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Para todos os paladares: carne vegetal se torna uma opção para não veganos e vegetarianos

Consumidores estão em busca de novas opções de proteínas para substituir a carne animal do cardápio; franquia se destaca no Brasil com menu diversificado de alimentos 100% veganos

Créditos: Hilton Souza

O mercado de plant-based meat, em tradução livre ‘carne à base de plantas’, vem ganhando espaço na rotina dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Way em parceria com Good Food Institute (GFI), mais consumidores europeus estão em busca de alternativas à proteína de origem animal. Segundo a pesquisa, 50% deles reduziram o consumo de carne nos últimos cinco anos, enquanto 60% dos entrevistados consideram que a disponibilidade desse tipo de alimento deveria ser maior. A boa notícia para esse público é uma estimativa realizada pela consultoria A. T. Kearney, que prevê que a alimentação com carne à base de vegetais deve movimentar até R$ 3 trilhões até 2035. 

Seguindo essa forte tendência ao redor do mundo, outro aspecto foi identificado pelo mercado: a necessidade de investimento neste setor. No Brasil, uma das empresas que aposta no segmento é o Açougue Vegano, primeira e maior rede de restaurantes veganos do país. Com um cardápio exclusivamente à base de plantas, a franquia ganha espaço com a diversidade do menu oferecido em suas unidades, com opções que contemplam: coxinha de jaca, espetinhos, almôndegas de shitake, feijoada, carne moída, hambúrgueres, entre outros alimentos. 

De acordo com Celso Fortes, CEO e cofundador do Açougue Vegano, 58% dos seus clientes não são vegetarianos ou veganos, são apenas consumidores que buscam reduzir o consumo de produtos de origem animal na sua rotina. Já o segredo para o sucesso destes alimentos é mostrar que eles podem ser saborosos e com valores acessíveis. “Com receitas exclusivas, o nosso grande diferencial é justamente entregar pratos com texturas e muito bem temperados, além de tirar o rótulo de que comida vegana é cara”, compartilha. Para compor o seu portfólio, a marca apostou em alguns petiscos que são paixões nacionais, como as coxinhas. “Ninguém imagina que comer uma coxinha de jaca, feita com batata e jaca verde refogada, pode ser tão saborosa como a coxinha tradicional que conhecemos”, conta Fortes. 

Presente em seis estados brasileiros, a franquia também distribui a sua produção a partir dos alimentos congelados, vendidos em suas lojas e também via delivery, atendendo os paladares de todos os tipos de públicos, sejam vegetarianos, veganos, flexitarianos ou apenas pessoas que desejam experimentar o sabor dos produtos feitos à base de plantas. O crescimento pela busca destes novos sabores é notado na expansão da rede, que marcou presença como a primeira e única operação exclusivamente vegana nos maiores festivais de música do país, como Lollapalooza Brasil e Rock in Rio. E como fruto deste sucesso, a rede projeta a abertura de mais 15 unidades até 2022 e um faturamento de R$ 7 milhões ainda este ano. 

 

Sobre Açougue Vegano

Criada no Rio de Janeiro em 2016, é a primeira rede de franquias de restaurantes veganos e a maior do Brasil. Nasceu do encontro entre os amigos Celso Fortes e Michelle Rodriguez que, na época estudantes de gastronomia, começaram a elaborar receitas que fossem realmente saborosas e convencessem os paladares mais exigentes de que a carne não é assim tão essencial. As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, que inclusive hoje representa 58% dos clientes da rede. Entre elas, a coxinha de jaca, premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o espetinho de soja, a feijoada vegana, a moqueca de banana da terra, além de uma linha de congelados para ser preparada em casa. A marca entrou para o franchising em 2019 e, atualmente, possui mais de dez lojas, além de uma fábrica própria na capital do Rio de Janeiro e outra em construção em Maricá. Saiba mais aqui.

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