Um olhar realista para o (não) ser mãe
Em pesquisa de mestrado que virou livro, Ana
Luiza de Figueiredo Souza descortina o complexo universo das vivências maternas
A
pesquisadora e publicitária Ana
Luiza de Figueiredo Souza traça um olhar panorâmico sobre as
práticas cotidianas integradas à cultura digital, que revelam a intensiva
presença que a maternidade ocupa na vida de diferentes mulheres: mães ou não. “Tanto aquela que não deseja ser mãe quanto a que
planeja ter filhos possuem ‘vivência materna’. É dela que tiram suas
inferências, pois tiveram mãe, avó, amigas mães, imagens culturais e midiáticas
relacionadas à maternidade”, argumenta.
Ana Luiza descortina o complexo universo das
vivências maternas nas mídias sociais, convoca as leitoras à autorreflexão e
também levanta a bandeira pela desromantização da maternidade. “É preciso falar do assunto de forma
aberta, realista, sem esconder sentimentos ou aspectos que não sejam somente de
satisfação. Desnaturalizar o instinto materno como próprio do gênero feminino e
refletir sobre o conjunto de práticas socioculturais que levam as mulheres a
virarem mães, sem que isso represente de fato uma escolha”,
defende.
Baseado em pesquisa vencedora do Prêmio
Compós, o livro expõe os processos de concepção de modelos de maternagem
predominantes ao longo da história do Brasil, contextualiza as atuais
problemáticas relacionadas ao tema, bem como à não maternidade, e de que formas
se manifestam nas narrativas e atitudes de mulheres conectadas em rede. A
autora também explica termos como maternidade compulsória, childfree, baby blues, e discute sobre
aborto, parentalidade, coletivismo e solidão materna.
Ser mãe é f*d@! é uma reflexão que vai além das
experiências individuais e da centralidade que as narrativas de se assumem no
cenário contemporâneo. Reflete também sobre questões que envolvem políticas
públicas e mesmo leis que afetam diretamente os corpos femininos.
Ficha técnica
Título: “Ser mãe é f*d@!”
Subtítulo:
mulheres, (não) maternidade e mídias sociais
Autora: Ana
Luiza de Figueiredo Souza
Editora:
Zouk
ISBN:
9786557780794
Formato:
16x23 cm
Páginas: 284
Preço: R$
61,00
Onde encontrar: Editora
Zouk e Site da
Autora
Divulgação |
Sobre
a autora: Ana
Luiza de Figueiredo Souza é mestre e doutoranda pelo PPGCOM da UFF, contemplada
no Doutorado Nota 10 da FAPERJ. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e
Propaganda pela UFRJ. Gestora de Produção de Conteúdo e Editoração do GP
Tecnologias e Culturas Digitais da Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Coordenadora da equipe de revisão
da revista Contracampo. Integrante do grupo de pesquisa MiDICom. Consultora
acadêmica e literária. “Ser
mãe é f*d@!”: mulheres, (não) maternidade e mídias sociais expande
os principais resultados de sua pesquisa de mestrado, vencedora do Prêmio
Compós, o mais importante prêmio brasileiro para trabalhos acadêmicos na área
de Comunicação.
Site: www.analuizadefigueiredosouza.com.br
Redes Sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram | Twitter | Tiktok
Nenhum comentário