Black Friday: 60% dos lojistas se preocupam mais com o prazo do que o preço da entrega e optam pelo frete expresso
Informação é de um levantamento feito pelo
Melhor Envio, plataforma de intermediação logística, com base nos resultados da
data de promoções de 2021
São Paulo, novembro de 2022 - A Black Friday está se aproximando e a
expectativa é grande para o varejo. Para quem trabalha com o digital, a Cyber
Monday, que acontece na segunda-feira, 28, também é um potencial para as
vendas, principalmente para quem trabalha com produtos eletrônicos, acessórios
e outras categorias deste nicho. Entretanto, além das super promoções dos
produtos, outro ponto demanda a atenção dos empreendedores virtuais: a entrega.
De acordo com um levantamento feito pela plataforma de intermediação logística Melhor Envio,
na Black Friday de 2021, 60% dos lojistas optaram por pagar um pouco mais pelo
frete expresso, garantindo que a entrega chegasse dentro do prazo sugerido ao
cliente. Sobre os meios de pagamento dos fretes, o Pix alcançou mais de 10% de
participação.
“Com a pandemia, as pessoas se
acostumaram a comprar na internet, o que também as deixou mais exigentes. Os
consumidores não querem fazer uma compra e receber após um mês ou mesmo em duas
semanas. Muitas pessoas precisam do item em uma data específica e não se
importam em pagar um pouco mais para receber o produto em poucos dias. Por
isso, é essencial dar possibilidades aos clientes.”, explica Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.
Além de analisar as categorias e tipos
de fretes escolhidos pelos lojistas, a plataforma também levantou a origem e
destino dos pedidos. Mais de 30% dos envios durante a Black Friday de 2021
tiveram origem em São Paulo ou na região metropolitana. O levantamento também
aponta o ranking de categorias de produtos que mais venderam na data de
promoções do último ano. Moda ficou em primeiro lugar, seguida de Jóias e
Relógios e, em terceiro lugar, Entretenimento e Lazer.
“As pessoas estão bem mais educadas
quanto à Black Friday. Os consumidores pesquisam o preço dos produtos com
antecedência para não cair em falsas promoções. Por conta da Copa do Mundo ser
em novembro, itens relacionados ao evento esportivo também devem chamar a
atenção em 2022”, afirma Medeiros.
Otimizando o frete
Com base nessas informações, há diversas
possibilidades para os lojistas não sofrerem dores de cabeça com as entregas
das encomendas. Buscar plataformas de logística que ofereçam fretes mais
econômicos aos empreendedores é uma ótima solução, já que permite a cotação
rápida de preços e prazos em diferentes empresas de transporte, facilitando a
escolha do lojista e do cliente sobre a melhor alternativa para fechar uma
compra, seja priorizando a entrega mais rápida ou o valor mais barato. O Melhor
Envio, por exemplo, por conta da parceria com as principais transportadoras do
país, disponibiliza ferramentas e serviços essenciais para as marcas
protagonizarem um bom desempenho na Black Friday, quando se refere a frete,
desde a escolha da entrega até o rastreio das encomendas.
Em São Paulo, por exemplo, a empresa
disponibiliza 17 endereços estratégicos para os lojistas despacharem suas
encomendas. Diferentemente de muitas transportadoras, os locais, chamados pela
plataforma de Melhor Ponto, funcionam aos sábados e recebem encomendas enviadas
por diferentes empresas de transporte.
“No último ano, os envios postados no
sábado após a Black Friday dobraram. Isso porque muitos lojistas deixam para
postar suas encomendas no dia seguinte à venda. A Black Friday, que acontece na
sexta-feira, acaba divergindo um pouco desse padrão, porque muitas
transportadoras fecham suas portas aos finais de semana. Estamos apostando no
Melhor Ponto para que as mercadorias não fiquem paradas no estoque até
segunda-feira. Nosso objetivo é facilitar a entrega para os lojistas e,
consequentemente, para o cliente final”, finaliza o CEO.
Todos os dados utilizados para o
relatório foram fornecidos pela própria base de clientes do Melhor Envio e em
conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de
Dados.
Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende
online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento
de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que
são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo e Buslog. O
Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que
vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista
enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de
gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia
decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo
o Brasil.
Nenhum comentário