Assinatura digital X assinatura digitalizada: são a mesma coisa?
Hoje em dia, é comum ouvir o termo assinatura digitalizada ou assinatura digital. Estas não são a mesma coisa, mas estão relacionadas.
A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que utiliza criptografia de chave pública para proporcionar não repúdio e autenticação.
É uma alternativa à assinatura manuscrita e pode ser usada para assinar digitalmente documentos, contratos ou outros arquivos.
Uma assinatura digitalizada, por outro lado, é um tipo de assinatura eletrônica que é gerada pela digitalização e armazenamento de uma imagem da assinatura manuscrita em um computador, que é então salva em um arquivo digital.
Assim, ao contratar um serviço, como por exemplo, projeto de jardim com piscina, é possível fechar um acordo à distância ao utilizar as assinaturas digitais ou digitalizadas para concluir uma negociação.
Quando as pessoas estão assinando contratos, muitas vezes, os assinam digitalmente. Geralmente, uma assinatura digital é mais segura porque é criada e transmitida eletronicamente através de dados criptografados.
Uma assinatura digitalizada é uma cópia eletrônica de uma assinatura manuscrita, que pode ser escaneada e salva eletronicamente, sendo assim muito semelhante aos meios tradicionais de assinatura, o que resulta em menor segurança.
As duas, embora semelhantes, não são intercambiáveis. Uma empresa que fechou um contrato para instalar uma cortina para embutir no gesso não poderá transferir a assinatura ao menos que faça outro contrato.
O que é assinatura digital?
O termo "assinatura digital" é usado para se referir a um tipo de assinatura eletrônica onde o remetente usa um código único para assinar um documento, mensagem ou outros dados para que o destinatário possa verificar a identidade do remetente.
As assinaturas digitais são mais seguras do que as assinaturas tradicionais porque não podem ser forjadas.
Quando uma pessoa assina algo digitalmente, um algoritmo matemático é usado para transformar a assinatura em uma sequência de números e letras. Então, essa sequência de números é convertida em uma assinatura digital.
A assinatura digital pode, então, ser anexada ao documento que precisa de assinatura e autenticação. A cadeia de caracteres é única para o remetente da assinatura.
Assinaturas digitais são difíceis ou impossíveis de falsificar ou copiar. Este é um enorme benefício para qualquer pessoa que faça negócios eletronicamente.
Dessa forma, uma empresa que faz transporte de equipamentos industriais, por exemplo, pode utilizar esse recurso para integrar a autenticação de setores internos, bem como com as negociações entre clientes.
Uma assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que é anexada a um documento eletrônico. Ela fornece uma maneira para o remetente assegurar que o remetente é quem ele diz ser e que a mensagem não foi alterada.
Como resultado, uma assinatura digital pode ser usada para indicar que a mensagem é autêntica e que não foi alterada.
Uma assinatura digital é uma forma de aplicar um algoritmo matemático a um documento para produzir uma cadeia única e verificável. O documento pode ser qualquer coisa, desde um testamento até uma carta de amor.
Sendo assim, as assinaturas digitais podem ser usadas para inúmeros documentos, sendo os mais recorrentes os comerciais, como ao fechar uma venda para feixe de mola para reboque.
A assinatura é o processo de assinatura que substitui alguns documentos em tinta e poupa esforços de os contratos serem assinados fisicamente em folha de papel.
O que é assinatura digitalizada?
Uma assinatura digitalizada é uma imagem gráfica da assinatura manuscrita de alguém que é escaneada e armazenada eletronicamente.
Sendo assim, uma assinatura digitalizada é uma imagem gráfica da assinatura manuscrita de um indivíduo. A assinatura é capturada, digitalizada e depois armazenada.
Essa assinatura é normalmente criada digitando o nome da pessoa, seguido pelas letras "s/p" (representando "assinatura/pessoal"). Por isso, a assinatura digitalizada pode ser utilizada a qualquer momento por qualquer gestor(a).
Ao digitalizar a assinatura o gestor que aprovou a compra de uma letra caixa com led interno pode assinar um documento para enviá-lo digitalmente a outra filial, por exemplo.
A "s/p" é seguida pela assinatura manuscrita da pessoa. Uma assinatura digitalizada será frequentemente usada no lugar de uma assinatura manuscrita em contratos, acordos e outros documentos legais.
Uma assinatura digitalizada é um tipo de assinatura digital que utiliza um programa para criar um desenho que imita a aparência de uma assinatura manuscrita.
