Últimas

Seguro Ambiental 311: solução integrada mitiga danos ambientais provocados por acidentes com cargas nas rodovias

Pamcary utiliza sua expertise e base de dados para ajudar as empresas a se alinharem às políticas de ESG: exigências ambientais, responsabilidade social e boa governança corporativa

Divulgação

Os danos ambientais provocados por acidentes em transporte de cargas vão muito além de contaminar os ecossistemas. Eles implicam na responsabilidade solidária, tanto por parte do embarcador como da empresa transportadora, que devem assumir mutuamente o ônus da ocorrência e cuidar das providências para mitigar os impactos do sinistro, lidando com as questões processuais, multas e exposição da imagem. Esse tipo de sinistro deixa as empresas e o meio ambiente vulneráveis, por isso o Seguro Ambiental 3.1.1 da Pamcary é a solução para que a ocorrência, seus danos e despesas sejam bem gerenciados, evitando desdobramentos e incidência de multas.

Ao desenvolver essa modalidade de seguro, a Pamcary coloca toda sua expertise e base de dados a serviço das empresas interessadas em implantar políticas de ESG (Environmental, Social and Governance), no cumprimento de exigências ambientais, responsabilidade social e boa governança corporativa. Essas políticas têm chamado a atenção de transportadores, embarcadores e operadores logísticos. Além de se esforçarem continuamente para reduzir acidentes, caso eles ocorram, essas empresas precisam contar com soluções emergenciais para evitar, por exemplo, a contaminação de mananciais e solos por produtos derramados em tombamentos de cargas.

O Seguro Ambiental funciona da seguinte maneira: ao ser acionada, a Pamcary assume o papel de representante da empresa segurada e da seguradora, permanecendo durante todo o tempo no local do evento para fazer a gestão do sinistro e gerenciar as despesas dos danos.

“Contamos com uma ampla rede de pronto atendimento, com mais de 70 bases operacionais posicionadas estrategicamente em todo o território nacional, o que proporciona maior rapidez no atendimento ao sinistro. A capilaridade da rede de filiais possibilita agilidade para a chegada do profissional ao local do evento”, explica Silvio Bergamo, diretor comercial da Pamcary.

Essa estrutura evita desdobramentos dos danos ambientais e ocorrência de eventos subsequentes. “É fundamental contar com um parceiro como a Pamcary, que traz agilidade e segurança para o atendimento a qualquer sinistro”, declara o CEO da Alesat Combustíveis, Fulvius Tomelin. “Temos a confiança que os procedimentos e tecnologia adotados permitem um atendimento rápido e eficiente, lembrando ainda que a agilidade num caso de um acidente é fundamental para preservar vidas, o meio ambiente e minimizar os impactos financeiros”.

A ALE tem uma operação bastante complexa e espalhada em todo o país, transportando todos os dias produtos perigosos e de alto valor.

Mitigação de danos ambientais

As equipes responsáveis pela gestão e providências são altamente especializadas, possuem mais de 20 anos de experiência comprovada e habilitação para fazer o gerenciamento completo de todo o atendimento ambiental. Os profissionais da Pamcary conhecem o grau de perigo do produto, suas propriedades físico-químicas que determinam, por exemplo, com quais elementos tais substâncias reagem, a temperatura em que existe risco de incêndio etc. Por meio da Torre de Operações da Pamcary, é possível buscar informações complementares e a referência de práticas de sucesso, ocorridas em eventos anteriores.

Os especialistas chegam ao local do sinistro com veículos específicos para cada tipo de evento, além de equipamentos distintos para operação de contenção, recolhimento, descontaminação, entre outras ações.

“Após rápida avaliação e diagnóstico do cenário, são acionadas empresas para atendimento de emergências, caso seja necessário. A Pamcary, por ter exclusividade em apólices integradas para atendimento da carga e mitigação dos danos ambientais, é a única interlocutora com seguradora, segurado e empresas de atendimento à emergência”, informa Silvio.

Enquanto o atendimento é realizado no local, o cliente pode acompanhar toda a operação via internet e em tempo real, por meio do Sistema de Gestão de Sinistros Online - SGS Online Pamcary. O CEO da Transportadora Garbuio, Frederico Garbuio, conta que a parceria com a Pamcary já dura mais de 18 anos. “A empresa está sempre pronta a nos atender em todos os estados que operamos, atuam nos sinistros com o objetivo de resolver rapidamente as ocorrências com o menor custo possível. Muita transparência, rapidez e qualidade nos atendimentos”, assinala.

Integração de contratos

Normalmente, quando as empresas precisam fazer seguros para o transporte de produtos perigosos e poluentes, encontram disponíveis no mercado apenas opções em apólices separadas (danos à carga e danos ambientais). Diante de alternativas inflexíveis, o cliente até então se via obrigado a negociar diferentes contratos e coordenar as ações de diversas empresas, sem a menor integração.

A Pamcary, por desenvolver uma gestão inteligente de riscos, é a única empresa que oferece a integração dessas diferentes modalidades de seguro e assistência ao dano ambiental, em uma solução única, completa e eficiente. “No Seguro Ambiental 3.1.1 são ofertados três serviços, que antes eram contratados isoladamente – seguros, gestão de sinistros e atendimento a emergências – reunidos em um só processo estruturado”, arremata Bergamo.

www.gps-pamcary.com.br

Nenhum comentário