Últimas

Black Friday 2022: preços reduzidos têm incentivado consumidores a antecipar as compras de Natal

Diferentes segmentos têm tentado atrair o consumidor ávido por realizar as compras natalinas com os descontos de Black Friday. Número de pessoas antecipando compras têm crescido

A cada ano que passa cresce o sucesso da nova data queridinha do Mercado de varejo brasileiro, a Black Friday. A edição deste ano, que acontecerá exatamente um mês antes do natal, em 25 de novembro, tem projeções otimistas: apesar do ambiente econômico desfavorável em função de altas taxas de desemprego, juros e inflação elevados, pesquisas apontam que o consumidor brasileiro está otimista e sedento por novas compras. Neste cenário, um dos segmentos que tenta ganhar espaço de destaque na data é o de brinquedos, categoria de produtos ainda pouco procurada por consumidores mesmo às vésperas do natal.

O mercado está vindo de um período de aquecimento, sobretudo o virtual: segundo pesquisa da Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 4,3% no número de pedidos no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Outra pesquisa da plataforma SmarthHint afirma que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que no mesmo período antes da pandemia.

Diante destes números a expectativa para a Black Friday deste ano cresce entre varejistas, sobretudo os virtuais: dados de uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em e-commerce Conversion apontam que 96% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, indicando um crescimento de 8% em comparação ao ano passado. A proximidade com o natal também é estratégica: segundo pesquisa da Conversion realizada no ano passado, 87% dos consumidores que pretendiam usufruir da Black Friday desejavam adiantar as compras natalinas aproveitando os preços mais baixos e as parcelas antecipadas do 13º salário. Neste cenário tão aquecido, empresas dos mais variados segmentos estão traçando estratégias para aproveitar o grande fluxo de clientes.

Brinquedos

Embora as compras antecipadas de natal sejam um foco cada vez mais frequente dos compradores da Black Friday, o perfil de compras ainda não está tão associado a brinquedos, produtos símbolos do período natalino. Uma pesquisa de mercado da Globo, disponibilizada pela plataforma Gente, mostra quais são os itens de maior desejo dos compradores na data: roupas e acessórios, smartphones e eletrônicos, com aproximadamente 33% de intenção de compra. Brinquedos/produtos infantis ocupam apenas o 17º lugar na lista, com 12% de consumidores relatando que pretendem adquirir um item do tipo durante a Black Friday.

Ainda assim, empresas do segmento estão otimistas com as projeções de vendas e se preparando para aproveitar a data. A gerente comercial da Gemini Jogos Criativos, empresa de brinquedos especializada na produção e venda deste tipo de produto com atendimento exclusivo por e-commerce, Beatriz Ortega Lyng, fala da sua experiência durante o Black Friday: “Há um sensível aumento na procura por nossos produtos durante este período, tanto de escolas públicas que precisam gastar a verba disponível do orçamento anual quanto de consumidores finais”, conta. A procura antecipada tem sido grande a ponto de impactar estoques de natal de algumas empresas. “A Black é uma ótima oportunidade para o público interessado em fazer as compras natalinas pois nosso estoque está completo. Conforme o final de dezembro se aproxima, o cliente pode não encontrar o produto que deseja e sofrer com a correria de última hora”, explica Beatriz, que também ressalta um aspecto estratégico importante para compradores online: o prazo de entrega. Moradores de cidades com menor disponibilidade logística de transportadoras garantem que os presentes natalinos cheguem a tempo se comprados  durante o período promocional do final de novembro. 

Ainda de acordo com a pesquisa de mercado da Globo publicada no portal Gente, os consumidores costumam planejar suas compras de Black Friday aproximadamente um mês antes do evento. A Copa do Mundo, que acontecerá durante a data, deverá ser um evento importante e influenciar a compra de inúmeros produtos ligados à temática durante a ocasião.

 

Sobre a Gemini Jogos Criativos:
A Gemini é uma empresa com 30 anos no mercado de brinquedos educativos. Com um portfólio de mais de 150 opções, ela fabrica jogos pedagógicos e criativos para públicos variados e de diferentes faixas etárias, todos produzidos com o assessoramento e colaboração de profissionais especialistas em suas áreas como psicólogos, educadores, pedagogos, entre outros. O trabalho da marca é reconhecido por profissionais de diferentes segmentos pela qualidade, variedade e usabilidade dos brinquedos. Referência brasileira no assunto, a Gemini segue inovando com novos lançamentos frequentes de jogos e brinquedos criativos pensados para trazer à tona o lado lúdico de crianças, adultos e idosos. Mais informações no site: https://www.geminijogoscriativos.com.br 

Nenhum comentário