Preço médio do frete por km aumentou 11% no terceiro trimestre e 56% em relação ao mesmo período de 2021, aponta Repom
Levantamento exclusivo sinaliza que os custos
de mão de obra do caminhoneiro tiveram redução significativa no valor repassado
ao frete
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Vinicios Fernandes, diretor da Repom |
De acordo com dados do Índice de Frete
Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o terceiro
trimestre de 2022 com média de R$ 7,87, um acréscimo de 11%, em relação ao
trimestre anterior, e de 56%, se comparado ao mesmo período de 2021. Entre os
meses de 2022, o valor do frete vem apresentando oscilações entre recuo e altas
e, no comparativo entre agosto e setembro, a redução chegou a 4,6%.
No acumulado de 2022, o preço médio do
frete por km fechou em R$ 7,10. Dentro deste valor, 40,12% corresponde a gastos
com combustível; 34,45% a custos com o caminhão; e 9,57% a impostos. Ainda, o
IFR apurou que o percentual de custo de mão de obra do caminhoneiro na
composição do preço médio do frete diminuiu de 14,82%, ante o ano passado, para
12,12%, neste ano.
“Quando comparamos o cenário atual com
2019, período pré-pandemia, em que o custo de mão de obra do caminhoneiro correspondia
a 18% do valor do frete, percebemos que esses profissionais acabam barateando
sua mão de obra para continuarem trabalhando, já que o preço dos demais itens
só aumentou o custo operacional do frete nos últimos anos. Esses números
apontam que as despesas estão pesando cada vez mais no bolso dos
caminhoneiros”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.
O IFR também apurou que, em 2021, 14% da
frota de caminhões que circulam nas rodovias do Brasil tinha idade média de até
três anos; 29% entre 4 a 10 anos; 43% entre 11 e 20 anos; e 12% com mais de 20
anos. “Isso significa que a maior parte da frota circulante está envelhecida e
que a renovação está acontecendo de forma lenta, um reflexo do aumento do preço
dos caminhões e das taxas de juros, o que impulsiona a demanda por manutenção e
o consumo de combustível”, reforça Fernandes.
Mercadorias e preço do frete
Na análise das mercadorias transportadas
que mais oneram o preço do frete, o IFR identificou que o valor médio, no
segmento do agronegócio, aumentou 65% em 2022 em relação a 2020. Na análise
detalhada sobre o tipo de mercadoria com maior custo médio de frete, o milho e
a soja são os campeões de variação desde 2016. Se comparado a 2021, neste ano,
o frete do milho ficou 67% mais caro, e o da soja 33%.
Já o aço, metal e cimento, tiveram um
incremento de 132% no preço médio do frete por km em relação a 2020. O preço
para transporte dos itens como pedras, britas, mástique e cimento cresceu 64%,
em relação a 2020; e do ferro, cobre e aço, 47%.
O IFR é um índice do preço médio do
frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais
de frete e vale-pedágio administradas pela Repom. Marca da Edenred Brasil, a
Repom é especializada em soluções tecnológicas de gestão e pagamento de despesas
para o mercado de transporte rodoviário de carga, e há 29 anos, é líder no
segmento de pagamento de frete e vale-pedágio, com mais de 1 milhão de
caminhoneiros atendidos por suas soluções em todo o Brasil.
Sobre a Repom
A Repom
compõe a linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil,
líder global em soluções transacionais. A marca tem mais de 29 anos de
experiência e oferece soluções tecnológicas que otimizam a gestão financeira e
operacional de empresas, caminhoneiros e postos.
A LogFintech
é homologada pela ANTT e Banco Central, conferindo segurança e eficiência para
mais de 3 mil empresas-clientes, de mais de 15 setores, e possui uma rede de
1.700 postos credenciados para abastecimento e recolha de documentos de
frete, administrando mais de 8 milhões de transações anuais de frente e
vale-pedágio, somando mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos por suas
soluções em todo o Brasil.
A Repom é uma
marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento
que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e
comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2
milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes,
em 45 países.
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