Checklist da Black Friday: conquiste o melhor desempenho no e-commerce antes e durante o evento
*Por Felipe Macedo
Os preparativos para a maior data do varejo, sobretudo no mundo digital, já podem e devem estar a todo vapor. Afinal, a Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro, e muitos consumidores já começaram a pesquisar produtos em busca dos melhores descontos no momento oportuno.
A cada ano, o evento se consolida mais no Brasil. Além do aumento de consumidores e da ascensão da cultura do consumo digital, a concorrência também é um ponto de destaque – empreendedores de todos os ramos querem uma fatia dos resultados, que sempre prometem ser promissores.
Para se ter uma ideia do potencial da data, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday 2021 totalizaram R$ 4,2 bilhões, crescimento nominal de 5% em relação a 2020, segundo a NielsenIQ|Ebit. Número superexpressivo, principalmente levando em conta que as vendas subiram 25% naquele ano, diante de um cenário em que as lojas físicas estavam todas fechadas e a opção para o consumidor era apenas o comércio eletrônico. Os resultados positivos ainda apontaram 5,6 milhões de pedidos e aumento de 17% de ticket médio, que chegou a R$ 753.
Mas convenhamos: mesmo frente a um potencial significativo, não podemos esperar grandes conquistas sem o devido esforço. Além das promoções, deixar o seu e-commerce bem estruturado para essa data em que o volume será muito maior do que o comum é vital para o sucesso. Então, que tal se atentar a alguns pontos essenciais para um bom desempenho, seguindo à risca checklists que podem ajudar na empreitada?
Antes da BF 2022 – Checklist da prevenção
- Review de tagging dos pixels de mídia
- Auditoria Tag Manager
- Validação de permissões
- Teste de integrações (Antifraude - ERP)
- Validação das condições de pagamento
- Auditoria e ajustes de SEO
- Análise de velocidade do site (mobile / desk)
- Auditoria e ajustes de usabilidade desk
- Auditoria e ajustes de usabilidade mobile
- Auditoria de bugs críticos
- Correção de itens de usabilidade e bugs críticos
Durante a BF 2022 – Checklist na semana
- Subida de tabelas de preços e estoque
- Subida e pré-configuração das peças na plataforma (banners etc.)
- Cadastro e pré-configuração de prazos de entrega
- Subida do catálogo para marketplaces
- Ativação das campanhas de mídia
- Ativação das réguas de e-mail
- Monitoramento de campanhas x estoque por produto
Durante a BF 2022 – Checklist no dia
- Plantão do time durante a virada (das 20h da quinta até as 20h da sexta)
- Subida de tabelas de preços e estoque
- Subida e pré-configuração das peças na plataforma (banners etc.)
- Cadastro e pré-configuração de prazos de entrega
- Subida do catálogo para marketplaces
- Ativação das campanhas de mídia
- Ativação das réguas de e-mail
- Monitoramento de campanhas x estoque por produto
Diante desses aspectos, lembre-se: cada detalhe pode fazer o consumidor escolher o seu produto frente a um universo de possibilidades. Portanto, vale semear todo esforço e planejamento para a colheita dos frutos.
*Felipe Macedo é Co-CEO da Corebiz.
Sobre a Corebiz
Com ampla gama de serviços, a Corebiz atua desde a consultoria até a execução dos projetos, distribuídos em três unidades de negócios: experiência, marketing e tecnologia. Conta com escritórios no Brasil, México e na Argentina, e já executou projetos em mais de 14 países. Mais informações: https://www.corebiz.ag
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