Black Friday 2022: preços reduzidos têm incentivado consumidores a antecipar as compras de Natal
Diferentes segmentos têm tentado atrair o
consumidor ávido por realizar as compras natalinas com os descontos de Black
Friday. Número de pessoas antecipando compras têm crescido
A cada ano que passa cresce o sucesso da
nova data queridinha do Mercado de varejo brasileiro, a Black Friday. A edição
deste ano, que acontecerá exatamente um mês antes do natal, em 25 de novembro,
tem projeções otimistas: apesar do ambiente econômico desfavorável em função de
altas taxas de desemprego, juros e inflação elevados, pesquisas apontam que o
consumidor brasileiro está otimista e sedento por novas compras. Neste cenário,
um dos segmentos que tenta ganhar espaço de destaque na data é o de brinquedos,
categoria de produtos ainda pouco procurada por consumidores mesmo às vésperas
do natal.
O mercado está vindo de um período de
aquecimento, sobretudo o virtual: segundo pesquisa da Neotrust, o e-commerce
brasileiro cresceu 4,3% no número de pedidos no segundo trimestre de 2022 em
relação ao mesmo período de 2021. Outra pesquisa da plataforma SmarthHint
afirma que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro nos cinco primeiros
meses do ano foi 785% maior do que no mesmo período antes da pandemia.
Diante destes números a expectativa para
a Black Friday deste ano cresce entre varejistas, sobretudo os virtuais: dados
de uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em e-commerce
Conversion apontam que 96% dos brasileiros pretendem fazer compras na data,
indicando um crescimento de 8% em comparação ao ano passado. A proximidade com
o natal também é estratégica: segundo pesquisa da Conversion realizada no ano
passado, 87% dos consumidores que pretendiam usufruir da Black Friday desejavam
adiantar as compras natalinas aproveitando os preços mais baixos e as parcelas
antecipadas do 13º salário. Neste cenário tão aquecido, empresas dos mais
variados segmentos estão traçando estratégias para aproveitar o grande fluxo de
clientes.
Brinquedos
Embora as compras antecipadas de natal
sejam um foco cada vez mais frequente dos compradores da Black Friday, o perfil
de compras ainda não está tão associado a brinquedos, produtos símbolos do
período natalino. Uma pesquisa de mercado da Globo, disponibilizada pela
plataforma Gente, mostra quais são os itens de maior desejo dos compradores na
data: roupas e acessórios, smartphones e eletrônicos, com aproximadamente 33%
de intenção de compra. Brinquedos/produtos infantis ocupam apenas o 17º lugar
na lista, com 12% de consumidores relatando que pretendem adquirir um item do
tipo durante a Black Friday.
Ainda assim, empresas do segmento estão
otimistas com as projeções de vendas e se preparando para aproveitar a data. A
gerente comercial da Gemini Jogos Criativos, empresa de brinquedos
especializada na produção e venda deste tipo de produto com atendimento
exclusivo por e-commerce, Beatriz Ortega Lyng, fala da sua experiência durante
o Black Friday: “Há um sensível aumento na procura por nossos produtos durante
este período, tanto de escolas públicas que precisam gastar a verba disponível
do orçamento anual quanto de consumidores finais”, conta. A procura antecipada
tem sido grande a ponto de impactar estoques de natal de algumas empresas. “A
Black é uma ótima oportunidade para o público interessado em fazer as compras
natalinas pois nosso estoque está completo. Conforme o final de dezembro se
aproxima, o cliente pode não encontrar o produto que deseja e sofrer com a
correria de última hora”, explica Beatriz, que também ressalta um aspecto
estratégico importante para compradores online: o prazo de entrega. Moradores
de cidades com menor disponibilidade logística de transportadoras garantem que
os presentes natalinos cheguem a tempo se comprados durante o período
promocional do final de novembro.
Ainda de acordo com a pesquisa de
mercado da Globo publicada no portal Gente, os consumidores costumam planejar
suas compras de Black Friday aproximadamente um mês antes do evento. A Copa do
Mundo, que acontecerá durante a data, deverá ser um evento importante e influenciar
a compra de inúmeros produtos ligados à temática durante a ocasião.
Sobre a Gemini Jogos Criativos:
A Gemini é uma empresa com 30 anos no mercado de brinquedos educativos. Com um
portfólio de mais de 150 opções, ela fabrica jogos pedagógicos e criativos para
públicos variados e de diferentes faixas etárias, todos produzidos com o
assessoramento e colaboração de profissionais especialistas em suas áreas como
psicólogos, educadores, pedagogos, entre outros. O trabalho da marca é
reconhecido por profissionais de diferentes segmentos pela qualidade, variedade
e usabilidade dos brinquedos. Referência brasileira no assunto, a Gemini segue
inovando com novos lançamentos frequentes de jogos e brinquedos criativos
pensados para trazer à tona o lado lúdico de crianças, adultos e idosos. Mais
informações no site: https://www.geminijogoscriativos.com.br
Nenhum comentário