Isto é normalmente feito gerando uma imagem da assinatura com um programa de computador. O resultado disso é que muitas empresas podem economizar tempo com processos internos e externos.
Por exemplo, ao digitalizar uma assinatura, uma empresa pode encaminhar um contrato digital para instalar um exaustor eólico pequeno e acelerar o processo de negociação.
Assinaturas digitalizadas são frequentemente usadas como medida de segurança ao assinar documentos digitalmente, pois é muito mais difícil de forjar do que uma assinatura manuscrita real.
Quando uma pessoa assina um documento digitalmente, sua assinatura pode ser digitalizada através de um computador ou de um scanner.
Então, quando uma pessoa assina, o documento é escaneado e salvo como um arquivo de imagem. Uma assinatura digitalizada pode então ser inserida no lugar da assinatura original.
Isso permite que um documento assinado seja enviado eletronicamente. O benefício disso é que o remetente não tem que esperar que o destinatário assine e devolva o documento em um encontro físico, economizando, assim, tempo.
Uma assinatura digitalizada pode ser usada em vez de uma assinatura manuscrita, é mais fácil de usar e ocupa menos espaço.
Também é muito mais segura em alguns casos. Uma assinatura digitalizada pode ser usada para assinar documentos importantes, ou mesmo no lugar de uma assinatura em cheques.
Saiba qual é a diferença entre elas
A assinatura digital e a assinatura digitalizada são duas coisas diferentes, mas ambas podem ser usadas como uma alternativa aos meios tradicionais de assinatura.
Assim, tanto as empresas que trabalham com aluguel de martelo elétrico quanto as demais podem ter proveito de ambas.
Uma assinatura digital é uma forma segura de assinar digitalmente um documento que pode verificar que o documento não foi alterado ou adulterado.
Já uma assinatura digitalizada é uma imagem digital de uma assinatura manuscrita que é digitalizada e reproduzida digitalmente a fim de ser transmitida eletronicamente.
Assim, ambas podem ser usadas para enviar arquivos digitais. No entanto, para ter mais credibilidade e segurança, a assinatura digital tem maiores benefícios para compartilhar documentos digitais.
Dessa forma, os benefícios da assinatura digital para o uso no dia a dia na internet podem ser aproveitados por pessoas e empresas, sendo algumas delas:
Segurança de transação;
Credibilidade;
Agilidade de assinatura;
Otimização de processos internos e externos.
Para o longo prazo na internet, apesar da solução imediata que a digitalização pode proporcionar, as empresas que trabalham com projeto elevador residencial, por exemplo, precisam da assinatura digital para fechar negócios na internet.
Considerações finais
Uma assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que é anexada eletronicamente a um documento transmitido por vias digitais que, hoje em dia, são predominantes no dia a dia pessoal e corporativo.
Ela pode ser usada para autenticar o remetente e o conteúdo do documento, assim como para detectar adulterações que possam alterar o significado do documento. É muito mais difícil falsificar do que uma assinatura escrita.
Ou seja, uma assinatura digitalizada é uma assinatura eletrônica que é capturada eletronicamente. É comum no mundo bancário e pode ser usada para validar a verificação de identidade, assim como para detectar adulterações.
A assinatura digital é uma técnica para a verificação de uma mensagem ou documento digital que, além de ser seguro, é eficiente para a automatização de processos na internet.
Isso pode ser feito incluindo a mensagem em uma assinatura eletrônica, que é então criptografada com a chave privada de um remetente para torná-la ilegível para todos, exceto para o remetente e para quem quiser compartilhar a assinatura com ele.
As mensagens e documentos podem ser verificados mesmo que sejam alterados no trânsito. As assinaturas digitais são uma parte crucial da segurança do comércio eletrônico e da internet.
Além disso, elas podem proporcionar mais praticidade ao facilitar a interação e o compartilhamento de documentos digitais para agilizar processos na internet.
As assinaturas digitais são um tipo de assinatura gerada por computador que pode ser usada para estabelecer a propriedade de um determinado documento. As assinaturas digitais também podem ser usadas como uma forma de não repúdio.
Isso significa que é impossível contestar a autenticidade da assinatura. As assinaturas digitais são agora consideradas uma forma oficial de identificação em muitos países, inclusive nos Estados Unidos.
A maioria dos estados exige assinaturas digitais para muitos documentos, tais como carteiras de habilitação já são uma solução do dia a dia de muitos processos burocráticos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário