Pioneira na América Latina, BeGreen completa cinco anos de produção sustentável de alimentos
Hoje a rede de fazendas urbanas está presente
em sete cidades do país e produz mais de 22 toneladas de hortaliças por mês
Giuliano Bittencourt, CEO BeGreen/Divulgação
Em 2017 era inaugurada a BeGreen (www.begreen.farm), a primeira fazenda urbana da América
Latina. A história que começou em Belo Horizonte (MG) ganhou o
Brasil e completa 5 anos este mês. Atualmente são sete unidades, cerca de 75
colaboradores, 10,2 mil m² de área construída, capacidade de produção de mais
de 22 toneladas por mês e produtividade média de 3,35 quilos por metro
quadrado. Soma mais de R$ 16 milhões em investimentos, trajetória consolidada e
muitos planos pela frente.
Antes de sua inauguração, o fundador e CEO Giuliano Bittencourt
passou dois anos fazendo testes de produção e logística em Betim (MG),
vivenciando erros e acertos para chegar ao modelo ideal. A experiência foi bem
sucedida, a startup cresceu e hoje conta com unidades nas cidades de BH (MG), Rio de Janeiro (RJ),
Campinas,
Osasco e São Bernardo do Campo (SP),
Goiânia (GO)
e Salvador (BA),
colecionando prêmios de sustentabilidade e dando a Giuliano Bittencourt o
título de Forbes Under 30
na categoria Tecnologia e Inovação.
A BeGreen revolucionou o setor ao criar
fazendas em lugares onde ninguém imaginava, como shoppings centers, com uma
parceria estratégica com a Aliansce Sonae, maior rede de shoppings do Brasil. E
as parcerias não pararam por aí. Outros grandes nomes se juntaram à marca, como
é o caso da Mercedes-Benz, com quem criou a primeira fazenda urbana do mundo a
funcionar dentro de uma fábrica de veículos; e o iFood, com uma plantação em
sua sede, que contribui para a alimentação de 3 mil famílias cadastradas no
Banco de Alimentos de Osasco. Dessa forma, a startup vai ajudando a cuidar do
planeta, por meio de um sistema de produção e distribuição mais sustentável, e
da saúde das pessoas, com a entrega de produtos mais saudáveis e saborosos
todos os dias.
Segundo Giuliano Bittencourt, o
crescimento se deve, em grande medida, à mudança gradativa de comportamento da
sociedade e ao apelo por sustentabilidade.
“Em vinte anos, a sustentabilidade deixou o aspecto de ‘ONG’, de assunto periférico,
para se tornar um tema central dentro e fora dos governos. Conseguimos mostrar
que negócios
sustentáveis geram riqueza, e assim trouxemos o assunto para o centro das discussões.
A pandemia também acelerou a conscientização: hoje as pessoas têm a percepção
de que assim como um vírus surgido lá na China pode se espalhar por todo o
mundo, o aumento de lixo ou da emissão de CO2 em um único país
também pode causar um impacto global”, analisa o CEO da BeGreen.
No decorrer desses anos, a startup doou a bancos de alimentos e
comunidades mais de 100 toneladas de hortaliças para
complementar a alimentação das pessoas. E sua contribuição para a sociedade vai
mais além. O impacto da BeGreen na vida das pessoas também envolve a
experiência de visitar uma fazenda urbana e conhecer o processo produtivo.
Através de ações educativas e visitas guiadas, crianças e adultos podem
conhecer a estufa e participar de diversas atividades, proporcionando uma
reconexão com os alimentos e a comunidade, e incentivando a adoção de hábitos
alimentares mais saudáveis. “Me
tocou muito o primeiro feedback que recebi das visitas escolares à fazenda.
Durante o passeio, sempre convidamos as crianças a participar de uma colheita e
cada uma leva um pequeno buquê de folhas na saída para casa. Um pai contou à
nossa equipe que o filho chegou em casa apenas com as raízes do buquê porque
ele tinha comido a alface toda no caminho da volta e isso mudou sua alimentação
diária”, conta o CEO
A tecnologia é uma grande aliada da
BeGreen. É ela que
permite uma produção sustentável e 28 vezes maior do que o cultivo
convencional, tornando possível o funcionamento de fazendas com alta
produtividade em espaços pequenos e improváveis, como dentro de shoppings, por
exemplo. Com sementes selecionadas, as plantas são cultivadas por hidroponia —
as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes
naturais necessários para que cresçam saudáveis. Os volumes de água e
nutrientes injetados nos canais da plantação são controlados de forma automatizada,
assim como o sistema de climatização da estufa, garantindo qualidade do ar,
exposição à luz e temperatura ideais para as mudas, minimizando qualquer tipo
de contaminação e interferências em decorrência de mudanças bruscas de clima.
Cultivadas em estufas de alta
tecnologia, as hortaliças produzidas nas fazendas urbanas BeGreen são 100% livres de agrotóxicos
e consomem 90% menos água
do que o modelo convencional. A proximidade entre a produção e o momento de
consumo, resulta em baixa
emissão de carbono no transporte e apenas 2% de perda da
produção, o que causa um grande impacto, já que em outros tipos de entrega essa
perda pode chegar a 40%.
Quando perguntado sobre como vê a
BeGreen daqui a cinco anos, Giuliano é otimista: “Planejamos crescer muito mais do que nos primeiros cinco
anos. Nos
próximos 12 meses chegaremos a 100 mil m² de área produtiva. Estamos começando a diversificar a
produção, incluindo frutos em duas fazendas. Além das tradicionais hortaliças
BeGreen, logo teremos legumes também. Em suma, estamos gerando muito impacto no
Brasil e temos tudo para ser uma empresa internacional”. Em breve a
BeGreen abre uma nova unidade, desta vez em São Paulo (SP).
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Sobre a BeGreen - A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Conta com oito unidades, sendo: no Plaza Sul Shopping (São Paulo), no Shopping da Bahia (Salvador), no Boulevard Shopping (Belo Horizonte), na Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), no Via Parque Shopping (Rio de Janeiro), no Passeio das Águas Shopping (Goiânia), na sede do iFood (Osasco) e no Parque D. Pedro Shopping (Campinas). Atualmente conta com tecnologias capazes de produzir mais de 200 mil pés de hortaliças por mês, o que representa 11 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos. A BeGreen é vencedora de diferentes prêmios nas áreas de consciência e produção sustentável, como o Abrasce, Latin American & Caribbean Shopping Center Awards, Viva Awards ICSC e ELA. Para saber mais, acesse www.begreen.farm.
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