Edital do Programa Recicleiros Cidades alcança 140% de sua meta através de inscrições de municípios
Parceria entre a SIG e a ONG Recicleiros, foram 110 inscrições oficiais de 16 estados brasileiros
Com o encerramento da fase de inscrição do edital de chamamento para o Programa Recicleiros Cidades, a SIG e a ONG Recicleiros anunciam que foram selecionados 36 municípios para a turma de qualificação do Programa Recicleiros Cidades, onde a SIG é investidora semente desde 2018, atingindo assim 140% da meta.
Os gestores públicos dos municípios classificados, por meio das suas equipes, já estão participando das mentorias técnicas, que tiveram início em agosto. Serão sete encontros até o atingimento dos requisitos para seleção final e implementação do sistema municipal de coleta seletiva. Foram 110 inscrições oficiais de 16 estados brasileiros, totalizando 74 municípios aptos e deste total, 36 prefeituras enviaram a Declaração de Ciência assinada pelo prefeito municipal, condição obrigatória para ingressar na Turma de Qualificação da Academia Recicleiros do Gestor Público. Estes números levam a uma taxa de conversão de 49% dos municípios que se inscreveram, relacionando-os aos que foram classificados. Entre as maiores aderências estão os estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais.
A SIG é investidora semente do programa, que está presente em 14 cidades, 10 delas já em operação e outras quatro em fase de implementação, o projeto é desenvolvido pela ONG Recicleiros desde 2018 e permite que prefeituras de todos os estados tenham a oportunidade de implementar e fortalecer a política pública de coleta seletiva em seus municípios, para que haja uma reciclagem inclusiva, de alto impacto e viável do ponto de vista econômico. O programa implanta nas cidades um novo conceito de centrais de reciclagem, através de uma cooperativa e de equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, onde são criadas oportunidades de trabalho, renda e qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica.
Para Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, a parceria com o Programa Recicleiros, está alinhada aos objetivos globais de sustentabilidade da companhia, chamado Way Beyond Good. “Ao investirmos em um programa sério e comprometido como esse, temos a certeza de que a cadeia de resíduos está sendo respeitada, porque cumpre as determinações legais da política nacional de resíduos sólidos, oferece trabalho digno, com perspectivas para os catadores e cria um ambiente mais sustentável”.
Os números de 2022 se mostraram superiores aos de 2021, tanto no número de inscrições, quanto no de municípios aptos a participar e as declarações entregues superaram os 400%. Importante ressaltar que os municípios que não apresentaram a Declaração de Ciência no tempo previsto no Edital, também poderão participar da Trilha do Conhecimento da Academia Recicleiros do Gestor Público (ARGP). Sobre Recicleiros - Somos Recicleiros. Uma organização da sociedade civil (OSC), qualificada como OSCIP e reconhecida como entidade ambientalista. Atuamos como agente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).Capacitamos as prefeituras para que elas elaborem e implementem suas políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem.
Incubamos cooperativas (operação, administração e gestão) visando capacitar catadores e catadoras de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores coletivos organizados em cooperativas e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos. Traçamos o melhor caminho para o setor empresarial ter acesso regular e em escala a materiais recicláveis pós-consumo com garantia de origem e rastreabilidade, e também aos resultados de logística reversa a eles associados, fazendo parte de um ecossistema inclusivo e promotor da mobilidade social. Neste fazer diferente, Recicleiros está alinhado às estratégias da política global da Agenda 2030, para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sobre a SIG - A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer aos nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, na Suíça. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 5.900 funcionários no mundo todo nos permitem responder rápida e eficazmente às demandas de nossos clientes em mais de 70 países. Em 2021, a SIG produziu mais de 42 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 2 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 13,4 ESG (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis. Para mais informações, visite www.sig.biz. Para conhecer as tendências que impulsionam a indústria de alimentos e bebidas e nos inspiram a inovar, visite nosso blog SIGnals: https://www.sig.biz/signals/pt
Nenhum comentário