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A importância da cultura organizacional nas empresas

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, mostrou que mais da metade dos funcionários que pediram demissão dos empregos nos últimos meses fizeram isso porque não tinham um sentimento de pertencimento.

Um dos atuais desafios das empresas é manter os colaboradores engajados e motivados a participarem das ações dos negócios. Ter um time dedicado, e bem treinado é a chave do sucesso para qualquer organização. André Minucci, Mentor de Empresários, da empresa Minucci RP, comenta as melhores práticas para ajudar no empenho dos colaboradores dentro da empresa. 

A cultura organizacional de uma empresa, por exemplo, é uma das principais formas de desenvolver a gestão estratégica de pessoas. É através dela que a organização se comunica com os seus funcionários, transmitindo valores, objetivos e diretrizes. 

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, mostrou que mais da metade dos funcionários que pediram demissão dos empregos nos últimos meses fizeram isso porque não tinham um sentimento de pertencimento.

“Isso acontece, pois o funcionário não pertence realmente à cultura da empresa”, comenta. Para evitar esse problema, é necessário promover o engajamento dos funcionários, levando-os a trabalhar em busca dos objetivos da empresa. 

Mas como construir uma cultura organizacional forte? Para o especialista André Minucci primeiramente, é importante ter um planejamento de logo prazo estruturado, e  que a empresa estabeleça os seus objetivos e valores com os funcionários.

“Cada negócio deve também se preocupar em criar um ambiente de trabalho agradável e inclusivo, onde os colaboradores se sintam à vontade para contribuir. É importante que haja um diálogo constante entre a empresa e o colaborador, de modo que os objetivos da organização sejam alcançados”.

Além disso, o especialista explica que a empresa deve incentivar o espírito de colaboração entre os funcionários, promovendo a cooperação e o trabalho em equipe. Esse é um dos principais propósito da cultura organizacional: tornar os funcionários mais engajados e comprometidos com a empresa.

O mercado de trabalho tem passado por uma constante transformação, durante e pós-pandemia e o fato é que muitas empresas ainda tentam aderir às mudanças que foram impostas, como: trabalho híbrido, diferentes maneiras de comunicação e até mesmo uma nova cultura organizacional. “ É por isso que há uma preocupação das organizações em rever diversas questões para buscar os seus talentos”, diz.

Para o especialista, é importante fazer um treinamento de cultura organizacional com programa de desenvolvimento de cultura organizacional, os benefícios são:

Funcionários mais engajados e focados;

Resultados em médio e longo prazo em todos os setores;

Equipe mais disciplinadas, sem necessidade de cobranças constantes;

Equipe mais feliz e realizada;

Time com clareza de desenvolvimento profissional;

Análise de perfil para diferentes setores da empresa.

Ainda de acordo com André Minucci, a cultura organizacional, é muito importante, mas na maioria das vezes é totalmente ignorada pela empresa. “Primeiro passo, o CEO deve definir qual a cultura da sua empresa, se tem feedbacks constantes, metas ou objetivos, isso faz com que a empresa cresça cada vez mais”, finaliza.

Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br

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