Ajuda dos pais é fundamental para que os filhos memorizarem as matérias da escola
De acordo com Renato Alves, fundador da Memory
Academy e da MemoKids, existem técnicas capazes de criar memórias de longa
duração nas crianças
Diversos fatores são
imprescindíveis para o bom desempenho de um aluno e, para conseguir resultados
melhores, é importante utilizar técnicas de memorização que serão fundamentais
para fixar as matérias e estudar de forma mais eficiente.
Neste sentido, os pais
podem ajudar ao apresentar técnicas para que seus filhos demonstrem interesse
no próprio desenvolvimento, aumentando o rendimento escolar e criando uma rotina
diária de estudo, com cronogramas e monitoramento das atividades.
De acordo com Renato
Alves, fundador da Memory Academy e da MemoKids, escritor, pesquisador,
palestrante internacional e o primeiro a receber o título de Melhor Memória do
Brasil, é de suma importância que os pais dediquem tempo para ajudar os filhos
a memorizar as matérias da escola. “Muitas crianças não sabem como ou por onde
começar a estudar, e muitas vezes os pais como mensurar, se ela está pronta ou
como testar o conhecimento. Então é muito importante, antes de cobrar, ensinar
como as coisas devem ser feitas. Eles devem estar presentes e ajudar a
memorizar as matérias, pelo menos até que elas consigam autonomia nos estudos
para trilhar seu caminho por conta própria”, relata.
Para o especialista,
existe uma clara diferença entre decorar e memorizar o conteúdo disponibilizado
pelas escolas. “Decorar é um processo de repetição sistemático de uma mesma
informação até a saturação das nossas memórias de longo prazo. Exige muito
tempo e energia. Por outro lado, a técnica de memorização trabalha com a
premissa do conhecimento. Quando alguém entende e consegue explicar aquele
assunto, significa que memorizou. Afinal, muitas vezes o aluno decora a matéria
sem tê-la compreendido, sem poder falar nada a respeito da teoria do que
aprendeu. A memorização se torna um processo mais seguro quando falamos em
aprendizagem de longo prazo”, pontua.
Muitos pais costumam
criar resumos das matérias para um entendimento mais simples. Para Renato
Alves, esse tipo de solução deve ser adotada com cautela. “É benéfico desde que
a criança esteja ao lado e faça o resumo junto com os pais. Afinal, o estudante
nota dez é aquele que consegue ler, compreender e resumir, utilizando esse
artifício para estudar ou revisar as matérias posteriormente. Não faz muito
sentido o pai estudar para depois passar esse conteúdo mastigado para o filho.
Ao trabalhar em conjunto eles aprendem de forma mútua, sem gastar muito tempo e
energia”, alerta.
O fundador da Memory
Academy acredita que estabelecer uma rotina pode ser uma grande aliada para
jovens estudantes. “Assim, o aluno começa a vencer a preguiça mental porque ele
sabe que aquele horário específico é voltado para os estudos. Quando essa
tarefa já está determinada, ele aceita melhor essa incumbência e se afasta da
ansiedade, fazendo com que o filho se concentre nos estudos e na memorização de
matérias”, revela.
De acordo com o
especialista, entender o funcionamento da memorização é fundamental para
construir memórias de longo prazo. “Um dos conceitos é de que a memória de
longa duração é construída a partir do momento que alguém faz uma revisão
programada do conteúdo aprendido. Ou seja, é necessário fazer, todos os dias, a
revisão daquilo que vem sendo aprendido na sala de aula, seja com a leitura ou
exercícios. Com isso, no dia da prova, o aluno irá chegar com aquele conteúdo
fresquinho e pronto para responder os questionamentos. Se essa revisão
programada atingir memórias de longo prazo, esse conteúdo pode ser lembrado por
muitos anos ou pelo resto da vida”, declara.
Renato Alves conclui
que a presença dos pais no processo de aprendizagem dos filhos é fundamental
para a memorização das matérias escolares, e garante que alguns sinais podem
identificar os avanços realizados. “Uma vez que a criança tem autonomia nos
estudos, ela precisa de parâmetros para balizar o aprendizado, e a melhor forma
é explicando aquilo que ela aprendeu. Se ela consegue explicar, significa que
houve aprendizado e isso é essencial para que a criança sinta confiança em si
mesma. Reconhecer essa evolução e parabenizá-la também é fundamental para que
essa confiança seja ainda mais elevada”, finaliza.
Sobre Renato Alves
O professor Renato
Alves foi o primeiro brasileiro a receber, por meio de homologação oficial, o título
de Melhor Memória do Brasil, certificado pelo livro dos recordes. A conquista
inédita foi resultado da aplicação de um método inovador de memorização.
Estudou Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente pela UNESP, foi membro do GAEC
(Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos) e tornou-se principal autor brasileiro
nas áreas de aprendizagem, concentração e memória com 9 livros publicados,
dentre eles: O Cérebro com Foco e Disciplina; Os 10 Hábitos da Memorização;
Faça seu Cérebro Trabalhar para Você e Não Pergunte se ele estudou, que juntos
já conquistaram mais 1 milhão de leitores. Em 2004, fundou a Memory Academy,
que hoje é a maior escola online de memorização do mundo. Neste período
capacitou mais de meio milhão de estudantes, levando milhares deles ao topo na
lista dos aprovados em concursos públicos e vestibulares.
Serviço: https://renatoalves.com.br/
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