Brasil movimenta US$15,4 milhões durante feira alemã K
Evento mundial com foco em plásticos e borracha
sediado em Düsseldorf, na Alemanha, contou com a presença de quatro empresas
brasileiras apoiadas pelo BMS
Entre os dias 19 e 26
de outubro, as empresas brasileiras Carnevalli, Lakatos, Mecalor e Rulli
participaram da Feira K, evento mundial da indústria de plásticos e borracha. A
edição de 2022 marcou o septuagésimo aniversário da feira, que aconteceu em
Düsseldorf, na Alemanha. Com estandes próprios, as companhias expuseram seus
maquinários e equipamentos, apresentando a potencialidade da tecnologia
nacional. A centralidade da tecnologia alemã na cadeia global do plástico e da
borracha é reconhecida mundialmente, o que reforça a feira K como vitrine
internacional para tudo o que se discute a respeito do produto e seus
derivados.
A participação das
companhias na feira contou com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions
(BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de
Máquinas e Equipamentos).
Em relação a 2019, os
negócios realizados neste ano aumentaram 17%, totalizando US$5,3 milhões. Os
negócios futuros, com projeção para os próximos 12 meses, alcançaram US$10,1
milhões, 38,4% a mais do que o ano pré-pandemia. O total de negócios da ação,
por sua vez, movimentou US$15,4 milhões, 30% superior a 2019.
Neste ano, os
principais destinos atingidos pelas empresas foram a Argentina, o Peru e o
México. As companhias também totalizaram 484 contatos, um aumento de 28,7% em
comparação com 2019, dentre eles 251 novos contatos.
A economia circular do
plástico, mudanças climáticas e processo de digitalização foram temas
recorrentes nas apresentações que aconteceram durante os 8 dias de feira.
Reforçando a participação institucional da ABIMAQ, o Presidente da Câmara
Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), Sr.
Amilton Mainard, também esteve presente e representou a Associação em reuniões
com outras associações internacionais e representantes da feira, durante os
dias de evento.
PANORAMA DAS
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
No ranking dos destinos
mais importantes para a exportação de máquinas e equipamentos do setor
plástico, em 2021, estão os Estados Unidos, a Argentina, o Peru, o Reino Unido
e o Chile.
No mesmo ano, o Brasil
exportou US$15 milhões para os Estados Unidos, 16% de seu maquinário no setor.
A Argentina importou US$14,1 milhões no mesmo período, enquanto o Peru
movimentou US$7,6 milhões. Já o Reino Unido aumentou sua participação em 79%
entre 2020 e 2021, atingindo US$7,3 milhões. O Chile, por sua vez, alcançou
US$6,4 milhões em importações.
Entre os equipamentos
brasileiros mais exportados da indústria do plástico estão as máquinas e
aparelhos para trabalhar borracha, plásticos ou para fabricação de produtos
dessas matérias. Em 2021, esses itens tiveram participação de 27,4% dentro do
setor, movimentando US$25,7 milhões. Outro destaque são as máquinas auxiliares
para impressão, que alcançaram US$11,2 milhões nas exportações, um aumento de
27% em relação ao ano anterior.
Sobre o Brazil
Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da
Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery
Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e
equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens
de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui
atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola,
têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021,
as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países.
Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi
fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da
indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias
políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e
contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação
de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário