Últimas

Responsabilidade é a chave para ser um nômade digital

Luisa Casagrande, Co-founder e CMO da Brigadeiro.com.vc, aconselha quem pretende se tornar um nômade digital

 

Nômades digitais são pessoas que trabalham online, portanto, não há a necessidade de comparecer fisicamente em um escritório ou em uma loja, pois fazem seu serviço remotamente. Estes profissionais costumam trabalhar onde bem entenderem, seja por necessidades externas de estarem em constante movimento, ou simplesmente por buscarem locais que lhes tragam concentração.

 

Alguns dos trabalhos mais comuns que os Nômades exercem são: Dono de loja virtual, produtor de conteúdo, fotógrafo, freelancer (marketing, jornalista e ghostwriter), afiliado e/ou franqueados home based. E sim, os franqueados também podem trabalhar como nômades através das vendas diretas.

 

Um exemplo desse modelo são os franqueados da Brigadeiro.Com.Vc, empresa conhecida por levar seus brigadeiros para todo o Brasil e conta com cerca de 50 unidades espalhadas em 11 estados do país. A empresa revelou que grande maioria dos franqueados trabalham remotamente, fazendo os brigadeiros de suas casas e vendendo por lojas online, tendo, alguns, a necessidade de percorrerem a região onde moram para entregar seus pedidos; também há aqueles que fazem os brigadeiros em casa e saem nas ruas para vendê-los. 

 

Trabalhar a distância nos dá muita liberdade, mas precisamos equilibrá-la com a responsabilidade pois as chances de distração em eventuais viagens são muito maiores do que em um escritório, tendo em vista que não somente o ambiente de trabalho muda, mas também o ritmo ao seu redor.

 

Acostumada a esse método de trabalho, Luisa Casagrande, Co-founder e CMO da Brigadeiro.com.vc, comenta sobre o que é preciso para levar uma vida como nômade digital.  “O mais importante para quem estiver interessado na prática do nômade digital é ter responsabilidade. Tendo isso, você conseguirá se planejar em relação a horários e ambientes propícios para cumprir suas atividades diariamente. Para manter a organização basta ter foco naquilo que precisa ser feito a cada dia, sem se distrair. Ter um horário certo para cada coisa e um ambiente confortável como área de trabalho” explica.

 

Apesar de todo esse cuidado e atenção, vale lembrar que, ao se tornar um nômade digital, você pode explorar algumas oportunidades que um emprego presencial não oferece, como, por exemplo: Trabalhar em qualquer lugar, contanto que possua uma boa conexão com a internet. Dentre os benefícios está o de conhecer novas pessoas e culturas, pois como nômade, você possui diversas portas abertas para embarcar em um trabalho onde bem entender; ter liberdade para trabalhar com o que gosta e não se prender a empregos para exercer funções específicas e distintas do seu perfil profissional. Como consequência, você acaba adquirindo o conhecimento de ter responsabilidade, pois mesmo que você faça os seus horários é necessário ter uma entrega constante de resultados.

Nenhum comentário