Aquecimento SIC 2022 - 10ª edição tem 11 mil m² de área expositiva e mais de 160 marcas nacionais e internacionais
Evento começa dia 16 de novembro e reforça
oportunidades de negócios e debates sobre o atual cenário e o futuro da
cafeicultura com especialistas renomados
São Paulo, novembro de 2022 – Como forma de ampliar ainda mais as
oportunidades de mercado para os visitantes e proporcionar um evento histórico,
a 10ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) terá espaço maior, em
comparação com o ano passado. Serão 11 mil m² de área expositiva, dividida em
dois pavilhões para os mais de 160 expositores nacionais e internacionais. Além
disso, contará com dois grandes auditórios e todas as salas de conteúdo do
Expominas, local onde o evento será realizado, entre os dias 16 e 18 de
novembro.
“A SIC é um evento fundamental na
promoção dos cafés brasileiros, na medida em que integra, em um mesmo ambiente,
todos os elos do agronegócio café. Essa característica do evento permite a
divulgação de tendências e inovações e a geração de parcerias e negócios. Além
disso, todos os participantes têm oportunidades de adquirir conhecimentos de alta
qualidade, através de diversos eventos técnicos e seminários, e aproveitar o
fomento ao networking”, afirma Thales Almeida Pereira Fernandes, Secretário de
Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
Expositores
Seguindo a tendência de proporcionar aos
visitantes um panorama completo da cafeicultura, com produtos, soluções,
tecnologias e sistemas eficientes que facilitem o trabalho seja no campo, na
cafeteria e até mesmo a utilização do produto através do consumidor, o evento
reunirá desde as grandes empresas do mercado às pequenas e micro, que ocuparão
o tradicional Espaço
Village, voltado para o conhecimento de novas marcas que estão
chegando ao mercado.
A Kento
Café Roastery trará aos visitantes os cafés exóticos premiados
da safra 22/23 e lançará a cachaça com infusão de café e novas embalagens com
artes inspiradas na trajetória da empresa na cafeicultura.
Já a Argenta Coffee Studio disponibilizará aos
interessados em abrir uma cafeteria, um bate-papo gratuito de aconselhamento
com a Ana Argenta, fundadora e consultora para negócios na área do café. A
empresa também apostará na experimentação com sons que destacarão desde a
plantação dos primeiros grãos, o beneficiamento, a torrefação e o preparo.
Uma das patrocinadoras do evento, a Nescafé fará em seu
estande o lançamento do Nescafé Origens do Brasil Fazedores do Café, primeiro
produto criado a partir do projeto social Fazedores de Café Camp voltado para a
capacitação de jovens produtores. Outro destaque do grupo, ficará por conta da Nespresso, que
apresentará o Brazil Organic, primeiro café orgânico porcionado recém-lançado e
que integra o portfólio de produtos Nespresso Professional.
Na área de conteúdos, a empresa levará o
debate sobre cafeicultura orgânica, no Fórum de Cafeicultura Sustentável no dia
17, às 17h, no auditório Conexão. Já a Nescafé apresentará o painel “O futuro do café: oportunidades e
desafios das novas gerações de cafeicultores no Brasil”, na
sexta-feira (18), às 11h30, no Grande Auditório, entre outros destaques.
Na área de tecnologia, a Nano Smart contará com
um sistema de detecção inteligente de baixo custo para identificação de
contaminantes no café. “O propósito da startup é democratizar as análises de
forma descentralizada para monitoramento e tomada de decisão imediata,
auxiliando assim em uma testagem rotineira com consequente diminuição dos
embargos na exportação, além de proporcionar um controle da qualidade do café
para consumo”, explica a CEO da Nano Smart, Ana Luiza Resende Pires. A empresa
também fornecerá um selo atestando que o produto está livre de contaminantes.
Referência na fabricação de juta, a Companhia Têxtil de Castanhal
levará à SIC, a política de ESG desenvolvida pela empresa, incluindo a pegada
de carbono negativa na produção de sacarias, resultado do estudo “Avaliação do
Ciclo de Vida da sacaria de juta para café verde em grãos da Castanhal”,
desenvolvido com base em todas as etapas de produção de fibras naturais.
"Isso quer dizer que a Castanhal é uma empresa fixadora de carbono, ou
seja, que colabora com a remoção de gás carbônico da atmosfera. De acordo com
esse estudo que fizemos, cada unidade de sacaria de juta tem uma emissão de
carbono de -123,35 g CO2-eq", explica Flávio Smith, diretor da Companhia
Têxtil de Castanhal. A fabricante também disponibilizará, no estande, a versão
atualizada da sacaria DUOBAG, que tem como diferenciais unir a juta a um liner
reciclável para proteger os grãos e fechamento em abraçadeira de nylon evitando
o contato do produto com o ar e contaminações.
