Gestão da Mudança: uma habilidade-chave para os profissionais de T&D do futuro
* Por Flora Alves, Tatiany Melecchi
Se tem algo que ficou
ainda mais claro e latente depois da pandemia é que o gerenciamento de mudanças
é uma habilidade crítica para o sucesso das pessoas e organizações.
Recentemente, a Forbes publicou que a gestão da mudança é uma das principais
habilidades do futuro. É bem verdade que, mesmo antes da pandemia, as
organizações já vinham vivenciando grandes ondas de transformações, mas nada
perto da intensidade e velocidade de mudanças destes anos.
Foi neste cenário de
crise e caos que os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) se
tornaram os grandes protagonistas da vez e desempenharam um papel fundamental
para ajudar suas organizações a responder à pandemia com versatilidade e
agilidade. A Dra. Britt Andreatta, uma das maiores autoridades globais neste tema,
comenta:
“Antes da pandemia, os
profissionais de T&D nem sempre eram convidados para a mesa sobre
gerenciamento de mudanças mas, na verdade, eles deveriam ter um assento
permanente.”
A última pesquisa do
LinkedIn, Workplace
Learning Report,
confirma essa tendência, evidenciando que os profissionais de T&D se
tornaram mais influentes nestes últimos anos, com 87% dos respondentes
acreditando que tiveram um grande envolvimento em ajudar sua organização a se
adaptar às mudanças nestes anos de pandemia. Além disso, 74% dos entrevistados
concordaram que o T&D se tornou mais multifuncional e 72% citaram que a sua
função se tornou mais estratégica dentro da organização.
Na prática, também
constatamos que os profissionais de T&D desempenharam um papel crucial de
liderança em todas as iniciativas vinculadas a mudanças organizacionais. Foram
estes profissionais que, frente aos desafios impostos pelas mudanças,
precisaram identificar rápida e precisamente as novas habilidades essenciais a
serem desenvolvidas para garantir a sustentabilidade dos negócios. Além disso,
eles também tiveram que se engajar ativamente nas mudanças necessárias para o
ajuste de treinamentos existentes e muitas vezes redesenhar programas inteiros,
o que incluiu o desenvolvimento de suas próprias competências.
Em um processo de
gestão de mudança o mesmo profissional pode desempenhar vários papéis e foi
justamente isso o que aconteceu com os profissionais de T&D. Ao mesmo tempo
em que promoviam as mudanças necessárias em sua própria função, foram os responsáveis
por preparar times inteiros para este processo, além de dar suporte à liderança
sempre alinhados aos objetivos organizacionais. Em uma entrevista para
“Training Magazine”, a Dra. Britt Andreatta comentou que as organizações que já
haviam capacitado os seus profissionais de T&D para impulsionar e gerir
mudanças aproveitaram o conhecimento e as habilidades que já existiam e apenas
aumentaram o ritmo e a intensidade para corresponder a este momento sem
precedentes.
“Os profissionais de T&D que tiveram
que aprender a gerir e conduzir mudanças enquanto ensinavam novas habilidades,
inclusive gestão de mudança, tiveram uma carga muito maior e suas organizações
não estavam preparadas para responder tão rapidamente.”
Antes da pandemia da
Covid, os profissionais de T&D já eram importantes parceiros do negócio nos
processos de gestão da mudança. Agora eles passam a ser estratégicos para
multiplicar e disseminar estes conhecimentos e habilidades específicas para
todos os níveis da organização, evitando gastos com mudanças malsucedidas e
garantindo o engajamento e agilidade do time em todas as etapas do processo.
Mas por onde começar?
Desenvolva habilidades
específicas de gestão de mudança em seu time de T&D
Os profissionais de
T&D precisam dessas habilidades para ajudar todos os níveis da organização
a trabalhar em conjunto para o sucesso de uma mudança. Essas habilidades vão
contribuir para que estes profissionais consigam desenvolver em cada nível as
habilidades necessárias.
Contribuições de
T&D com líderes e executivos sênior
Sabemos que a estes
líderes cabe a grande responsabilidade de se antecipar identificando quando uma
mudança é necessária e, muitas vezes, por terem o objetivo estratégico como
foco principal, pontos importantes são deixados de lado. O profissional de
T&D contribuirá para que estes executivos saibam como:
- Avaliar a capacidade e
prontidão para a mudança antecipando-se para responder à resistência.
- Organizar, a partir do
propósito da mudança, as comunicações e sustentação durante todo o
processo.
- Fazer o acompanhamento da
iniciativa, analisando os resultados e propondo ajustes quando necessário
Contribuições de
T&D com gerentes
Aqui as contribuições
das equipes de T&D e Business
Partners são essenciais para que estes gestores estejam preparados
para liderar suas equipes com sucesso, diminuindo o nível de estresse e
mantendo o engajamento. Algumas das responsabilidades dos profissionais de
T&D são:
- Preparar os líderes para que,
reconhecendo as emoções advindas da mudança, sejam capazes de usar o
equilíbrio e inteligência emocional.
- Treiná-los para que a
comunicação seja clara durante todo o processo, mantendo a consistência e
visão sistêmica ao longo da jornada.
- Apoiá-los para que suas equipes
desenvolvam os novos hábitos necessários em função da mudança.
- Instrumentá-los com ferramentas
de motivação para engajar as pessoas durante as diversas fases do
processo.
- Conscientizá-los sobre a
importância do autocuidado e cuidado com a equipe reconhecendo o esforço,
recompensando o progresso e assegurando que a equipe atinja seus
objetivos.
Contribuições de
T&D com todos os colaboradores que atravessam as mudanças
Com os colaboradores o
leque de atuação dos profissionais de T&D é ainda mais amplo uma vez que a
sua abordagem deve focar não só nas habilidades cruciais para a gestão da
mudança, mas também naquelas que são exigidas dos profissionais em função da
mudança em si.
Entre as habilidades
diretamente conectadas à gestão da mudança merece destaque o suporte para que
todos os colaboradores:
- Compreendam a biologia da
mudança e sua resistência natural ao processo.
- Sejam capazes de se engajar
proativamente na mudança contribuindo com a equipe como um todo.
- Reconheçam seu potencial e a
partir da compreensão do propósito da mudança sejam capazes de utilizá-lo
a favor do objetivo.
Além dos funcionários,
as iniciativas de mudança às vezes afetam outras partes interessadas do
negócio, como clientes ou fornecedores. Os profissionais de T&D podem e
devem ajudar essas populações críticas com habilidades de gerenciamento de mudanças.
De acordo com o
“Relatório sobre tendências no futuro do trabalho” da Korn Ferry, 2022 é o ano
da intencionalidade, ou seja, aprendemos muito com o período da pandemia. Nos
tornamos mais resilientes, adaptáveis, proativos e este é o saldo positivo desta
experiência.
Agora é momento de
elevarmos este aprendizado a outro patamar, pois sabemos que as mudanças
seguirão acontecendo em ritmo acelerado e com grande disrupção.
Preparar as equipes de
T&D para que tenham habilidades para este processo significa, na prática,
aumentar a prontidão da força de trabalho por meio do desenvolvimento de
habilidades essenciais para o crescimento dos negócios atuais, desenvolvimento
de novos modelos de negócios e, claro, para a sustentabilidade das
organizações.
*Flora Alves é Master Trainer pela ATD,
Designer de Aprendizagem e palestrante internacional, tendo apresentado a
metodologia de sua criação nos Estados Unidos, América Latina, Taiwan e Europa.
*Tatiany Melecchi é Palestrante internacional, autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e entusiasta da área de neurociência aplicada a negócios.
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