Projeto 'Aprendizes - Digital' retoma oficinas gratuitas de programação e robótica para alunos da rede pública de São Paulo
Em sua 2ª edição, as oficinas ministradas pela
empresa Robomind, com patrocínio do Banco PAN, atendem crianças de três escolas
da Zona Norte da capital
Nego Júnior Alunos da E.E. Dr. Miguel Vieira Ferreira |
Apesar de a robótica ainda não ser uma
realidade na maioria das escolas brasileiras, o ensino de Computação Básica foi
aprovado para integrar a grade curricular do Ensino Fundamental a partir de
2023, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com essa
conquista, o ensino atrelado à tecnologia pode se tornar uma importante
ferramenta educacional e pedagógica, despertando a motivação dos alunos dentro
e fora das salas de aula.
Para ajudar a expandir a disciplina no
ambiente escolar, a segunda edição do projeto Aprendizes - Digital, que teve início em
março deste ano, retomou as atividades neste segundo semestre, e continua a
oferecer acesso gratuito a cursos de robótica e programação para alunos e
docentes de escolas públicas de São Paulo. Com duração de 1h30, as aulas são
semanais e vão até o mês de dezembro.
A segunda fase do projeto alcança cerca
de 170 crianças entre 7 e 16 anos de três escolas da Zona Norte da capital
paulista: E.E. Yolando Mallozzi, E.E. Dr. Miguel Vieira Ferreira e E.E.
Sebastião de Souza Bueno. O objetivo é incentivar a inserção digital de maneira
lúdica para estimular a criatividade, introduzindo conceitos básicos sobre
robótica e programação e sua ampla atuação no campo das artes visuais.
Como funciona?
As oficinas, ministradas pela empresa de
robótica educacional Robomind, usam como base o material da LEGO®
Education WeDo 2.0, que dá aos alunos a possibilidade de produzir seus
próprios robôs e, por meio de um tablet
– também fornecido pelo projeto –, programar os comandos e movimentos da
criação. Os tablets
e kits LEGO® serão doados às escolas participantes para que o projeto tenha
continuidade, mesmo que não haja a renovação do patrocínio no futuro.
“Com a iminente incorporação da
computação à grade regular, a alfabetização digital oferecida pelo projeto a
docentes e alunos é o pontapé inicial para que as escolas estejam na vanguarda
de instituições do ensino público”, conta Ítalo Azevedo, Gestor Cultural da
Muda Cultural.
Atuação com docentes
Além de beneficiar os alunos, o projeto
também oferece mensalmente um curso de formação para os docentes das
instituições, que até novembro contemplará cerca de 60 professores mensalmente.
Além disso, a metodologia das oficinas de robótica têm como foco central o
trabalho em equipe, possibilitando trocas de conhecimento e agilidade no
cumprimento de metas e objetivos.
Segundo Larissa Oliveira, Coordenadora
Técnica e Pedagógica da Robomind, os docentes que atuam com as aulas de
educação tecnológica possuem orientação para que esse tema seja discutido na
grande maioria das aulas.
“São tratados temas como o impacto da
tecnologia na sociedade, a mudança do perfil no mercado de trabalho, além da
substituição do homem pelos robôs nas profissões de base e altamente
'repetitivas', incluindo novas profissões. Isso tudo é apresentado aos alunos
em forma de rodas de debate, vídeos que causam impacto e estimulam o pensamento
crítico, cultural e científico e através do projeto Innovation, que gera o
estímulo ao desenvolvimento de ciência”, explica.
Benefícios para os alunos
Patricia Maria, professora de Artes e
Linguagens Artísticas na E.E. Miguel Vieira Ferreira, pondera que, mesmo os
alunos sendo um pouco jovens para entender o mercado de trabalho e a associação
da robótica com ele, os professores apontam os benefícios do projeto e as
futuras possibilidades que ele pode trazer.
“Um grande ponto positivo é que os
alunos já perceberam que o trabalho em grupo precisa ser organizado, precisam
respeitar uns aos outros, esperar a vez. Isso se reflete nas demais disciplinas
e traz impactos positivos. Além disso, percebemos que o pensamento utilizado
depois do projeto mudou para melhor. Eles usam o pensamento da robótica para
outras atividades”, comemora.
Perspectiva de expansão
No final das atividades das oficinas
haverá, em formato de exposição, um evento de finalização com convite para a
participação dos pais, professores e outros colegas a adentrarem no universo da
robótica, além da apresentação de alguns dos robôs montados e programados, bem
como suas aplicabilidades.
“Por buscarmos trabalhar a relação entre
tecnologia e artes visuais, neste momento traremos robôs pintores e
desenhistas, que mostram o impacto da cultura digital no fazer artístico. Neste
evento faremos, também, a entrega de certificados para os alunos participantes,
em um momento simbólico de fechamento de ciclo. Para o próximo ano, queremos
expandir não só para mais escolas, como para outros estados do Brasil, sempre
com foco em escolas públicas, nas quais o acesso a esse tipo de atividades e
materiais é mais escasso”, finaliza o gestor da Muda Cultural.
Este ano, o projeto conta com o
patrocínio do Banco PAN e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura, que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio
da dedução de Imposto de Renda.
“O investimento social privado destinado
a projetos sócio-culturais como Aprendizes - Digital é a oportunidade para que
as empresas beneficiem escolas públicas e atrelem suas marcas a iniciativas que
realmente geram impacto”, acrescenta Ítalo.
Sobre o Banco PAN
O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um dos
principais bancos brasileiros, controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui
patrimônio líquido de R$ 5,7 bilhões e atua como uma plataforma digital
completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio
de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito,
meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br/.
Nenhum comentário