Tecnologia na educação: o legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino
Por Emerson Francisco
Pensando que a definição de tecnologia está
relacionada ao conjunto de instrumentos, métodos e técnicas utilizadas para um
determinado fim, o uso da tecnologia na educação vêm evoluindo nos últimos tempos. Ferramentas tradicionais como o
quadro, o giz, a régua e o apagador ainda hoje fazem parte da realidade de
grande parte das instituições de ensino.
No entanto, a pandemia da Covid-19,
iniciada em 2020, estimulou o setor educacional a se adaptar e passar a olhar
com mais atenção ao processo de Transformação Digital. Agora, a utilização da
tecnologia nas escolas tornou-se aliada de uma mudança de paradigma do setor,
que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.
A internet, atualmente, é a estrada onde
transitam as principais oportunidades educacionais: visita a museus, vídeo
conferências, simuladores e aplicativos só podem ser utilizados com acesso à
internet e, a sua falta, desmotiva os estudantes. Como consequência, torna-se
um elemento a mais para a defasagem cognitiva e a evasão escolar.
Assim, as instituições têm percebido cada
vez mais a obrigação de incorporar recursos tecnológicos, já que saber
utilizar, produzir e entender seus processos de forma crítica e ética
possibilitarão formar cidadãos capazes de prosperar neste mundo e no que ainda
está por vir.
Benefícios da tecnologia na educação
Para além da melhoria e otimização do
ensino, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) possibilitam a
construção colaborativa e autônoma do conhecimento, uma vez que a nova geração
tem em suas mãos recursos para se tornar criadora de tecnologias que resolvam
problemas da sociedade de forma sustentável.
A tecnologia também é capaz de enriquecer o
repertório dos estudantes e influenciá-los positivamente a absorver novos
conhecimentos. Uma tendência nas escolas são os projetos de gamificação, que
utilizam jogos para aumentar o interesse dos alunos por determinada disciplina
e ainda fazem a conexão com outros conteúdos relevantes para o aprendizado. Com
isso, os estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais como conhecimento,
pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, cultura digital,
empatia e cooperação.
Outros dois grandes ganhos dos recursos
tecnológicos que corroboram para o aprimoramento do setor educacional incluem a
análise de dados e a produção de evidências pedagógicas para subsidiar a
comunidade educativa; e a instrumentalização dos docentes e alunos,
possibilitando a personalização do ensino e a gestão da aprendizagem. Além
disso, também favorece o desenvolvimento de uma cultura digital,
importantíssima para situar a prática e a ética do estudante na utilização
desses recursos e do ambiente virtual.
Desafios da implementação da tecnologia na
educação
Diante das diversas vantagens da adoção
massiva da tecnologia nas instituições educacionais, o desafio atual está no
alinhamento das escolas com esse novo panorama. Embora já existam diversas
ferramentas voltadas para a aprendizagem, ainda é necessário um processo
pedagógico desenvolvido pela comunidade educativa que integre o currículo
tecnológico ao disciplinar. Isso porque, as instituições de ensino saíram de
uma mudança repentina do modelo presencial para o virtual.
De fato, as escolas estão vivendo uma
mudança sistêmica, principalmente nas escolas particulares, que passaram a
contar com o poder da tecnologia como interface de aprendizagem para
possibilitar aos estudantes vivenciarem contextos e experiências que antes não
eram possíveis. Dentro dessa visão, a tecnologia passa a ser um diferencial ao
auxiliar, de fato, na construção de um conhecimento alinhado ao mundo em que
vivemos.
Com a retomada das aulas presenciais, já é
possível perceber que o uso dos recursos tecnológicos se tornou mais fluido por
parte de estudantes e professores, embora o processo de criação de uma cultura
realmente digital ainda esteja em desenvolvimento.
As atividades pedagógicas, portanto, tendem a cada vez mais trabalhar o
pensamento computacional, a cultura digital, e a criação e o uso de tecnologias
voltadas para solução de problemas na sociedade. O objetivo é termos estudantes
protagonistas, críticos e atuantes na sociedade do futuro.
Emerson Francisco é Coordenador de TI da rede de colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional disruptiva e alinhada às principais tendências do mercado de educação.
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