Por que os brasileiros se endividam?
Especialista em educação financeira Thiago
Martello responde a pergunta e dá dicas para a Black Friday
A Black Friday está
chegando e o educador financeiro Thiago Martello, fundador
da Martello EF, separou dicas essenciais para ajudar a gastar o menos
possível. Ele conta que, infelizmente, muitas pessoas estão endividadas neste
momento, sendo que cerca de 80% estão endividada e 30% tem pagado suas contas
com atrasos e, consequentemente, com juros.
Mas quais os motivos
que levam a essa situação? Por que esse endividamento acontece? Martello
destaca que há duas razões que envolvem o dilema. “Ou a pessoa quer antecipar o
futuro ou não está preparada para eventualidades - ou ainda, as duas coisas
juntas. É normal que nossos desejos e necessidades aconteçam mais rapidamente
que nossa capacidade em gerar dinheiro. Quando realizamos uma vontade, já
começamos a querer outra coisa, mas não conseguimos dobrar o salário de um mês
para o outro. Essa ansiedade faz com que a gente vá mais rápido em gastar do
que ganhar - é onde as pessoas acabam criando dívidas e pedindo empréstimos.
Primeiro ganhe e depois gaste”, aconselha.
Por outro lado, faz
parte da vida ter problemas no meio do caminho e por isso é preciso estar
devidamente preparado. “Ter uma reserva de emergência para quando algo
acontecer. Isso é importante para não ter que contar com o bolso do outro, onde
eu tenho que pagar juros, tornando-se um efeito cascata. Esses dois pontos se
resolvem com planejamento”, explica.
Há também outros
comportamentos que potencializam esses gastos, principalmente em épocas de
promoção. “Não é porque uma coisa tem desconto que precisamos comprar”,
adverte.
Thiago detalha que
cerca de 80% daquilo que as pessoas adquirem são por impulso - ou seja, oito a
cada dez coisas podem ficar paradas no fundo do armário. Por isso, é preciso
pensar antes se o produto ou serviço é realmente necessário. “Partindo do
pressuposto que sim, comece a fazer uma varredura de preços, usando os
buscadores que ajudam a comparar esses valores”, destaca o especialista.
Na Black Friday antiga,
algumas lojas aumentavam os preços antes do dia e depois baixaram para parecer
desconto. “Fique atento! Tem gente que gosta de anotar os custos em planilha,
comparando por data e loja. Tem quem prefira caderno, mas qualquer tipo de
organização e planejamento é viável. Com o celular na mão, mandar um print para
você mesmo no WhatsApp, por exemplo, pode ser uma sugestão. É muito pessoal a
maneira como será realizada essa estratégia, mas ela precisa ser feita. Hoje em
dia há plataformas e aplicativos que monitoram o preço de produtos e loja,
facilitando ainda mais a tarefa”, acrescenta.
Segundo o especialista,
dados históricos do Procon mostram que os maiores picos de reclamação são
próximos ou durante a Black Friday. Ao se deparar com situações em que o
consumidor se sente lesado, é necessário que seja realizada a reclamação de
maneira oficial. Os canais para isso podem incluir Reclame Aqui, o próprio
Procon e agências reguladoras do setor em questão, como a Anatel é para
serviços de telefonia, por exemplo.
Além de uma boa
pesquisa e estar atento às letras miúdas que dificultam o acesso a informações
importantes, pode-se ainda usar cupons de desconto, preferir lojas que deem
benefícios como menores taxas na primeira compra e compartilhar com amigos o
consumo de produtos como assinaturas ou taxas de entrega.
Sobre a Martello
Educação Financeira
Empresa participante do
Shark Tank Brasil. Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech
e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e
inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o
relacionamento do cliente com seu dinheiro. Já realizou mais de mil
atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br
Sobre Thiago Martello
Educador Financeiro,
Founder da Martello Educação Financeira, Agente Autônomo de Investimentos pela
CVM e especialista em Investimentos ANBIMA, Autor do livro “Desplanilhe-se”,
Representante regional do estado de São Paulo e Embaixador da APOEF.
Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos 9 anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV, passou a empreender através da Martello Educação Financeira. Já atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE; e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome. Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, a franquia brasileira do maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para sabe mais, acesse https://martelloef.com.br/
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