante nos percebermos e expressarmos a nossa
vulnerabilidade. Essa é a condição para nos protegermos, estabelecermos
vínculos, termos empatia e relações mais saudáveis com nós mesmas e com a vida.
No final das contas, viveremos mais plenamente, e mostrar-se vulnerável nos
torna mais corajosas”.
Sobre a Duomo
Aprendizagem Corporativa
Há mais de 20
anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em
treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a
estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos
treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas
jornadas de aprendizagem.
Para deixar as
organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve
estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e
fortalecer as competências humanas, criando treinamento sob medida para cada
empresa.
Entre os
destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um
sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e
humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser
gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.
Em dezembro de
2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW),
comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto
direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.
Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.
Nenhum comentário