A Naveia,
marca de deleite vegetal feito de aveia, divulgará novidades do portfólio como
Naveia Chocolate, Sorvete Cremoso e Chantilly, reforçando o mercado de
alimentos plant based, além de produtos já conhecidos; e promoverá uma
competição de latte art exclusiva para mulheres, no estande da IWCA (Aliança
Internacional das Mulheres do Café), tendo como prêmio, um curso de latte art
ministrado pelo embaixador da marca, Tiaguinho Rocha, e por Amanda Albuquerque,
campeã do primeiro Campeonato Brasileiro de Latte Art com Deleite Vegetal
Naveia e um kit especial da empresa.
Além disso, disponibilizará uma petição,
para assinatura dos visitantes, para a inclusão de leites vegetais nos
campeonatos de barismo e levará embaixadores da marca e baristas de peso para
preparar receitas.
Também como foco na produção de leite de
aveia, a Tal da Castanha
apresentará, no estande, o novo leite vegetal Aveia Barista, que tem como
características melhor performance, ser ideal para vaporizar, conferindo espuma
mais densa e cremosa e também para misturar com café. O lançamento segue o
padrão de produtos da marca preparados de forma natural, sem soja, lácteos,
glúten, gomas, sem aromas artificiais e açúcares, isentos de colesterol e com
menor teor de gordura.
Na grade de conteúdo, a empresa disponibilizará
a palestra “Tendências de consumo de bebidas vegetais e introdução em
cafeterias”, com Gabriela Moraes, head de marketing, no espaço Cafeteria
Modelo, dia 16, às 15h; workshops de bebidas com leite vegetal ministrados pelo
Garam Um, que é vice-campeão Nacional de Brewing 2020, cofundador e instrutor
chefe da Um Coffee Academy, com happy
hour gratuito para o público, nos três dias de evento, às 17h.
“A disponibilidade de leites alternativos nas cafeterias do Brasil vem
ocorrendo com uma velocidade considerável. É importante estar atento às novas
demandas e oportunidades que cardápios plant-based podem trazer, tanto em
relação ao aumento do ticket médio, quanto à atratividade de um novo
público-alvo”, ressalta Moraes.
De forma inédita, o Sistema CNA | FAEMG | SENAR
promoverá no estande sessões de cuppings e provas com amostras de produtores
participantes das iniciativas e ações da entidade.
Uma série de outras novidades poderão
ser conferidas no espaço expositivo.
Pesquisa e protocolo de qualidade
A SIC também será palco de lançamentos
que deverão trazer novos parâmetros para o mercado de café, como o Protocolo internacional de Análise do
Café Solúvel, pela Associação Brasileira de Café Solúvel
(ABICS) e os resultados do trabalho Principais
descobertas do estudo sobre renda de bem-estar (living income) na cafeicultura brasileira,
iniciativa da Plataforma Global de Café no Brasil (GCP Brasil).
Educação e capacitação
O evento contará também com uma
programação focada não apenas em temas como ESG, tecnologia e as transformações
promovidas pela nova geração de cafeicultores, e debaterá as transformações que
foram conquistadas na última década, o atual cenário e o futuro do setor.
Neste sentido, a grade de palestras,
painéis e workshops estará organizada por temáticas como agronegócio, consumo,
torrefação, comercialização e com conteúdos, nacionais e internacionais,
disponibilizados nos três dias de evento para um panorama completo de
capacitação e atualização profissional.
No primeiro dia, no auditório Conexão,
às 15h, terá o I Encontro
de Jovens do Café, evento organizado pelo Sistema Faemg que
reunirá jovens de todo o Brasil e tratar de pautas importantes como: sucessão familiar,
liderança e empreendedorismo, além de apresentar cases de sucesso e inspiração
aos jovens.
Na Sala de Inteligência de Mercado, na
quarta-feira (16) será possível conferir apresentações como “Porto de
Antuérpia-Bruges: porto de entrada e distribuição de cafés brasileiros na
Europa”, com Henrique Rabelo, consultor do porto Antuérpia-Bruges e Matheus
Dolecki, representante da América Latina e relações internacionais do Porto da
Antuérpia-Bruges, às 11h; “Soluções Fedex para seus envios de
exportações”, com Glaucia Megna, diretora de vendas Fedex, às 15h; “O café
especial como experiência de consumo”, com Fabiana Carvalho, pesquisadora da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Maísa Mancini, pesquisadora
da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e “As novas
fronteiras da pós-colheita: café nutracêutico e a fermentação artisans”,
organizado pela Syngenta com a professora Dra. Rosane Schwan, da Universidade
Federal de Lavras (UFLA), Juan Gimenez, diretor de marketing e novos projetos
da Nucoffee e Flávio Borém, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de
Viçosa (UFV), às 18h.
