Café coado é uma boa aposta para as cafeterias? Especialista responde na Semana Internacional do Café
Com mudança no comportamento do consumidor, que
cada vez mais aprecia e valoriza os cafés especiais, método faz sucesso também
fora das residências
Minas Gerais, outubro de 2022 – É comum
ouvir nas cafeterias modernas pedidos por cafés coados e o motivo não tem a ver
com nostalgia ou moda retrô. Â medida que os cafés especiais ganham força no
Brasil, também cresce o público interessado na experiência da bebida e não só
no consumo puro e simples. Mas, afinal, o café coado é uma boa aposta para o
empreendedor que tem ou planeja abrir um coffee
shop? Daniel Munari, barista com mais de uma década de mercado,
tirou essa dúvida durante a Semana Internacional do Café.
O evento, que acontece até sexta, 18,
tem uma programação com vários temas que dialogam com o momento atual do café
no Brasil e no mundo. Indo direto ao ponto, Minari afirmou que “investiria até
em uma cafeteria só com cafés coados, pois há público para isso”. E realmente
há. De acordo com dados da ABIC, os brasileiros bebem cerca de 2 bilhões de
doses de café por dia. Mais de 98% dos lares tem café de alguma forma e 84% é
feito coado. Já o mercado de cafés especiais teve crescimento de 15% entre 2021
e 2022, segundo o especialista.
Então, dá para se jogar sem medo no
modelo? Sim e não. Pelos números e comportamento de consumo, Munari defende que
café coado é um bom mercado, mas ressalta a necessidade de cuidados para o
sucesso da operação. O primeiro deles é a separação do que é vontade do
empreendedor e o que o público quer. “Adequação é fundamental. Deve-se avaliar
o perfil de quem comprará o café efetivamente naquela área escolhida, seus
hábitos culturais e financeiros. É preciso entender quem quer apenas tomar um
café e quem entende do produto e busca por experiências”, diz.
Outra dica importante é simplificar a
escolha do consumidor. “De que adianta ter 15 métodos de preparo se o público
não sabe diferenciar? O caos começa logo no momento do pedido, quando ele terá
de escolher entre vários tipos de café e se vai ser coado na prensa francesa,
na aeropress, etc. Nós, baristas, precisamos ter este termômetro para saber
direcionar ou ampliar a jornada de compra, quando necessário”, finalizou.
Hoje, 17, e amanhã, 18, tem mais conteúdo na SIC 2022. Acesse o site www.semanainternacionaldocafe.com.br para conferir a programação completa e faça o credenciamento gratuito.
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