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Com o fim da pandemia, empresas de turismo voltam a investir na Black Friday

Em 2022, setor possui quase 40% a mais de anúncios na internet do que em 2021, aponta estudo da Semrush

São Paulo, novembro de 2022 - A tão esperada Black Friday está mais próxima do que nunca e empresas de diversos setores lutam para encontrar um espaço em meio à concorrência. Um dos mercados mais aguardados é o turismo. Após dois anos de restrições de isolamento, as empresas da área voltaram a investir na famosa data de promoções. De acordo com um estudo produzido pela Semrush, plataforma líder mundial em gerenciamento de visibilidade online, o Turismo brasileiro investiu, em outubro de 2022, 38.8% a mais em anúncios na internet do que no mesmo período de 2021. É a quarta área que mais produziu propagandas no último mês (5.381.755). 

“O turismo foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia. Com voos cancelados, praias, parques e comércios fechados, as pessoas não viam razões para viajar e as empresas da área passaram a diminuir a propaganda. O setor está voltando com tudo e isso está se refletindo nos investimentos para a Black Friday”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil

Apesar da alta, o Varejo segue no topo em números de anúncios para a data, foram 204.434.810 em outubro de 2022, um aumento de 132.8% em relação ao ano anterior. Outros setores que ganharam destaque foram o Automotivo, com um aumento de 135.1% em investimento, além do Entretenimento (+128.7%) e Esportes (+39.2%). Enquanto isso, as empresas que diminuíram propagandas digitais para a data foram Moda (-30.4%) e Games (-85.7%)

“Ao mesmo tempo que o Turismo aumentou seus anúncios, podemos notar que empresas de Games tiveram uma grande queda. Como as pessoas estão mais na rua, elas acabam deixando os costumes caseiros de lado, como é o caso dos jogos online”, analisa Casagrande.  

Produtos e Sites

Além do número de anúncios de cada setor para a Black Friday, o estudo da Semrush também analisou os produtos e sites mais buscados pelos brasileiros. Os eletrônicos são os queridinhos da população, sendo que o Iphone liderou o ranking das pesquisas, com uma média de 9.654 buscas mensais (valor referente ao intervalo entre setembro de 2022 e o mesmo período de 2021), e a versão 11 do aparelho em segundo lugar, com 3.763 de pesquisas. Quando falamos em sites, no mesmo período, a Casas Bahia teve uma média 2.610 procuras, a Amazon 2.475 e a Americanas 2.456. 

Apesar de muitos brasileiros estarem certos dos produtos que irão adquirir na tão esperada data de promoções, há também aqueles que ainda não sabem o que irão comprar, mas estão atentos aos benefícios das marcas. Uma prova disso é o crescimento das buscas pelos termos “melhores ofertas Black Friday” (+88.89%) e “Black Friday oferta” (88.89%). 

“É interessante observar que, apesar do Mercado Livre ser o marketplace mais pesquisado no país, a empresa não está na frente nas buscas específicas sobre Black Friday. Por outro lado, a Casas Bahia, que está em quinto lugar do ranking de varejistas mais buscadas pelos brasileiros, está no topo das pesquisas sobre a Black Friday”, conta Casagrande. 

Para ficar por dentro das últimas tendências, marcas e profissionais de marketing podem usar ferramentas como a Keyword Magic Tool da Semrush para pesquisa de palavras-chave, Traffic Analytics para dar uma olhada no tráfego da Web de qualquer domínio, Semrush Apps for Ecommerce para coletar insights do setor e Advertising Research para avaliar e planejar gastos com anúncios. Acesse o site da empresa para mais detalhes sobre o estudo. 

Sobre a empresa:

Semrush é uma plataforma SaaS líder mundial em gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a empresa está sediada em Boston e possui escritórios em Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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