Últimas

Secretaria da Justiça e Cidadania faz atendimento aos afegãos em Cumbica

Ação terá início no dia 25/10 e será realizada durante todo o mês de novembro às terças-feiras

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC)  fará, na próxima terça-feira, dia 25/10, das 10h às 13h, no Aeroporto de Internacional de Guarulhos - Cumbica, ação para atender famílias afegãs em situação de vulnerabilidade social. O atendimento será estendido para todo o mês de novembro, às terças-feiras, durante o mesmo horário.

Em ação conjunta do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e da Coordenação Geral de Apoio Aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), a pasta estadual vai oferecer emissão de CPF, regularização migratória – solicitação de RNM (preenchimento do formulário no site da Polícia Federal), Sisconare – solicitação de protocolo de refúgio (preenchimento do formulário no site do Conare).

Um ano após a retomada do governo afegão pelo Talibã, muitos afegãos foram forçados a deixar as suas casas porque suas vidas estavam em risco e tiveram que solicitar a condição de refugiados em diversos lugares do mundo. Nesse sentido, o Brasil concedeu, por meio de uma portaria interministerial, o visto e a acolhida humanitária, beneficiando mais de 6 mil pessoas, das quais mais de 2 mil já estão em território brasileiro. Com o aumento do número de afegãos desembarcando pelo Aeroporto de Guarulhos, ações de apoio em abrigamento e documentação se fazem necessários e o Estado de São Paulo, em parceria com os municípios de São Paulo e Guarulhos, além de organizações da ONU e membros da sociedade civil, estão trabalhando para garantir que esses refugiados possam recomeçar as suas vidas da melhor maneira possível. 

 

Serviço: SJC realiza emissão de documentos para famílias afegãs

Data: 25/10/2022

Horário:  10h às 13h

Local: Aeroporto Internacional de Guarulhos – Cumbica

Endereço: Rodovia Hélio Smidt, s/n – Guarulhos

 

Denilson Araujo (plantão - 11 97282-6691) 

Assessoria de comunicação SJC

Nenhum comentário