Vendas no Dia das Crianças devem crescer 19,7%, diz ALSHOP
Às vésperas do Dia das Crianças, uma das
datas mais relevantes para o comércio brasileiro no segundo semestre, a ALSHOP (Associação Brasileira de
Lojistas de Shopping) fez uma sondagem nacional com lojistas
associados que representam mais de 1.200 pontos de vendas sobre a expectativa
com a data. O levantamento mostra que o Dia das Crianças deve movimentar cerca
de R$13,7 bilhões, resultando em um incremento de R$2,7 bilhões maior, quando
comparado com 2021.
Tíquete médio em alta
Segundo a entidade, cerca de 73 milhões
de consumidores devem ir às compras nesta semana, movimentando shoppings
centers e também o comércio de rua e a internet. Para este ano o tíquete médio
será em média R$240,00, um aumento de R$42,00 em relação ao ano passado. Neste
levantamento, quase um terço dos consumidores, 29% pretende ainda gastar mais
que em 2021.
De acordo com a ALSHOP, os principais
locais de compra são principalmente as lojas físicas em shoppings centers,
shoppings populares e também nas lojas de rua. Já o e-commerce continua
crescendo como canal de vendas, e será o principal meio de pesquisa de
preços.
A grande vantagem do shopping no Dia das
Crianças está na união de serviços e áreas de lazer para crianças (com jogos
eletrônicos e parques indoor) que recebem os visitantes com suas famílias. “O
tíquete médio em alta reflete mais a frequência do consumidor nos centros de
compra onde ele pode agora sem restrições levar o filho ao parque e depois na
praça de alimentação. Como consequência, as lojas de vestuário, calçados,
presentes e claro, brinquedos, ficam mais movimentadas e propensas a uma boa
movimentação do comércio”, diz Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da
ALSHOP.
Para a entidade, o dia das crianças
servirá como um “termômetro” para duas datas importantes dos próximos três
meses: a Black Friday e o Natal. “Tudo indica que voltaremos ao patamar de
2019, provavelmente com algum incremento de faturamento ainda que seja
pequeno”, completa.
De acordo com os dados da CNDL, 79% dos
consumidores pagará os produtos à vista e 43% pretendem pagar parcelado, sendo
que as principais formas de pagamento serão 39% cartão de crédito, 35% PIX, 34%
cartão de crédito e 34% em dinheiro.
“O cenário econômico é ligeiramente positivo uma vez que temos desemprego abaixo dos 9%, tendência de crescimento da economia em 4% e inflação reduzida em relação ao prognóstico do início do ano. Mas mesmo diante dessas dificuldades, os associados da ALSHOP estão com uma expectativa otimista”, finaliza o diretor institucional da ALSHOP.
Nenhum comentário