Personalização, inteligência artificial e NFT's: confira as tendências em inovação que prometem moldar o futuro
Temas foram destaque do Amcham Talks, encontro
que reuniu representantes do ecossistema de inovação no país, como a Head de
Comunicação da JustForYou Beatriz Zogaib, que abordou o processo de cocriação
com o consumidor
Beatriz Zogaib no Amcham
Matheus Campos
São Paulo, outubro de 2022 – O despertar para uma nova era. Esse foi
o tema principal do Amcham Talks - Trends Innovation Festival, que chegou a sua
5ª edição em São Paulo reunindo grandes representantes do ecossistema de
inovação no país. Com a apresentação de talks simultâneos organizados em quatro
palcos, o evento abordou tópicos como inteligência artificial e NFT's, trazendo
um futuro que já se constrói na realidade atual. Também foram citadas
experiências de compra como a Shein e a roupa digital (também conhecida como
skin) que é vendida no metaverso e se esgota em segundos.
Para Beatriz Zogaib, Head de Comunicação
da JustForYou - empresa líder em
personalização através de inteligência artificial - que apresentou o talk sobre
cocriação com o consumidor, toda inovação precisa vir acompanhada de uma
aprendizagem geracional reversa, onde é preciso olhar constantemente para os
mais novos e, acima de tudo, para as pessoas. “Se antes o que ditava as regras
do mercado era o controle dos processos e ferramentas, hoje está claro que é
preciso deixar o ser humano no centro de tudo. Estamos em uma sociedade da
imaginação, da ética e da humanização como pilares centrais: a sociedade
5.0”.
Durante o encontro, o público foi
exposto à grande necessidade também de alfabetização emocional; se por um lado
temos tanta tecnologia, por outro, existem números exorbitantes referentes à
ansiedade, por exemplo - talvez devido a modelos de trabalho mais ágeis e ao
grande acesso à informação a todo instante. Por isso que, diante da necessidade
humana atual de processar grandes quantidades de informação, as experiências
que conectam saem na frente: a emoção é a moeda da experiência.
Segundo os palestrantes, os velhos
modelos já não servem mais e a potência das pessoas passa a ser medida pela
capacidade de suportar dúvidas e também de exercer a curiosidade. “Afinal, curiosos
questionam, buscam novas formas de fazer, inovam! É a era do triunfo da leveza,
em uma conexão entre ciência, sociedade, computação, novas dimensões, e até
mesmo a espiritualidade”, destaca Beatriz.
Foi a partir dessa ideia que o talk da
JustForYou apresentou a importância da personalização em escala, através da
cocriação, processo que coloca o cliente no centro. "O que é tendência
hoje, amanhã já pode ser realidade. Foi o que aconteceu com a JustForYou. Em
2018, vimos que a personalização era o futuro e em menos de um ano já havíamos
criado um algoritmo capaz de identificar os melhores ingredientes para cada
pessoa, sendo a primeira marca a trabalhar com hiper personalização de
cosméticos capilares no Brasil. Tudo é possível quando você olha para o que as
pessoas desejam, para as dores que elas sentem e usa a tecnologia para deixar
tudo mais humano, inclusive o consumo", diz Beatriz Zogaib, que também
trouxe para a palestra a importância de se olhar para os dados.
"Somos uma empresa de tecnologia e
isso nos permite trabalhar com o que chamamos de handmade do futuro, criando
produtos únicos com escalabilidade. Somos movidos a dados, e ele chega de todas
as formas possíveis - pelas redes sociais, pelos nossos canais de atendimento,
pelo quiz que a
pessoa preenche para personalizar seu shampoo e muito mais. E são esses dados
que nos trazem a informação certa para criarmos e construímos nossa marca em
uma cocriação constante com a consumidora, manipulando fórmulas únicas de forma
rápida e com resultados incríveis", explica.
Um novo espaço para a mudança
Outros talks reforçaram a importância de
olhar para a diversidade e promover uma cultura aberta para as mudanças. A
análise preditiva foi um dos temas abordados, bem como os modelos de trabalho
(remoto e híbrido) e design criado por Inteligência Artificial - temática que
movimentou discussões nas redes sociais recentemente diante de uma obra de arte
criada através de um programa online chamado Midjourney (capaz de gerar
fotografias e desenhos somente com um texto descritivo), que ganhou um prêmio
nos Estados Unidos e revoltou artistas do mundo inteiro.
A verdade é que o futuro está aqui e é
preciso pensar em inovação conectando tecnologia, negócios e seres humanos,
avalia Beatriz. E para isso, é necessário que as pessoas exercitem a humildade
e o aprendizado constantemente, principalmente ao considerar que boa parte das
lideranças são de outras gerações que não são a geração Z e criam para a
geração atual e as que ainda estão por vir. O mundo está cada vez mais rápido,
descentralizado, flexível, híbrido, seja em termos de espaço ou de experiências
diferenciadas e love based (baseado em propósito e amor). Para se diferenciar
no mercado, é preciso ter habilidades digitais e agilidade não apenas nas áreas
de tech, mas sobretudo em marketing, vendas e finanças - que são as que mais
crescem.
Para Sérgio Bolla, COO da JustForYou, os
temas abordados fazem muito sentido. "Não dá para trabalhar com operações,
por exemplo, e não pensar em processos ágeis e tecnologia. Muitas pessoas nos
abordaram durante o evento para perguntar como fazemos para escalar oferecendo
produtos um a um, exatamente porque isso é novo e, ao mesmo tempo, um caminho
sem volta. Nós somos um case de sucesso da união de inteligência artificial com
processos dos mais variados, trazendo o cuidado de uma operação personalizada
com a escalabilidade da indústria, e por isso mesmo passamos a oferecer essa
expertise para outras empresas que ainda não sabem como fazer, mas que já
enxergam que o futuro é agora", conta.
Foi dessa forma que a JustForYou iniciou
seu projeto de expansão e lançou uma nova frente B2B (Business to Business) na
sua linha de inovações. A marca oferece dois tipos de soluções para empresas de
outros segmentos que têm a personalização como foco: a digital, a partir da
utilização do checkout proprietário, inteligência artificial e outras
tecnologias criadas pela startup, e a operacional, produzindo e resolvendo diferentes
etapas da operação para outras empresas. A ideia é contribuir para o
ecossistema de marcas nativas digitais e impulsionar a inovação no Brasil a
partir de um serviço mais completo do que as alternativas tradicionais já
existentes no mercado, pois possibilita agregar em inovação, com eficiência
operacional e contribuir para o aumento da margem de negócio da empresa
parceira.
Sobre a JustForYou
A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. Além da ampliação de seu portfólio prevista para esse ano, a startup começou a expandir sua área de atuação em 2022, oferecendo sua expertise já consolidada (em tecnologia e operação) para outras marcas nativas digitais do segmento de beleza, saúde e bem-estar. A empresa manipula produtos para outras marcas e também oferece soluções digitais específicas para cada uma. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra do segmento.
Nenhum comentário