Preço médio do frete por km aumentou 11% no terceiro trimestre e 56% em relação ao mesmo período de 2021, aponta Repom
Levantamento exclusivo sinaliza que os custos
de mão de obra do caminhoneiro tiveram redução significativa no valor repassado
ao frete
Vinicios Fernandes, diretor da Repom
De acordo com dados do Índice de Frete
Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o terceiro
trimestre de 2022 com média de R$ 7,87, um acréscimo de 11%, em relação ao
trimestre anterior, e de 56%, se comparado ao mesmo período de 2021. Entre os
meses de 2022, o valor do frete vem apresentando oscilações entre recuo e altas
e, no comparativo entre agosto e setembro, a redução chegou a 4,6%.
No acumulado de 2022, o preço médio do
frete por km fechou em R$ 7,10. Dentro deste valor, 40,12% corresponde a gastos
com combustível; 34,45% a custos com o caminhão; e 9,57% a impostos. Ainda, o
IFR apurou que o percentual de custo de mão de obra do caminhoneiro na
composição do preço médio do frete diminuiu de 14,82%, ante o ano passado, para
12,12%, neste ano.
“Quando comparamos o cenário atual com
2019, período pré-pandemia, em que o custo de mão de obra do caminhoneiro correspondia
a 18% do valor do frete, percebemos que esses profissionais acabam barateando
sua mão de obra para continuarem trabalhando, já que o preço dos demais itens
só aumentou o custo operacional do frete nos últimos anos. Esses números
apontam que as despesas estão pesando cada vez mais no bolso dos
caminhoneiros”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.
O IFR também apurou que, em 2021, 14% da
frota de caminhões que circulam nas rodovias do Brasil tinha idade média de até
três anos; 29% entre 4 a 10 anos; 43% entre 11 e 20 anos; e 12% com mais de 20
anos. “Isso significa que a maior parte da frota circulante está envelhecida e
que a renovação está acontecendo de forma lenta, um reflexo do aumento do preço
dos caminhões e das taxas de juros, o que impulsiona a demanda por manutenção e
o consumo de combustível”, reforça Fernandes.
Mercadorias e preço do frete
Na análise das mercadorias transportadas
que mais oneram o preço do frete, o IFR identificou que o valor médio, no
segmento do agronegócio, aumentou 65% em 2022 em relação a 2020. Na análise
detalhada sobre o tipo de mercadoria com maior custo médio de frete, o milho e
a soja são os campeões de variação desde 2016. Se comparado a 2021, neste ano,
o frete do milho ficou 67% mais caro, e o da soja 33%.
Já o aço, metal e cimento, tiveram um
incremento de 132% no preço médio do frete por km em relação a 2020. O preço
para transporte dos itens como pedras, britas, mástique e cimento cresceu 64%,
em relação a 2020; e do ferro, cobre e aço, 47%.
O IFR é um índice do preço médio do
frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais
de frete e vale-pedágio administradas pela Repom. Marca da Edenred Brasil, a
Repom é especializada em soluções tecnológicas de gestão e pagamento de despesas
para o mercado de transporte rodoviário de carga, e há 29 anos, é líder no
segmento de pagamento de frete e vale-pedágio, com mais de 1 milhão de
caminhoneiros atendidos por suas soluções em todo o Brasil.
Sobre a Repom
A Repom
compõe a linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil,
líder global em soluções transacionais. A marca tem mais de 29 anos de
experiência e oferece soluções tecnológicas que otimizam a gestão financeira e
operacional de empresas, caminhoneiros e postos.
A LogFintech
é homologada pela ANTT e Banco Central, conferindo segurança e eficiência para
mais de 3 mil empresas-clientes, de mais de 15 setores, e possui uma rede de
1.700 postos credenciados para abastecimento e recolha de documentos de
frete, administrando mais de 8 milhões de transações anuais de frente e
vale-pedágio, somando mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos por suas
soluções em todo o Brasil.
A Repom é uma
marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento
que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e
comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2
milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes,
em 45 países.
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