Seguro Ambiental 311: solução integrada mitiga danos ambientais provocados por acidentes com cargas nas rodovias
Pamcary utiliza sua
expertise e base de dados para ajudar as empresas a se alinharem às políticas
de ESG: exigências ambientais, responsabilidade social e boa governança
corporativa
Os
danos ambientais provocados por acidentes em transporte de cargas vão muito
além de contaminar os ecossistemas. Eles implicam na responsabilidade
solidária, tanto por parte do embarcador como da empresa transportadora, que
devem assumir mutuamente o ônus da ocorrência e cuidar das providências para
mitigar os impactos do sinistro, lidando com as questões processuais, multas e
exposição da imagem. Esse tipo de sinistro deixa as empresas e o meio ambiente
vulneráveis, por isso o Seguro Ambiental
3.1.1 da Pamcary é a solução para que a ocorrência, seus danos e despesas
sejam bem gerenciados, evitando desdobramentos e incidência de multas.
Ao
desenvolver essa modalidade de seguro, a Pamcary
coloca toda sua expertise e base de dados a serviço das empresas
interessadas em implantar políticas de ESG (Environmental, Social and
Governance), no cumprimento de exigências ambientais, responsabilidade social e
boa governança corporativa. Essas políticas têm chamado a atenção de
transportadores, embarcadores e operadores logísticos. Além de se esforçarem
continuamente para reduzir acidentes, caso eles ocorram, essas empresas
precisam contar com soluções emergenciais para evitar, por exemplo, a
contaminação de mananciais e solos por produtos derramados em tombamentos de
cargas.
O
Seguro Ambiental funciona da seguinte maneira: ao ser acionada, a Pamcary assume o papel de representante
da empresa segurada e da seguradora, permanecendo durante todo o tempo no local
do evento para fazer a gestão do sinistro e gerenciar as despesas dos danos.
“Contamos
com uma ampla rede de pronto atendimento, com mais de 70 bases operacionais
posicionadas estrategicamente em todo o território nacional, o que proporciona
maior rapidez no atendimento ao sinistro. A capilaridade da rede de filiais
possibilita agilidade para a chegada do profissional ao local do evento”,
explica Silvio Bergamo, diretor comercial da Pamcary.
Essa
estrutura evita desdobramentos dos danos ambientais e ocorrência de eventos
subsequentes. “É fundamental contar com um parceiro como a Pamcary, que traz agilidade e segurança para o atendimento a
qualquer sinistro”, declara o CEO da Alesat Combustíveis, Fulvius Tomelin.
“Temos a confiança que os procedimentos e tecnologia adotados permitem um
atendimento rápido e eficiente, lembrando ainda que a agilidade num caso de um
acidente é fundamental para preservar vidas, o meio ambiente e minimizar os
impactos financeiros”.
A
ALE tem uma operação bastante complexa e espalhada em todo o país,
transportando todos os dias produtos perigosos e de alto valor.
Mitigação de danos
ambientais
As
equipes responsáveis pela gestão e providências são altamente especializadas,
possuem mais de 20 anos de experiência comprovada e habilitação para fazer o
gerenciamento completo de todo o atendimento ambiental. Os profissionais da Pamcary conhecem o grau de perigo do
produto, suas propriedades físico-químicas que determinam, por exemplo, com
quais elementos tais substâncias reagem, a temperatura em que existe risco de
incêndio etc. Por meio da Torre de Operações da Pamcary, é possível buscar informações complementares e a
referência de práticas de sucesso, ocorridas em eventos anteriores.
Os
especialistas chegam ao local do sinistro com veículos específicos para cada
tipo de evento, além de equipamentos distintos para operação de contenção,
recolhimento, descontaminação, entre outras ações.
“Após
rápida avaliação e diagnóstico do cenário, são acionadas empresas para
atendimento de emergências, caso seja necessário. A Pamcary, por ter exclusividade em apólices integradas para
atendimento da carga e mitigação dos danos ambientais, é a única
interlocutora com seguradora, segurado e empresas de atendimento à
emergência”, informa Silvio.
Enquanto
o atendimento é realizado no local, o cliente pode acompanhar toda a operação
via internet e em tempo real, por meio do Sistema de Gestão de Sinistros Online
- SGS Online Pamcary. O CEO da Transportadora Garbuio, Frederico Garbuio, conta
que a parceria com a Pamcary já dura
mais de 18 anos. “A empresa está sempre pronta a nos atender em todos os
estados que operamos, atuam nos sinistros com o objetivo de resolver
rapidamente as ocorrências com o menor custo possível. Muita transparência,
rapidez e qualidade nos atendimentos”, assinala.
Integração de
contratos
Normalmente,
quando as empresas precisam fazer seguros para o transporte de produtos
perigosos e poluentes, encontram disponíveis no mercado apenas opções em
apólices separadas (danos à carga e danos ambientais). Diante de alternativas
inflexíveis, o cliente até então se via obrigado a negociar diferentes
contratos e coordenar as ações de diversas empresas, sem a menor integração.
A
Pamcary, por desenvolver uma gestão
inteligente de riscos, é a única empresa que oferece a integração dessas
diferentes modalidades de seguro e assistência ao dano ambiental, em uma
solução única, completa e eficiente. “No Seguro Ambiental 3.1.1 são ofertados
três serviços, que antes eram contratados isoladamente – seguros, gestão de
sinistros e atendimento a emergências – reunidos em um só processo estruturado”,
arremata Bergamo.
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