Nas quinta-feira (17), temas como “Novas
origens produtoras de café em Minas Gerais, novas oportunidades”, com
representantes de regiões do Sudoeste de Minas, Café da Canastra e da Região
Vulcânica, às 13h; e “Novo padrão oficial de classificação de café torrado ABIC
– MAPA”, com Felipe Lélis Moreira, advogado da Associação Brasileira da
Indústria de Café (ABIC) reforçam a programação do espaço, às 16h30. Para
fechar, às 18h30, o assunto “BCORP - The Bean - Diálogos sobre B Corps no
café”, reunirá Pedro Lisboa, head of coffee relations, e Andréia Lima, analista
de sustentabilidade da Nude Plant Based Foods; Cecília Soares, gerente de
sustentabilidade da Nespresso; Isabela Pascoal, diretora de sustentabilidade na
Daterra Caffee; Juliana Ganan, fundadora da Tocaya Torradores de Café, Estevan
Sartoreli, cofundador e co-CEO da Dengo Chocolates; e Suzana Tavares,
especialista do Sistema B Brasil.
Já na sexta-feira (18), ocorrerá no
local, a “Reunião da Comissão Técnica do Café da Faemg, em evento fechado”, às
8h; a “Mesa-redonda: Desafios e conquistas na produção do canéfora e o que
esperar do futuro”, com Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia, José
Altino, pesquisador do Incaper/Café com arte, Fernando Nakayama, pesquisador
científico Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Lucian
Medeiros, coffee grower, no Sítio Medeiros, e José Braz Matiello, pesquisador
na Procafé, às 12h30; e “Final Investor Day (novo Agro Ventures) do Sistema
Faemg”, às 15h30.
Outros espaços tradicionais do evento
também serão palcos de conteúdos como o Fórum
de Cafeteria Sustentável, com temas sobre o avanço no
agronegócio e a sustentabilidade, o Espaço
Inovação – com painéis organizados por diferentes
representantes do setor como Confederação
da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Fundação Procafé, e as
startups Flowins,
Agrorigem,
Ruhwater, Dronefy, Certificate, com temas
que vão do uso de drones na agricultura à gestão de recursos hídricos, geração
de energia e produção de diferentes tipos de café, entre outros.
Cafeteria Modelo
Em local estratégico, uma das atrações
de maior sucesso com o público terá como destaque, na 10ª edição do evento,
painéis e workshops sobre o mercado e a comercialização de produtos, com
participações de nomes que são referência em suas áreas de atuação, em assuntos
estratégicos para gestores e profissionais que trabalham em cafeterias.
Na programação dos três dias de evento
estarão os seguintes temas:
“Como diversidade no Café - uma conversa franca”; “Como aplicar
o Café coado na cafeteria; Atualização do Mercado Global e Brasileiro de Cafés
– Tendências, Consumidores e Inovação”; “Alternativa para promover cafés
especiais”; “Café à moda das Aldeias Árabes, história e degustação”; “A
relevância de programas especiais municipais promotores de produção de cafés especiais,
apresentando o exemplo de Linhares (ES): uma nova origem do café conilon
especial do Espírito Santo”; “Educação para o café x Educação pelo café”;
“Matas de Rondônia: aromas e sabores dos robustas amazônicos”; “Presença
digital: como desenhar uma boa estratégia para sua cafeteria”; “Gestão de
cafeteria: os pilares que trouxeram mais lucros as cafeterias em 2022”;
“Habilidade no Latte Art na cafeteria e no campeonato”; além de “Harmonização
de café com queijo”, “Harmonização de café com Salumeria” e “Harmonização de
café com chocolate”, promovidas em parceria da CNA e Faemg;
Premiações
Reforçando a importância do evento e a
visibilidade para a cafeicultura nacional e internacional, esta edição da SIC
também terá maior número de premiações. Ao todo serão oito e com recorde de
participações, caso do tradicional Coffee
of The Year, que avalia o melhor café do ano que recebeu mais
de 500 amostras de café de diferentes regiões do país.
Já o 6º Cupping
de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, do Programa de
Assistência Técnica e Gerencial, ATEG Café + Forte, do Sistema
Faemg/Senar/Inaes e voltado para os produtores de cafés especiais do estado de
Minas Gerais, recebeu 1651, crescimento de 920% em comparação com a primeira
edição do concurso, em 2017, reforçando a relevância do prêmio para o mercado.
