Brasileiros estão saindo da casa dos pais mais tarde – alta de 137% em 10 anos
Material da Kantar IBOPE Media analisa comportamento entre
diferentes gerações
Os brasileiros estão saindo de casa cada vez mais tarde - o
comportamento passou a ser mais frequente na faixa etária de 25 a 34 anos, em
uma alta de 137% entre 2012 e 2022. É o que aponta o material “Todo o tempo do
mundo: para além da idade”, edição de novembro do Data Stories, conteúdo
temático mensal da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em
pesquisa de mídia.
Outro dado interessante, por exemplo, é que mais brasileiros estão
investindo nos estudos, mesmo com idade avançada. Isso porque começar ou
retomar a faculdade passou a ser mais recorrente entre a faixa etária de 20 a
34 anos – crescimento de 69% nessa faixa no período de 10 anos.
Ao comparar as mesmas idades do passado com o presente, a Kantar
IBOPE Media percebeu que as relações com vários aspectos da vida mudaram. Em 2012, por exemplo, 40%
dos brasileiros entre 12 e 25 anos concordavam que dinheiro é a melhor medida
do sucesso. Esse número caiu para 28% em 2022.
Já a faixa etária acima de 58 anos apresentou crescimento de 212%
quando o assunto é ter a internet como principal fonte de entretenimento,
passando de 13% para 42% em 10 anos.
A conectividade e o acesso à web, inclusive, é um dos principais
fatores que impulsionam as diferenças entre pessoas da mesma idade hoje e décadas
atrás. Nos últimos 10 anos, houve aumento representativo nesse fator em todas as
faixas etárias: 12 a 19 anos (+15% passaram a navegar pela internet), 20 a 24
anos (+18%), 25 a 34 anos (+35%), 35 a 44 anos (+68%), 45 a 54 anos (+103%), 55
a 64 anos (+178) e 65 a 75 anos (+408%).
A última década ainda trouxe mudanças significativas de
comportamento de consumo de forma generalizada, com maior conscientização
ambiental em relação às compras – hoje, 77% estão dispostos a mudar o estilo de
vida para beneficiar o meio ambiente –, e a forma como se relacionam com marcas
– 44% apreciam empresas inovadoras.
“Alguns rótulos geracionais tornaram-se uma abreviação para
segmentar milhões de pessoas. Isso, no entanto, leva a análises e conclusões
estereotipadas e, algumas vezes, até míopes. Para enxergar o todo e ir além do
óbvio, o dado pode ser um grande aliado, mas é preciso ir além de análises
demográficas baseadas em idade a fim de desbloquear todo seu potencial”, destaca Eduardo Alves, Head
de Go-To-Market e Field Marketing (Diretor de Marketing) da Kantar IBOPE
Media.
Esta edição do Data Stories foi elaborada com a ajuda de
informações coletadas pela ferramenta Target Group Index e tem a
proposta de analisar como diferentes aspectos da vida dos brasileiros variam de
acordo com suas gerações.
Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights
e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre
consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América
Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com
aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países
latino-americanos.
Mais informações em www.kantaribopemedia.com.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
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