Semantix Data Summit reuniu mais de 500 participantes entre C-levels, líderes e gestores
Em sua primeira edição realizada no Brasil, o
evento contou com 40 palestrantes
São Paulo, outubro de 2022 - A Semantix, primeira plataforma
integrada de dados em modelo Saas da América Latina, e brasileira pioneira em
deep tech na Nasdaq, realizou pela primeira vez o Semantix Data Summit para o
mercado Brasileiro. Ocorrido em quatro de outubro, o evento contou com mais de
500 C-levels, líderes e gestores, com o objetivo de simplificar a jornada de
dados nas empresas. Nomes como Eric Siegel, Samy Dana e Pietro Delai foram
alguns dos speakers presentes na iniciativa.
O Semantix Data Summit reuniu os maiores
nomes do mercado de tecnologia do Brasil para expor cases proprietários, e
comprovar como o uso correto dos dados pode transformar os diferentes setores,
além de mostrar as tendências em dados para os próximos anos. Em uma iniciativa
totalmente gratuita, foram apresentadas estratégias digitais diferenciadas para
acelerar a evolução dos negócios. Ao todo, 8 horas de conteúdo com trilhas
simultâneas, coffee-breaks, almoço para relacionamento e exposição de patrocinadores
proporcionaram networking com pares do mercado.
Pela manhã, Leonardo Santos, fundador e
CEO da Semantix, abriu o evento com fala sobre “Educação e Dados como
ferramentas de transformação global e profissional”, compartilhando sua
experiência e reforçando o compromisso da Semantix com o investimento em
ciência e tecnologia.
Enio Moraes, CIO da Semantix, forneceu
um panorama atual da jornada de dados das empresas no Brasil, as principais
tendências para o futuro das plataformas de big data e as mudanças que elas vão
promover na sociedade e nas empresas.
Ainda na parte da manhã, Veronica Serra,
Founding Partner da Inova Capital, falou sobre a revolução Data Driven e a
importância de Data Analytics no que se refere ao aumento de produtividade,
redução de custos, otimização de processos e experiência do usuário, reforçando
a necessidade de conhecer a fundo os clientes e o mercado em que a empresa
atua, gerando benefícios incontáveis e uma margem de lucro maior.
Luiz Ohara, Head of Financial Markets na
Semantix, falou sobre o surgimento da computação quântica e os benefícios que
ela trará para os diferentes tipos de negócio. No mesmo dia, o prêmio Nobel de
Física foi entregue para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger pelos
seus trabalhos em mecânica quântica, reforçando o alinhamento da empresa às
tendências para o futuro dos negócios.
Em painel mediado por Ohara, foram
discutidas as aplicações de dados e arranjos jurídicos no agronegócio,
aplicados à maior crise de insumos dos últimos anos.
O cenário de analytics em saúde foi
amplamente discutido por Jorge Carvalho, Head of Health na Semantix, e por
Thiago Pavin, Diretor de Produtos em Saúde na empresa. Em diferentes palestras,
foram abordados: a situação atual do Brasil em relação a dados no setor, como
as empresas e o sistema de saúde nacional podem se beneficiar com os novos
insights e o open health, além de cases de sucesso com o da Hospital Care e a
Fundação São Francisco Xavier.
No setor financeiro, a democratização e
acesso ao crédito através dos dados, bem como o surgimento do crédito 4.0,
foram discutidos em painéis e palestras que contaram com executivos da AWS e do
SPC Brasil.
Na trilha técnica, foram discutidos os
desafios para implementação de inteligência artificial com o Head de LABS, área
de inovação da Semantix, Rodolfo Uchida. Além disso, foram apresentados casos
de aplicação de integrações, gestão de APIs, automatização de processos e
geração de valor para dados não estruturados.
O evento contou com 40 palestrantes, e
participaram de painéis empresas como: Claro, F1RST Tecnologia, Oba Hortifruti,
Colgate, Odontoprev, Mintech, Quod, B3, Fundação São Francisco Xavier, Hospital
Care, DeLend, AgroBens, Veirano Advogados, SPC Brasil, AWS.
André Frederico, General Manager para a
América Latina na Semantix, comenta sobre o desdobramento do evento: “o
primeiro Data Summit proprietário que a Semantix realizou no Brasil foi um
sucesso! Após um período de eventos remotos, causado pela pandemia, reunimos
presencialmente centenas de pessoas para discutir sobre a jornada de dados nos
diferentes setores e trocar experiências. Estamos entusiasmados para as
próximas edições”.
Sobre a Semantix
Fundada em 2010, a Semantix, líder em Big Data e IA na América Latina, é uma empresa brasileira com foco em democratizar a entrada das empresas no mundo de dados. Primeira plataforma all-in-one de dados em modelo SaaS na AL. Em 2022 a Semantix abriu seu capital na NASDAQ através da fusão com o SPAC Alpha Capital, e conta com investimento de empresas como a Bradesco/Inovabra, Crescera e Innova Capital. Atuando por meio de escritórios em São Paulo, Miami, Cidade do México e Bogotá e com mais de 300 clientes em mais de 20 países nos segmentos de varejo, financeiro, saúde, telecomunicações e indústria 4.0.
Nenhum comentário