“O Sistema Faemg, a cada edição da SIC,
busca apresentar ao público a importância do produtor rural na cadeia cafeeira
e promover e incentivar o consumo de cafés de qualidade, apresentando as
nuances e as experiências sensoriais dos cafés produzidos em Minas Gerais, e o
reconhecimento e valorização das regiões produtoras”, afirma Ana Carolina
Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg.
Outros prêmios que anunciarão vencedores
serão a Região da
Chapada de Minas,
que tem apoio do Sebrae Minas; o
Golden Cup, promovido pela Coordenadora Latino-Americana e do
Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC) e da
Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) e apoio
da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da International Trade
Center (ITC) para eleger os melhores cafés Fairtrade do Brasil; o Concurso Florada, do
Grupo 3 Corações, que reconhece e estimula o trabalho das produtoras de café; e
os campeonatos de Barismo com as competições
nacionais de Brewers e Cup
Tasters.
Líder Mundial em Nutrição de Plantas e
expositora na SIC, a Yara também
revelará, no dia 17 de novembro, os ganhadores da 6ª edição do concurso NossoCafé Yara,
que avalia cafés de alta qualidade e reforça a importância da nutrição
equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura, em duas categorias:
"Café Cereja Descascado" e "Café Natural". Os vencedores da
competição ganharão uma viagem para participar da Specialty Coffee Expo 2023,
evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados
Unidos, além disso, os primeiros colocados terão cinco sacas de 60kg de
adquiridos pela Yara e distribuídos globalmente, com nome e a propriedade dos
ganhadores nas embalagens.
Origem controlada
A 10ª edição da SIC também será especial
para o Sebrae, um dos realizadores do evento. A instituição, que completou 50
anos de atuação em julho, celebrará uma década de existência da denominação de
origem na cafeicultura, que tem possibilitado reconhecer as características do
grão de acordo com o local. Para isso, promoverá a palestra “10 anos de Origens produtoras de café
no Brasil”, com Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae,
dia 17, às 10h, no auditório Conexão.
Já o Minas Coffee Origins (MCO), por exemplo,
movimento do Sebrae Minas que tem levado ao mundo do café a importância do
conceito de origem controlada, com termo que identifica um sistema de gestão,
regulamentação, organização, controle, proteção e promoção das marcas território
de regiões produtoras de café, terá destaque com o painel “Minas Coffee Origins
– O movimento das Origens Controladas, novas oportunidades de mercado, e o
impacto coletivo na cafeicultura”, no Grande Auditório, no dia de abertura do
evento (16), às 17h.
“Vamos debater conceitos, ressaltando a
importância do entendimento das tendências que guiarão os negócios
relacionados ao café nos próximos anos, a exemplo da transparência em torno das
relações ao longo da cadeia produtiva, da sustentabilidade nos processos de
produção, industrialização e comercialização do café e do impacto verificável
da cafeicultura. Os produtores, os consumidores, a sociedade como um todo se
beneficiam destes ganhos e conquistas”, destaca Priscilla Lins, gerente de
Agronegócio do Sebrae Minas.
Outro programa desenvolvido pela
instituição no estado de Minas que será uma das atrações da SIC é o Educampo
que, em 2022, chega aos seus 25 anos de atuação disponibilizando a inteligência
essencial para o desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio. A
celebração será no segundo dia da SIC (17), às 14h, no Grande Auditório, e
contará com a presença de produtores rurais, consultores e representantes de
empresas parceiras do Sebrae nessa iniciativa.
Estas serão apenas algumas das atrações
que estarão disponíveis ao público.
Sobre a importância dessa edição que tem
sido organizada para ser um marco na história da Semana Internacional do Café,
Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora, um dos organizadores do evento
destaca: “a SIC se consolidou pilar estratégico para marcas e visitantes por
trazer um panorama atual da cafeicultura, ser um espaço para o lançamento de
produtos e soluções, proporcionar conteúdos educacionais e técnicos para toda a
cadeia cafeicultora. Para compradores de regiões distantes e internacionais é a
oportunidade de conhecer em três dias o que está movimentando o mercado, o que
é estratégico”.
A programação completa e o
credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/
.
Informações sobre expositores e atrações
do evento podem ser conferidas no press kit digital, em https://cutt.ly/IMt9oK2.
O Expominas fica Av. Amazonas, 6.200,
Belo Horizonte, Minas Gerais.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é
uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado
de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte,
capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento
do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o
consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado
econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100%
Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70
horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional
e internacional.
PATROCINADORES
A edição de 10 anos tem patrocínios
master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3
Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.
Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no Expominas
(MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
#conectadospelocafé
Para informações e atendimento à
imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Nenhum comentário